Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

24 de mai. de 2014

NÃO VAI CAIR


Amigos,


Nesta correria destes dias mais uma vez passei, hoje à tarde, em frente do nosso estádio. Estão lá os guindastes, e agora é possível ver tirantes e outras coisas nas estruturas e suportes da cobertura. Está ocorrendo sim uma mexida na cobertura, mas não é possível imaginar quando isto de fato irá terminar.


Fiz o registro a partir do meu Celular/GPS, ainda encaixado no suporte de painel e dirigindo. As fotos que consegui são essas, e servem para matar a saudade daquele belo estádio, primo-irmão do estádio de Lisboa que teve jogo hoje.


Mas o que podemos afirmar com tranquilidade é que a cobertura não vai cair. Pode ser até que façam alguma besteira nesta reforma, de forma que ficarei um bom tempo com pé atrás sobre a obra que estão fazendo.


E acho que o mesmo raciocínio vale para o nosso time. Não vai cair. Temos que acreditar nisto. O elenco, em si, não está tão ruim, apesar do medo do tradicional desmanche de meio de ano promovido pelo Maurício Assumpção e seus colaboradores.


Falta ritmo de jogo, entrosamento, e bastante treinos para o time evoluir mesmo. E por isso Mancini precisará da parada da Copa. Infelizmente o ano só começará para nós depois da Copa, consequência da ausência de planejamento. 


Há gente da base, não craques, mas jogadores valorosos, a subirem. Há jogadores que poderão ficar, outros que podem passar a render mais.


Creio que nossa meta seja chegar até a parada da Copa com pelo menos 10 pontos, o que ainda é média de briga pelo rebaixamento. Uma vitória amanhã, contra o Vitória no jogo em Macaé às 18:30, nos leva aos 7 pontos, e fora do Z4. Ficam faltando mais 3, a serem conseguidos nos 2 jogos seguintes, contra Palmeiras e Corinthians.


Depois da Copa poderemos melhorar mais. E aí é conseguir algum sucesso também na Copa do Brasil, avançando pelo menos um pouco mais. E então acreditar em um 2015 melhor, para brigar por títulos e vaga na Libertadores, quem sabe através da Sulamericana?

Não vai cair.


PS: Após publicar e divulgar a postagem no twitter e facebook fui questionado sobre dizer que não vai cair. Quem comentou elencou uma lista de fracassos do Botafogo para afirmar, pelo que entendi, a certeza que tem de que o Botafogo cairá. Efetivamente não será tendo certeza de que cairá, ou de que não cairá, que um ou outro fato ocorrerá, mas sim trabalhando e corrigindo os erros, que são visíveis. O principal sabemos que é esta administração do clube, e por isso precisamos sobreviver a 2014 para termos alguma esperança em 2015. Para isso a torcida será essencial, ela terá que carregar e empurrar o time. Mas para que fique bem claro como as coisas funcionam, trago uma frase importante.

"Errei mais de 9.000 cestas e perdi quase 300 jogos. Em 26 diferentes finais de partidas fui encarregado de jogar a bola que venceria o jogo... e falhei. Eu tenho uma história repleta de falhas e fracassos em minha vida. E é exatamente por isso que sou um sucesso." (Michael Jordan Thomas)

23 de mai. de 2014

FACA NOS DENTES

Desânimo?

Tristeza?

Falta de apetite ( e de vontade de escrever)?

Depressão?

Um certo abatimento, e a sensação de não saber o que fazer é algo que acontece. Todos passamos por isso uma vez ou outra. Só não pode ser um estado que domine as ações e os nossos dias.

Nas dificuldades isto acaba acontecendo, em um momento ou outro, mas esta é a hora da faca nos dentes. De vibrar, correr atrás, superar dificuldades e desafios, e agora, mais uma vez, é a hora da torcida apoiar e empurrar este time. Temos que tirá-los do buraco no qual foram enfiados.

Somos BOTAFOGO. Somos O BOTAFOGO. Cabe a nós atropelar todos os incompetentes que estão no comando do clube, e resgatá-lo do caminho tortuoso que ele segue. Temos que salvar este time, para que um novo grupo possa assumir o clube em 2015 com condições mínimas, sem ter que, por exemplo, tirar o clube da série B mais uma vez.


Se eu estivesse em outro momento, provavelmente daria um jeito para domingo estar em Macaé, empurrando nosso time contra o Vitória, clube que, respondendo aos amigos, vive situação semelhante, conforme podemos ver pela Internet.


E o que posso dizer é isso. É momento de ter fé, força, encarar os problemas e dificuldades com serenidade, e partir pra luta. Na verdade, estes problemas todos são pequenos. E digo isso para partilhar um momento com os amigos, que explica a certeza de descartar a ida a Macaé no domingo. E também para ajudar na divulgação de uma luta que tem que ser de toda a sociedade, da qual inclusive o Botafogo participou em outubro passado, sendo motivo de piada, o que me levou a ter um certo entrevero via twitter com um idiota (ele me deu direito de chamá-lo assim, quando assim me chamou) que se diz jornalista.

Ontem, felizmente, uma guerreira tricolor, minha mãe, deu importante passo na luta contra um câncer de mama. Após cirurgia feita ontem, já está em casa, de alta, e com excelente prognóstico, tudo por conta do diagnóstico precoce, tão defendido, e que às vezes por ignorância, às vezes por certo relaxamento causado pela correria do dia-a-dia, deixamos passar, mas que no caso dela foi muito bem feito e bem sucedido.



Então amigos, vamos à luta, contra o Câncer de Mama, contra o Câncer de Próstata, contra a corrupção, contra o rebaixamento, contra tudo que pudermos lutar, e pelo salvamento do Botafogo e pela vitória no domingo.



Abraços!

21 de mai. de 2014

BOTAFOGO EM BUSCA DA REABILITAÇÃO



BOTAFOGO 1x2 GRÊMIO
a crise continua

Fomos a Caxias do Sul jogar contra o time da capital, só que em partida transferida para aquele estadiozinho maldito daquela cidade, o mesmo no qual nos tiraram, na mão grande, a Copa do Brasil de 99 (Márcio Resende de Freitas, ele mesmo).

Um frio danado, um time do Botafogo bem desfalcado (jogar hoje sem Jefferson é terrível) e um gramado que sofreu o dia inteiro com chuva deram o tom da partida. Mas o Botafogo entrou surpreendentemente focado, todos muito ligados na partida e, principalmente, marcando em cima sem dar muitos espaços e, com isto, sempre conseguíamos recuperar bolas na nossa intermediária. Numa delas, o Predador (Carlos Alberto) deu uma bela esticada entre os homens de marcação deles e rolou na meia esquerda para Zeballos que, de pé trocado, abriu o placar, logo aos 5 minutos.

O time então se aproveitou do susto tomado pelo adversário e procurou, com um bom trabalho de marcação, tentar dominar o meio de campo, no que era bem sucedido pelo bom jogo feito pelo estreante C. Alberto. Mas o adversário se organizou e começou a dar trabalho para o Renan, vindo a conseguir o seu empate perto do fim desta etapa, no meu entender, primeiro por falha no sistema de marcação mas mais à frente, por ter o nosso goleiro reserva pulado atrasado.

Voltamos para o segundo tempo então sem a pegada do primeiro e com um irritante jogo de bate e volta, muito prejudicado pela avenida aberta na nossa lateral direita, que nos deixavam por diversas vezes em situação perigosa. O meio de campo ‘sumiu’ e assim, voltamos à odiosa ligação direta da defesa para o ataque, com um adversário agora mais ligado, sufocando e não nos deixando trocar três passes. Aos 20, o técnico colocou Wallyson no lugar do Zeballos, trocou também, aos 24, Carlos Alberto pelo Gegê mas nenhum dos dois que entrou foi capaz sequer de aparecer em campo. Gegê ainda chutou uma bola com violência já no final, mas totalmente sem direção.

Neste cenário, o risco de tomarmos a virada se apresentava a cada perdida de bola nossa, jogadas que os deixavam triangulando no nosso campo até com certa liberdade. Veio então a virada aos 35 e, como que por castigo, vinda em jogada de craque do Max Rodriguez, aquele mesmo que o Maurício Assumpção não quis contratar com o adversário oferecendo numa bandeja de prata. Depois desse gol o Mancini resolveu entrar com Sassá no lugar do Gabriel mas o time não se acertou. No fim, ainda tentamos chegar do jeito que dava mas até um “perigo de gol” contra nós foi marcado pelo confuso juiz já no fim. Vida que segue. Não se pode dizer que merecíamos sorte melhor hoje.



Muito pouco a dizer, então resolvi contrariar a tradição e ler o texto do Paret antes de escrever o meu. Conclusão óbvia: se tinha pouco a dizer, nada sobrou a acrescentar.

No geral, acho que o time caiu por conta do campo pesado e muitos jogadores sem ritmo, que acabaram esgotados.

No final me atrevo a dizer que a atuação não chegou a ser um pesadelo em si. Poderíamos colocar como um resultado normal, e uma atuação aceitável levando-se em conta os desfalques. Mas isso se olharmos somente para esta partida. Olhando o contexto completo a conclusão é mais uma vez óbvia: a situação é muito ruim, e isto se materializa na posição na tabela, e no nosso desempenho sofrível ao longo do ano.

Precisamos melhorar muito, e rapidamente. O tempo urge.

Abraços.

20 de mai. de 2014

BOTAFOGO x GRÊMIO

No sul, o time tenta a
reabilitação no campeonato

E o tempo vai passando, e o funil apertando. E justamente na hora em que precisaríamos ter um jogo no qual pudéssemos respirar, fazer um bom resultado e subir mais na tabela, teremos que ir ao sul pegar um adversário perigoso, escamoso e bem forte em relação ao nível do campeonato.

É do jogo. Toda sorte ao Glorioso e que os deuses do futebol estejam conosco.




LODEIRO - *2012 .... ╬2013


A olhos vistos, desde aquela semifinal do carioca de 2013, quando metemos 5 no Resende e ele acabou com o jogo que não vimos mais o Lodeiro em campo. Um jogo bom aqui, outro ali, dois belos e idênticos gols em cima do Atlético-MG, um sumiço inaceitável em partidas pegadas e poderíamos reputar este jovem uruguaio como mais um prejuízo tido pelo clube. O Corinthians então resolve apostar nele: já escrevi em outro blog que os corintianos deveriam se lembrar de um projeto chamado De Federico. Vai ser exatamente a mesma coisa.

A negociação ficou na seguinte base: o Botafogo o cede ao clube paulista em troca de um valor de 500 mil e outro de 1 milhão (já que a maior parte do valor a ser pago vai para os empresários que controlam os direitos federativos do atleta). Em compensação, em vez de dividir com o alvinegro os salários do Sheik, o clube paulista vai pagar estes valores até o fim do empréstimo. Isto mesmo, empréstimo.

É um negócio de padrasto? Seria se estivéssemos perdendo uma jóia como Dória, Gabriel ou como promete ser mais uma dúzia de garotos vindos da base, mas não este balão apagado uruguaio. Vamos raciocinar: o sujeito levava para casa 250 mil reais para entregar jogos (o que dava de passe para o adversário era uma coisa assombrosa). Foi embora e colocamos o Sheik em seu lugar. Se no fim do empréstimo o Sheik for embora mas produzir bem, decerto teremos o time num patamar em que dificilmente o uruguaio nos deixaria, já que não disse ao que veio. Considerando que a tendência seria perder valor mês após mês, ficando com ele teríamos que pagar 250 mil ao Sheik e mais os 250 mil dele. Vamos então poupar 500 mil ao mês. Acho que é por aí.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

19 de mai. de 2014

ENTREVISTA DE MAURÍCIO ASSUMPÇÃO


Caros,


Neste domingo nosso "Presidente" deu uma entrevista à Rádio Tupi. Eu não acompanhei, mas Paret já comentou aqui e vi comentários vários pela Internet, e me parece, pelo conteúdo apresentado no site da rádio, que realmente a entrevista foi boa. Sim, boa, mas sem acrescentar nada de novo.

Infelizmente para mim ficou mesmo com cara de papo de político, lembrando bem um site que me apresentaram hoje no twitter: Não Vai Sair, Parece. Aconselho a visita.

E nesta mesma linha, e relembrando também comentário meu na postagem anterior, podemos ver abaixo o vídeo do lançamento da pedra fundamental do CT da Base. Vídeo de setembro de 2012...


Só nos resta torcer por uma boa estreia do Carlos Alberto contra o Grêmio, para não termos um 2015 tão perdido assim.

Abraços.

18 de mai. de 2014

E AINDA TEM 5 PIORES

Sim,

Neste fim de semana em que não jogamos, findos os jogos da rodada, que adiantamos a nossa partida na quarta-feira e que ainda falta o jogo entre Bahia e Sport, ambos a nossa frente, vemos que mesmo com desempenho tão errático e tendo perdido nosso jogo, ainda assim sobram 5 times com desempenho pior que o nosso.

Mas que isso não sirva de alento, mas sim de alerta. Se não somarmos pontos na próxima rodada, em jogo fora contra o terceiro colocado Grêmio, vamos descer mais.

Sei das limitações do time, das dificuldades de elenco, mas vejo que nossos maiores problemas são político-administrativos, e portanto, muito difícil de vislumbrar solução em breve.

Vi pela Internet  que nosso presidentista deu entrevista hoje na Tupi. Não acompanhei e não sei do conteúdo. Caso algum dos amigos consiga trazer o assunto aqui, podemos discuti-lo e até transformá-lo em nova postagem.

Seguimos atentos.

Abraços.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG