Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

3 de fev. de 2018

PARA FECHAR LíDER



BOTAFOGO 0 X 0 MADUREIRA

A postagem poderia se resumir a 3 pequenas frases:

1 - Não deu.
2 - Jogo horrível
3 - Situação está perigosa.

Classificamos, estamos na semifinal. Ficamos em segundo no grupo, eliminando o Fluminense, e ficando atrás só do "poderoso" Boavista. A única informação "boa" é essa...

O time começou escalado com Jefferson, Arnaldo, Marcelo, Rabello, Gilson, Matheus Fernandes, João Paulo, Leo Valencia, Luiz Fernando, Pimpão e Brenner. Nenhuma novidade.

Em campo o que vimos foi um time começar propondo o jogo ao defensivo Madureira, escalado pelo estreante Djair com três volantes. Mas era pressão tipo cerca de arame liso: cerca, cerca, mas não machuca. A bola circulava no campo adversário mas não chegava a área e nem se transformava em chute.

O resultado é que o adversário gostou, e começou a preparar seus contra-ataques. Talvez só depois da primeira parada técnica é que tivemos algum lance de perigo no jogo, e o primeiro foi deles... mas bem sem graça também.

O fato é que em partida que João Paulo esteve mediano, Leo Valencia parecia querer algo mas não era nada efetivo, Luiz Fernando tímido e Pimpão dando pimpadas de fazer uma boa jogada a concluindo de maneira infantil, nenhum perigo levava ao adversário.

No segundo tempo, eu com a esperança de Renatinho entrar no intervalo, naquele momento no lugar do sumido Luiz Fernando, o que vimos foi Dudu Cearense entrar no lugar de Matheus Fernandes. Dupla preocupação: Matheus Fernandes sentiu alguma contusão, e Felipe Conceição realmente considera o Dudu o reserva do Matheus.

Ainda assim pude observar uma pequena melhora no time quando Luiz Fernando jogou um pouco centralizado, Valencia caiu pela direita e Pimpão na esquerda. Não sei se foi algo conjuntural, ou uma tentativa do Felipe ou dos jogadores. Diante da mudança de atitude passei a considerar a melhor substituição a saída de Pimpão para a entrada de Renatinho centralizado, ficando Valencia e Luiz Fernando pelos lados. Neste contexto, a substituição seguinte natural seria a entrada de Ezequiel no lugar de Valencia. Mas nada, Felipe optou por trocar o 6 pelo meia dúzia, ou o 9 pelo 18. Tirou Brenner, que não era acionado, e colocou Kieza, que também não foi acionado.

Nosso novo segundo 9 mostrou vontade, e apesar do jogo ruim como um todo, deu para ver que tem tudo para pegar a posição do Brenner. Vamos aguardar. 

Mais a frente a última substituição com Renatinho no lugar do Valencia, mas sem tempo para mostrar nada (já devia ser uns 40 minutos do segundo tempo). A torcida sem paciência não teve ânimo nem para vaiar o idiota do Souza (aquele pseudo jogador, o 9 deste sofrível Madureira), e só conseguiu ensaiar algumas reclamações e vaias no final, mas com vontade proporcional a do time.

Em outro jogo do grupo o Boavista venceu, com gol de pênalti convertido pelo Fellipe Gabriel, e assumiu a liderança do grupo. Com o empate ficamos em segundo e enfrentamos o Flamengo na semifinal desta Taça Guanabara, em jogo que provavelmente será no sábado de Carnaval, indicando possivelmente um grande público no Bola Preta ou na Sapucaí.

Ainda falta muito para termos padrão de jogo e sonharmos com qualquer coisa minimamente razoável este ano, mas sinceramente, não me assusta esta semi-final da Taça Guanabara. Podemos vencer e ir para final. Podemos empatar ou perder e ser desclassificados. Não vejo o menor problema nisso.

O que de fato me preocupa é este jogo durante a semana pela Copa do Brasil. Enfrentar este desconhecido Aparecidense pode ser catastrófico. Todo cuidado é pouco. Jogando assim corremos sérios riscos.

Abraços.

28 de jan. de 2018

EM BUSCA DA LIDERANÇA DO GRUPO

Time recebe o Boavista, vence por 1x0
e assume a liderança do grupo



Hoje, pude perceber o seguinte: num comparativo entre o time do ano passado e o deste ano, acho que vamos ficar no 'zero a zero'. Explico.

Ano passado nós tínhamos jogadores de qualidade, a saber, Airton, Vitor Luis, Roger (mais na segunda metade do ano) e Bruno Silva. Só que não tínhamos elenco. No final do ano, com o Airton quebrado e os outros já sem gás, tudo foi por água abaixo. Este ano, esta qualidade diminuiu, os que estão chegando ainda têm muito a provar mas as exigências são menores (sem a Libertadores). O elenco, contudo, parece que vai ser maior, com jogadores que podem sobrar em algumas posições.

Só que o diferencial do ano passado era a pegada, este ano, quase que abandonada por um esquema de jogo diferente (sem os 3 volantes da era Jair Ventura). Na parte inicial da CB e no carioca, acho que isto fará pouca diferença mas no brasileirão a coisa pode não funcionar. Com isto, o que vejo é que no "frigir dos ovos", o time pode ficar neste 2018 na mesma situação do elenco do ano passado. Um frissom aqui, outro ali mas mais nada. Enfim, isto pode apenas ser exercício de futurologia.

DO JOGO

O time não deu espaços (ou, pelo menos, poucos foram estes espaços), diferentemente daquela primeira partida, aquele 2x2. Vejo Leo Valencia essencial como assistente, tendo sido o autor de assistências para vários gols dos jogos nos quais participou desde que chegou, só que, ao meu ver, a camisa pesou. Ele é bom, inteligente, sabe o que faz com a bola mas infelizmente, tem medo. Vê-se isto claramente nas inúmeras bolas em que ele, podendo avançar em direção à área, recua a jogada para os homens de defesa.

Vejo em Ezequiel um garoto promissor, mas que vai precisar de um cara experiente (como foi o Seedorf para o Vitinho e o Gabriel) para não se perder na afobação e ficar sem rumo (vide Gegê). Vejo no Renatinho um outro garoto igualmente promissor, mas do qual precisamos de mais observação para ver o que pode render. Botafogo não é Paraná Clube, nossos adversários não são os do interior do PR. Por fim, vejo que o Brenner, se não ficar insistindo em sair da área, pode ser um dos nossos homens-gol, já que é eficiente como goleador (sem comentar o nível ralo de técnica) e em matéria de pênaltis, é muito bom.

No mais, vencemos e estamos na liderança. Pelo andar da carruagem, devemos pegar um pequeno na semifinal do carioca, o que é bom para as pretensões deste elenco. Temos mais um jogo até lá.


O gol do jogo - Brenner

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG