Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

14 de set. de 2013

EMOÇÃO E RAZÃO

EMOÇÃO


Esta é nossa torcida vibrando gol mais um golaço de Hyuri, captada pelo Paret. Todos em êxtase, pela vitória sobre o Corinthians.

É muita emoção, é muita alegria. Contagiante, gerando ao mesmo tempo textos memoráveis, como os escritos pelo Paret, ou os comentários dos amigos do BLOG, ou outros, como o do Zé Fogareiro, do Mauro Betting, e tantos outros autores. São também comentários no twitter, e vídeos, verdadeiras obras de arte.

É a emoção do 7, do 17. O brilho do 10. A conquista do 20. A segurança do 1. É o 13, o 14 e o 15. São números, são nomes, Seedorf, Rafael Marques, Lodeiro. É Gabriel, Hyuri, Dória. É Vitinho, sim, ele sim, bem como Fellype Gabriel, Andrezinho, Jadson. São personagens de uma trajetória, que o coração fala alto, afirmando que é bela, é para o topo, é para o título. Mas qual título? E isso tudo é só emoção?

 RAZÃO

Vamos tentar raciocinar? É difícil neste momento, inclusive sabendo que fora do campo dos sentimentos, nada é certo. Navegar é preciso, viver não é preciso. Então de fato o que temos?

ÍDOLO


Primeiro, um ídolo. Um jogador experiente, com múltiplos títulos, alta vivência, e muito caráter. Alguém reconhecido mundialmente. Seedorf, que para não deixar dúvidas, mostra estar preparado fisicamente para a maratona que este Campeonato Brasileiro é.

Mas só ele? Vejam a descrição, e é óbvio que Jefferson, Bolívar e Renato também se enquadram nela.

JUVENTUDE


Dória, Gabriel (ambos na foto, brincando no Instagram), e Gilberto, Matheus Menezes, Gegê, Dedé, Vitinho, Sassá, Jeferson, Milton Raphael, Andrey, Hyuri, Octávio, Guilherme, Jadson. Posso parar por aqui?

VONTADE


Nada a falar. Nossos dois carregadores de piano. Aqueles que enfrentam qualquer tempestade com segurança e persistência, são o suficiente.

RESULTADOS

E isto tudo se traduz em realidade. Somos favoritos? Não. Iniciado o segundo turno ainda vemos o Cruzeiro com 4 pontos de vantagem. Mas o que este campeonato mostra de concreto até agora:

1 - Somente 4 equipes sofreram somente 3 derrotas: Cruzeiro, Botafogo, Atlético-PR e Internacional.  Grêmio sofreu 4, e Corinthians e Santos 5. E é interessante notar como muitas dessas derrotas são cruzadas, como do Cruzeiro para o Grêmio e Botafogo, do Botafogo para Grêmio e Atlético-PR, e outras assim.

2 - Somente 3 equipes tem 10 ou mais vitórias: Cruzeiro, Botafogo e Grêmio.

3 - Somente 4 equipes tem 10 ou mais gols de saldo: Cruzeiro, Botafogo, Atlético-PR e Corinthians.

4 - Somente 4 equipes fizeram mais de 30 gols: Cruzeiro, Botafogo, Atlético-PR e Internacional.

5 - Somente 5 equipes sofreram menos de 22 gols: Cruzeiro, Botafogo, Grêmio, Corinthians e Santos.

Então é possível perceber que este campeonato será disputado e decidido jogo a jogo. E a emoção será fator determinante. Por isso a torcida crê e está junto.

ENTRE OS OITO

Os resultados acima mostram claramente que existem 8 equipes principais neste campeonato: Cruzeiro, Botafogo, Grêmio, Atlético-PR, Internacional, Corinthians, Santos e Coritiba. Nada decidido, Goiás e Atlético-MG lutam para se juntar ao grupo, mas são essas equipes em destaque no momento. 

Não por menos, o site da UFMG dá a seguinte probabilidade de título:

1CRUZEIRO56.4
2BOTAFOGO18.6
3GRÊMIO13.8
4ATLÉTICO-PR5.9
5INTERNACIONAL1.5
6SANTOS1.2
7CORINTHIANS1.1
8CORITIBA0.50

Somados, são 99% de chances do título neste grupo. Frieza dos números? Pouco adianta saber que estamos entre os 8 que disputam o título? Sim, e justamente por isso este não é o motivo do subtítulo que coloquei.

Na Copa do Brasil estamos entre os 8. Isso já é definitivo, e passando pelo próximo adversário ficaremos entre os 4. É um funil. Mas é importante observar que entre estes 8 da Copa do Brasil também estão Grêmio, Atlético-PR, Internacional e Corinthians. Do segundo ao sexto estão todos lá. Só o Cruzeiro caiu. O Santos foi eliminado pelo Grêmio. Goiás, já citado, entra na disputa, se juntando a Vasco e Flamengo.

Então é de fato "Contra Tudo e Contra Todos", e temos que seguir acreditando.

Estamos unidos pelo título, ou até mesmo pelos títulos. 

Que venha o Santos, pois o próximo jogo é o mais importante do campeonato. E assim será, até o final, no dia 8 de dezembro.

Abraços! 

11 de set. de 2013

BOTAFOGO 1x0 CORINTHIANS



Armazéns B.F.R.:
tem freguês na fila.

Amigos, tombei.

Tou sem condições de escrever e vou passar a bola para o Paret. Peço licença para ir nos comentários com vocês.

Só digo que Renato e Edilson estão entrando no ritmo no momento certo. E aposto que nas próximas 3 rodadas chegamos e passamos pela raposa.

Ao encontrar com Paret no Maraca fomos para o mesmo canto do jogo do Coritiba, e eu falei: esse lugar aqui é bom para ver gol do Hyuri. Isso, ali aonde atacamos pela direita no segundo tempo. Aproveitei, vi as cadeiras e disse: vou sentar nessa 17 aqui, o número do garoto. Então fiquem com o gol dele:

 




E para os nossos valorosos guerreiros, vamos gritar até o fim:

1, ... 2, ... 3, .. NÓS ESTAMOS COM VOCÊS.

Olá amigos.

Estou rindo muito aqui pois eu é que imaginei poder chegar em casa, dar uma rápida opinião sobre o jogo e 'deitar' sobre mais um belo texto do Henrique mas hoje, nosso amigo foi descansar e cabe a mim então falar do que vimos no estádio. Não vou me alongar pois amanhã (hoje) tem trabalho e já estamos passando das duas da matina.

Bom meus caríssimos, querem que lhes diga uma verdade que enxergo e não é de hoje? O nosso time, neste jogo, enfrentou um Madureira (ou Resende) com bons jogadores.

Faz tempo que venho querendo falar isso de forma clara e hoje chegou a hora. Imaginem termos, num torneio qualquer aqui no Rio (como já tivemos), o Resende, ou o Madureira ou ainda o Boavista eliminando alguns dos grandes e indo decidir a disputa. Agora imaginem se este pequeno, em vez de jogar com Zezinho da Vila, Amaral não sei do que e mais um rebotalho que sobra dos times grandes (Toni por exemplo), puder fazer o seu joguinho fechado, retrancadinho, usando o goleiro Cássio, que foi o melhor do país em 2012, Maldonado, Danilo, Douglas (um número 10 raro, muito talentoso), Romarinho, um garoto já com pedigree de fazer gol em decisão de Libertadores, Alexandre Pato e Emerson Sheik.

Pois é assim que este time do Corinthians vem conseguindo participar com destaque dos campeonatos há anos. Eu disse que fazia tempo que eu pretendia falar disto e a causa foram aqueles 2x0 que tomamos deles em jogo aqui em São Januário, em 2011. Estávamos voando, Jobson e Maicosuel voltaram e, junto com Herrera e Loco, faziam um ataque infernal mas apesar de jogarmos o jogo inteiro em cima deles, eles se fecharam, seguraram a onda com jogadores de nível de time grande e quando cansamos, partiram na boa e fizeram 2 gols em contraataques. Não vi o jogo deles há duas rodadas mas dizem que foi exatamente isso que fizeram para meter 4 gols no Flamengo.

Diante deste cenário e com Seedorf muito mal (errou tudo o que tentou - perdeu um gol feito), ficamos tentando chegar lá na frente também com mais um grande problema: com Renato entrando de cara, Rafael Marques perdeu seu lugar ali saindo do meio para chegar nos homens de frente e, adiantado, não rendeu o que sabe e o que tem feito nos últimos jogos. Ainda assim meus prezados, mais uma vez, além da jóia Hyuri, vimos hoje (e comentei com Henrique ainda no primeiro tempo) um novo Edilson, um jogador atuante tal qual foi no último domingo (foi dele a jogada do golaço do Elias), que pouco errava e, mesmo nos dando um grande susto ao chutar contra o nosso gol, teve a precisão de um 10 de verdade para deixar a bola à feição para o novo menino de ouro Hyuri tocar por cima do goleiro.

O resto meus amigos, foi festa. Uma festa inesquecível nas arquibancadas com direito, no fim do jogo e na chegada dos atletas para o já tradicional 'abraçaço' (imagem abaixo), a um novo e emocionante grito do povão:

1, ... 2, ... 3, .. NÓS ESTAMOS COM VOCÊS

Foi o grito de mais de 23.600 torcedores 
nesta quarta-feira, no Maraca, ao fim da partida

A festa dos heróis alvinegros com a galera, no fim do jogo.


O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

9 de set. de 2013

BOTAFOGO - JOGA BONITO

Olá amigos. Não à toa, neste momento especial em que o time finalmente mostra ao que veio neste século e, nos dá a certeza, veio para ficar, eis que não contente em ser competitivo, resolveu também lembrar por diversas vezes a era de ouro do futebol, marcando seus jogos com golaços dignos de nota.


LODEIRO E A SUA PINTURA - FOGÃO 4X0 AUDAX



Aqui, o time embalava na Taça Guanabara a tal ponto que chegou ao elástico placar anunciado no título, sobre um pequeno que não tomou conhecimento dos outros três grandes da cidade. Lodeiro deixou então a sua marca, com um golaço digno do DNA de atleta de ponta que possui.


JULIO CESAR E O SEU CARTÃO DE VISITAS

Botafogo 2x0 Flamengo

Aqui, o jogo só valeria para nós com a vitória. Era a semifinal da Taça GB deste ano e o empate era deles. Seedorf então, marcado até "à medula", protege a bola e a rola levemente para Julio César. Este, ainda sob os olhares desconfiados da torcida, saiu driblando feito um louco e só parou quando viu-se diante do goleiro. As imagens falam sobre isto com mais perfeição.

_______________________________________________

São muitos gols lindos e desta forma, se colocarmos aqui 
todos os vídeos a postagem irá se alongar muito.

Vamos então listá-los e mostrar os principais.

- Seedorf marca golaço de sem pulo, contra a Ponte Preta em Campinas, após passe de chilena de Fellype Gabriel.
- Seedorf repete a dose contra o Vasco, após belíssima assistência de Vitinho, colocando por cima do goleiro.
- Rafael Marques e Elias marcam belos gols contra a Lusa no Canindé. Em ambos, participação de Seedorf.
- Lodeiro marca outro golaço contra o Atlético-MG no Maracanã. Botafogo 4x2 Galo, pelo jogo de ida da Copa do Brasil. O gol foi idêntico ao que já fizera sobre o mesmo Galo lá em Minas, em jogo válido pelo brasileirão (vídeo mais abaixo).


SEEDORF MARCA CONTRA O GRÊMIO, NO SUL

Mais Seedorf do que nunca


Em jogo no qual fomos derrotados por 2x1 com gol polêmico, o Botafogo saiu perdendo mas o nosso mago da 10 nos presenteou com esta pérola, digna dos melhores momentos do futebol. Do outro lado, no gol do adversário, quem guardava a meta era nada menos do que Dida.


LODEIRO E A SUA 'APRESENTAÇÃO' CONTRA O ATLÉTICO-MG



Lodeiro, que já deixara sua marca contra o Audax, começou também a brilhar em nível mais alto, em partida válida pelo brasileirão, jogo este disputado lá em Belo Horizonte, no temível 'Horto'. Em jogo no qual deixamos o adversário empatar no finalzinho, o uruguaio marcou o nosso segundo gol, uma pérola que viria a repetir, contra o mesmo adversário, aqui no Maraca, só que em jogo válido pela Copa do Brasil.


RAFAEL MARQUES MOSTRA A SUA CARA



Rafael Marques, outrora muito reclamado pelas atuações pífias, brilhou no campeonato carioca mas também, a exemplo do Lodeiro, começou a mostrar 'as garras' neste jogaço contra o Vasco. O jogo terminou com o placar de 3x2 para o Botafogo e este aí foi o gol da vitória.


VITINHO CHEGA AO AUGE CONTRA O INTER

À imagem e semelhança do Furacão de 70

Vitinho, que já fizera outro golaço neste mesmo jogo, virou o placar a nosso favor contra o Inter no Macaranã com esta pintura. Merecia ou não um quadro? Uma pena mesmo a bobeira de termos cedido o empate no final mas o gol ficou como mais um dos mais lindos do novo estádio.


HYURI, NA SUA ESTRÉIA, BRILHA CONTRA O CORITIBA

Merece uma placa na nova Arena Maracanã


Aqui, no dia da sua estréia, o garoto que veio do pequeno Audax simplesmente chegou no Maracanã à la Paulo César Caju em 67, ou seja, desenrolou um jogo enjoado e fechou a conta com este gol de placa. Está sendo discutida a concessão da placa pelo golaço marcado em jogo de tamanha importância (o Coritiba chegou a liderar o campeonato e contava com Alex, um dos destaques do campeonato).


E FINALMENTE, ONTEM, MAIS UMA PINTURA


Elias marca um golaço e vira o jogo para o Fogão
no jogo contra o Criciúma em Santa Catarina

Isto é Botafogo. Isto, ninguém tem, NINGUÉM CALA.

O acesso ao blog não é recomendado com o Navegador Internet Explorer.

8 de set. de 2013

BOTAFOGO GUERREIRO

Fogão vence o Criciúma por 2 a 1


Sem 7 titulares mas 
em busca do topo

E segue a temporada de caça à raposa

Rafael Marques comandando os garotos e comemorando o primeiro gol do Octávio


Muita luta, muita vontade e muitos desfalques. E que desfalques, logo de cara Jefferson, Lodeiro e Seedorf, jogadores de nível de seleção, altíssimo nível. E ainda Lucas, Gabriel, Renan, Gilberto...

O que esperar? Para começar muita atenção e muita luta. Era uma guerra e uma prova de fogo. E logo no começo, com uns 5 minutos de jogo, uma bobeada da defesa. Renato deu espaço e permitiu o passe, a zaga fez a linha de forma errada e o atacante do Criciúma entrou pelas costas do Dória, que se distraiu e não teve velocidade para se recuperar, permitindo o chute cruzado, que inicialmente parecia defensável pelo Milton, mas na verdade foi muito forte.

Com tantos desfalques, com tantos garotos, com Renato ainda lento e sem mostrar o bom futebol que já nos encantou, com Hyuri travado, bem marcado, com Octávio impreciso, com Elias isolado, parecia que hoje seria o dia de contabilizar prejuízo. Mas o Botafogo é Guerreiro, e nossos meninos são gigantes.

Não só os meninos, mas mais uma vez o nome do jogo, aquele que soube marcar, criar, passar, e fazer a primeira assistência efetiva, foi Rafael Marques. Nosso meia/atacante vem brilhando. Não é craque no sentido mais rigoroso da palavra, mas é um jogador completíssimo, muito dedicado, e com grande dedicação tática.

Voltamos ao segundo tempo bem melhor, e pressionamos, e num ótimo cruzamento de Rafael Marques, nosso jovem Octávio escorou mansamente para o gol. Empate tranquilizador, mas não suficiente. 

Mas continuamos pressionando, sem permitir que o Criciúma encaixasse seus raros contra-ataques. Batalhamos até os últimos minutos, insistimos, e o gol não saia. Mas o Botafogo Guerreiro não desistiu, brigou, e em mais uma bola pela direita do ataque, Edilson alçou, e de voleio lindo Elias marcou um golaço, o da vitória, nos acréscimos. 

Mais 3 pontos, encerrando o primeiro turno com 36 pontos, na vice-liderança. Elenco para brigar pelo título? Se sem todos os citados lá no início fomos e vencemos o enjoado Criciúma lá em Santa Catarina, interrompendo uma sequência de 4 vitórias deles, quem se atreverá a dizer que não temos elenco? Renan, Edilson, Gilberto, Milton, André Bahia, Renato, Octávio, Lima, Gegê, Alex, Jeferson, Dedé. Esses são nossos reservas, ou o complemento do nosso elenco.

Vamos ao returno, será a temporada de caça à raposa. E nesse esporte britânico, a cachorrada sempre resolve.

Abraços! 

PS: 3 assuntos bombando no twitter: Botafogo, golaço do Elias, e Lua e Vênus. 

Aí está, como pesquei no twitter. A Lua como um largo sorriso, ao lado de Vésper, Vênus, a Estrela Solitária. 




REVOLUÇÃO A CAMINHO

2013 - a primavera alvinegra
Revejo um novo 1968

Meus prezados amigos. Hoje, fui assistir a este jogo complicado no covil dos lobos (na gaiola dos urubus. rsrrsrsrs). Brincadeirinhas à parte, hoje teve churrasco de aniversário de uma sobrinha e meu concunhado, gente fina, pessoa da melhor qualidade mas, infelizmente, torcedor daquilo, acabou se tornando meu anfitrião nesta tarde insólita: eu iria torcer por nós mas também tentar fazê-lo por ele (eles - seus colegas de time também rondavam o ambiente, desconfiados, cabreiros mas tentando falar alto, como sempre).

Claro que, após mais uma derrota, ficaram na sala somente dois deles, achando que se dariam bem torcendo pelo pequeno Boca Junior de Santa Catarina mas que nada. Bastou o Botafogo empatar e um acabou sumindo na noite. O outro, estando na sua casa, dormiu no sofá e nem tentei acordá-lo. Afinal, discutir para eles, nestes dias, é tarefa impossível pois não entendem o futebol sem 14 em campo.

Do nosso jogo? Ora amigos, que palavra mais adequada para falar do time do que esta do título da postagem? Guerreiros, atletas que honram a camisa, estirpe de desportistas que só mesmo em General Severiano pode ser encontrada. Parece uma fila interminável: começou com Cidinho que se machucou mas aí, já tínhamos o Jadson. Este foi negociado, antes também se machucou mas vieram o Gabriel e o Dória.

Mas o ataque carecia de um homem para fazer gols e, mesmo não sendo um matador, vieram o Vitinho e o Gilberto. Mas Vitinho saiu, Gilberto se machucou e, em meio à festa do gol de placa de um candidato a substituto, o Hyuri, sai do banco o Otávio para, qual um 10 clássico, nos brindar com uma atuação digna de um titular do melhor time do campeonato e, claro, um gol de bela feitura. E Milton Rafael, e Sassá, e, mesmo não sendo revelados por nós mas ainda assim, na tenra idade de iniciantes, Lodeiro, o citado Hyuri, Lucas.

Então foi isso meus amigos. Vibrei muito com este jogo, principalmente ao ver um Botafogo mais aplicado voltando para a segunda etapa. Se no primeiro tempo havia o temor de tomar o segundo gol, nos 48 minutos finais, além de vermos todos correndo mas correndo com inteligência, ainda nos aparece embaixo do gol um Milton Rafael seguro, firme qual um Jefferson, dando uma segurança que, nenhum de nós tem medo de confessar, não tínhamos quando vimos Renan ser expulso na última quinta-feira.

E a minha opinião é a de que, com o nosso time completo, vencer este pequeno lá seria uma obrigação mas com o grupo que tínhamos para tentar estes 3 pontos, isto tem sim que ser comemorado como algo digno de um feito de valorosos guerreiros. Que venha agora o Corinthians, pois confio plenamente em nova vitória. Quarta à noite, lugar de alvinegro é no Maraca.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG