Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

27 de mar. de 2014

MAIS LÍDER DO QUE NUNCA


E agora meus amigos, esta liderança depende única e exclusivamente de nós.

Hoje, assisti a boa parte do jogo Indep. del Vale x San Lorenzo. E foi duro de aturar prezados alvinegros.

Não é por nada não mas este San Lorenzo que vi hoje, num campo que perto daquele lamaçal no qual jogamos até parecia gramado padrão Fifa, contra um adversário igualmente bem menos faminto por bola do que naquela noite de temporal amazônico em Quito, não é nem sombra do time que veio ao Maraca nos enfrentar na estréia da fase de grupos. Asseguro que estes dois times de hoje, com o futebol que jogavam, teriam sérias dificuldades para passarem pelo Penapolense.

No segundo tempo é que começamos a ver alguém querer futebol, com os argentinos abrindo o placar logo no início mas depois, sofrendo com uma pressão meio atabalhoada dos equatorianos, o que fez com que arranjassem o seu pênalti aos 48 minutos e empatassem o jogo. Com este resultado, uma vitória simples fará com que a partida do dia 9 em Buenos Aires seja para nós apenas um simples amistoso, já que nenhum adversário poderá nos alcançar no primeiro lugar do grupo.

Isto então leva a uma reflexão séria: estes times estão motivados para pegar o brasileiro da chave, o Botafogo tão falado, ou é o nosso time que começa com tudo mas afrouxa a marcação no segundo tempo, a tal ponto que um adversário fraco como o Del Vale consiga até nos encurralar no Maracanã?

Pergunta cuja resposta só virá mesmo na próxima quarta-feira. Vamos à liderança galera!


NOVIDADES

- Emerson Sheik - particularmente, prefiro o Emerson ao David. O segundo é seguramente um ex grande jogador em atividade ao passo que o primeiro, capaz sim de desagregar um grupo inteiro, primeiro chega nos clubes e mostra resultados. O momento agora (primeiro terço da temporada chegando ao fim) é o ideal para a chegada dele, pois não daria tempo para fofocas, com todo mundo correndo atrás (e ele corre). O problema é não haver aquele encaixe inicial, já que a torcida está dividida bem ao meio em relação à sua contratação e as reclamações poderiam vir com tudo.

- Vitinho - Notícia do Lancenet-28/3, sexta-feira - para agora ele não vem (os chineses não o liberam). O papo que rola é que se houver liberação, isto só se dará na segunda janela do ano (a de agosto). Só que até lá, a concorrência para ter o atleta aqui no país vai ser infernal e não acredito que o Botafogo consiga segurar a onda.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

24 de mar. de 2014

REPLANEJANDO, REPAGINANDO


Senhores,

Encerrada a enrolação de campeonato carioca, que até a dona dele, a Globo, já concluiu que precisa ser modificado, vamos ao que interessa.

Não, a taça que está aí em cima não é o que interessa, ela é só um ingrediente, seria a cereja do bolo. Mas o que interessa é o bolo todo, e pra isso temos que fazer a receita completa.

E o fato é este, o planejamento precisa ser repensado, há sim muita coisa errada. Não o fato de termos priorizado a Libertadores em detrimento deste falido campeonato carioca. Não a eliminação precoce neste estadual em si, mas o péssimo desempenho obtido por um time B, ou reserva, que deveria servir de preparação, teste e experiência para vários jogadores.

Precisamos de elenco, e um elenco que renda em dois campeonatos, e por isso precisamos repensar muita coisa. Há notícias neste sentido saindo na mídia, mas as vejo como temerosas. Trazendo só do Fogãonet, para resumir, mostro as seguintes:

Matheus, Dedé, Fabiano, Sidney, Daniel, Cidinho e outros podem ser emprestados


Claro que temos coisas mais imediatas e ótimas notícias, como o início das vendas dos ingressos para nosso próximo jogo, dia 02/04, contra o Unión Española. Mas a coisa parece ser mais estrutural do que pontual. E pode se tornar crítica.

Dia 20/04 iniciaremos nossa trajetória no Brasileirão 2014, indo enfrentar o São Paulo no Morumbi. Isso é pouco depois dos jogos pela Libertadores, dias 02 e 09/04. E conquistando a tão almejada e provável vaga, faremos as oitavas nos dias 23 e 30/4, sendo que no dia 27/4 receberemos o Internacional no Maracanã já pela segunda rodada do Brasileirão.

E Brasileirão não é carioquinha. São Paulo e Internacional não são Audax e Duque de Caxias. Precisamos repensar os times e os elencos. Como serão esses revezamentos e quem realmente pode contribuir. Rifar o time, emprestar a garotada, não é solução. Pode até fazer parte da solução, mas precisamos de elenco, e um elenco forte e motivado.

E pra piorar, quanto mais longe formos na Libertadores, mais de lado será deixado o Brasileirão. E mesmo que bem planejado, nos deixando longe de riscos de rebaixamento, não vejo como este elenco possa disputar estas duas competições em alto nível para ser campeão nas duas.

E abrindo mão da disputa do Brasileirão, e não chegando ao título na Libertadores, a participação na Libertadores de 2015 pode ficar comprometida, e isto é grave. Não estou sendo fatalista ou pessimista, mas isto tem que fazer parte do planejamento. E uma das formas é pensando de forma bem prática na Copa do Brasil, competição que só começa para nós quando a Libertadores se encerrar.

Este é outro fato. Também teremos um segundo semestre com duas competições de alto nível: Brasileirão e Copa do Brasil a partir das oitavas de finais.

Não vou hoje, aqui, neste texto, me alongar e tentar apontar soluções. A crise financeira aperta, e não há espaço para inventar muita coisa, mas seguir forte em todas estas competições faz parte da saída. É o caminho do círculo virtuoso.

Então deixo o espaço aberto para os comentários dos amigos, e adianto que, se o Botafogo precisa se replanejar, nosso BLOG também começa a se replanejar, se repensar e se repaginar. Algumas mudanças devem ser feitas, aos poucos, nada traumáticas, tudo ao gosto dos colegas.

Adianto que as inserções que vem sendo feitas do BLOG em outras redes sociais receberam algum destaque. Para quem puder contribuir com elas, melhor ainda, e para saciar a curiosidade dos mais ansiosos, replico alguns dos links que já andaram por aqui:


Agora é seguir em frente, focado primeiramente neste jogo de 02/04, que será sem dúvida histórico.

Abraços.



Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG