Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

30 de ago. de 2013

SALÁRIOS EM DIA - BOTAFOGO, POR DIOGO

Boa noite amigos alvinegros. Aqui, ainda escreve o Paret. Cheguei agora há pouco da rua (são 23:30h) e, surpreso, encontrei a jóia abaixo, trazida como comentário na postagem anterior pelo Diogo e que, claro, tinha que virar uma postagem. Um achado destes tem vida própria e assim, viemos, nesta sexta-feira esperançosa, com a nossa tradicional Postagem da Galera.


Antes, apenas uma atenção especial do nosso povão do blog para deixar uma notícia muito boa. A Rádio Tupi informou agora há pouco, que o clube depositou hoje os dois salários que estavam atrasados, pagou igualmente o reclamado prêmio pela conquista do Carioca e, na semana que vem, irá pagar um dos dois meses dos direitos de arena em atraso.




Amigos alvinegros:

Como o inteligente amigo Paret já deve ter percebido, escrevo em diversas páginas, com apelidos diferentes, inclusive sobre o Botafogo. Esta eu escrevi no Lance, na coluna do General, e reproduzo aqui(sempre com a moderação, porque Henrique e Paret sabem que gosto demais de uma moderação...cada louco com sua mania..kkkk



Eis o texto:

Já que Nelson Rodrigues foi citado pelo SEMPRE BOTAFOGO, reproduzo um pequeno trecho de uma crônica de Nelson Rodrigues, em O Globo de 28/12/1963, há 50 anos atrás, portanto. Crônica encontrada no ótimo livro…”A SOMBRA DAS CHUTEIRAS IMORTAIS”:

Escreveu Nelson Rodrigues sobre o botafoguense, no apogeu de Garrincha:

“..,, o alvinegro autêntico paga para sofrer. O botafoguense autêntico, repito, prefere a catástrofe. E, quando o time perde, ele se realiza. Pode clamar, espernear, arrancar os cabelos, amaldiçoar e soltar os cães de sua ira. É a vocação da calamidade que torna inconfundível o botafoguense irreversível.

Na Sicília, quando um moribundo escapa de morrer, a quase viúva cai em frustração. Ela se sente espoliada do seu defunto e respectivo velório. É a mesmo tristeza do alvinegro que não tem nenhum pretexto para soluçar as suas mágoas clubísticas. Felizmente, em 1963, o Botafogo perdeu o tricampeonato. E seus fanáticos podem descarregar, em todas as direções, o seu potencial de ira.

E por que o Botafogo perdeu o tricampeonato? é porque vendeu Didi. O Botafogo continuou a perder o tricampeonato quando pensou, simplesmente pensou, em vender Garrincha. Um clube que admite, mesmo como hipótese, a venda de um Mané tem mesmo a vocação da catástrofe. O Botafogo perdeu de vez o tricampeonato quando vendeu Amarildo. O joelho de Mané é apenas o castigo. Eis a conclusão: se o Botafogo quis vender Mané, e se negociou Amarildo, e se entregou Didi, é porque queria se dilacerar no arrependimento da expiação”


Sem querer entrar no mérito da crônica, ou fazer comparações descabidas ou juízo de valor, acho que Nelson Rodrigues entendia muito bem a alma botafoguense.

Mas, nós,,alvinegros autênticos” temos que virar esta página da história do Botafogo. Temos que ter a esperança eterna na vitória. Com Oswaldo, com Rafael Marques, com o grupo unido, vamos ser botafoguenses diferentes…vamos amar somente a vitória. E apenas ela nos deve interessar!

Diogo.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

29 de ago. de 2013

O BOTAFOGO INCOMODA MUITA GENTE



CLASSIFICAÇÃO GARANTIDA 
TIROTEIO DE VOLTA

Juca Kfouri, jornalista proscrito* e que ficou mais conhecido pelo rombo proporcionado à Editora Abril com o episódio das figurinhas do tri de 70, hoje travestido de bom moço e (para incautos) intelectual de plantão, divulgou e denunciou como novidade a participação do Maurício Assumpção como membro do PMDB do Rio (segundo ele, ligado ao Cabral e ao Paes – segundo a realidade, apenas um possível candidato a dep. Estadual ligado ao Pezão_vice-governador) em erros administrativos que levaram até à exclusão do clube do ato trabalhista.

Isto caiu como um chicote nas costas de um leitor do Lancenet e assim, começou de novo a arregimentar o ódio de torcedores desavisados quanto ao momento do clube (torcedores que comentaram na matéria no Lance), como se Patrícia Amorim, os 4 atuais trapalhões da Gávea, Celso Barros, Roberto Dinamite, Andres Sanches, Juvenal Juvêncio, Kalil e tantos outros fossem exemplos de profissionalismo, gestão e honestidade.

“Muitíssimo preparado” para dizer isto tudo, o jornalista mostrou-se de novo como o ‘bucha’ da pixotada grotesca da época do episódio das figurinhas (Revista Placar), quando (des)informou que “desde o início da gestão do Maurício, em 2010.......”. Pobre senhor: Assumpção chegou ao alvinegro em janeiro de 2009. Tenho muita pena desta gente pois, do que vi ontem, se não vierem duas novas taças para General Severiano no fim deste ano, chegaremos em 2014 voando muito mais do que voou o Atlético-MG, na virada que fizeram de 2012 para 2013.


*Este profissional, decerto, já bateu quase todos os recordes de participação em empresas jornalísticas neste país E NÃO POR TER SEU PASSE MAIS COBIÇADO QUE O DO NEYMAR, isto eu posso garantir. Conheci os escritos deste afamado já no início dos anos 70, na citada Placar. Me espantei com o que lia, no limiar dos meus 15 anos e não o acompanhei mais. Precisava me instruir, buscando cultura útil. Só fui vê-lo de novo na telinha da Engodo.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

28 de ago. de 2013

CAIU NO HORTO, O DONO DA CASA - O GALO MORREU


BOTAFOGO 2X2 ATLÉTICO-MG
Na garra, na raça, na coragem



1, 2, 3 - A galinha "é freguês"

Perdoem o termo chulo usado acima, mas é uma zoação da torcida do Fogão com este adversário galera. A conta já está em algo em torno de quase 25 jogos, com apenas 3 ou 4 vitórias deles.


O Fogão foi a Belo Horizonte ainda sob nuvens negras da negociação do Vitinho, pelo menos para muitos de nós torcedores e praticamente toda a imprensa. Entrou em campo com a clara proposta de jogar fechado (ao estilo Corinthians) e tentar sair na boa mas o nosso toque de bola terminou antes dos 20 minutos, toque sem qualquer objetividade em matéria de tentar algo lá na frente, é bom que se diga. Assim, com o fim do citado jogo de toques, passamos a viver, além de retrancados, de chutões para a frente ou para o lado que o nariz dos atletas apontasse.

Ficou mais ou menos evidente que grande parte deste jogo sem eira e nem beira se deveu à opção do Oswaldo, que resolveu ir para a partida com Lucas Zen em vez de Renato, mas o que não ficou claro é se o último seria útil em campo, visto não estar jogando nada faz tempo. Zen, pelo menos, ajudava bem no combate no meio, claro que nas condições em que se encontra, fora de ritmo e assustado com a responsabilidade (não entra como titular num jogo, provavelmente, desde o ano retrasado). A pressão chegou a tal ponto que, aos 28 minutos, sofremos uma falta perigosíssima mas a defesa tirou por baixo, falta esta oriunda de jogada em que o atacante foi para a bola em impedimento. E o sufôco continuou até que, aos 37, o inútil Edilson deixou o atacante deles entrar como quis pela esquerda e assim, o cruzamento acabou chegando com perigo à nossa área. A bola encontrou o lateral adversário livre e este fez o gol de abertura do placar.

Voltamos para a segunda etapa então imaginando o que seria deste jogo de chutões, sem criatividade, com Seedorf marcado e inoperante e Lodeiro naquela de sempre, esperando uma bola boa mas não conseguindo ajudar o seu companheiro da 10 na criação. A esperança era fazer um gol e torcer para que tudo o que ocorreu na primeira etapa se repetisse, claro que sem o gol deles, mesmo que isto significasse não passarmos de chutões mas também, eles não conseguirem mais se organizar pelo cansaço. Um 2x1 era placar nosso (o 3x1 os classificava)

Os gols da classificação do Fogão - Lancenet
E o gol veio justamente quando o time se encontrou com o seu toque de bola por alguns segundos. Seedorf trabalhou bem a bola pela esquerda, tocou para Julio Cesar que ganhou do zagueiro e cruzou na área. Um leve desvio do Alex deixou o homem-clássico Rafael Marques livre para empatar. Esta joia veio logo aos 5 minutos e meio desta segunda etapa. Mas maestro Seedão, que não está bem, acabou dando novamente a vantagem para eles. Após construir a jogada do nosso gol, Seedorf perdeu uma bola numa tentativa de drible que deu a eles o contraataque. Eles subiram em velocidade e fizeram o segundo gol, ainda aos 12 minutos de partida, ou seja, o jogo iria ficar à feição deles, ajudados pela torcida e pelo nosso estilo de chutões do primeiro tempo.

Mas o time, desta vez, não se abalou e passou a tocar melhor a bola. Numa sobra de bola vinda de cobrança de falta, Dória chutou por baixo do goleiro e empatou de novo. O 2x2 chegou aos 17 minutos e com ele, veio uma esperança enorme de que a classificação chegasse e chegasse de forma mais tranquila. Aos 32 minutos, Oswaldo tirou o nulo Alex para colocar Henrique em campo, com a firme idéia de tentar os contraataques com um atleta mais descansado. Aos 40 minutos, Renato entrou no lugar do Seedorf. O time então jogava com tamanha inteligência, com tal desenvoltura que mesmo com os receios das belas jogadas do Ronaldinho, já antevia-se que a classificação só escaparia por milagre.

Aos 46 minutos e meio, o guerreiro Rafael Marques saiu para a entrada do Sassá e o garoto quase fez uma jogada para um belo gol aos 47 e 30 mas a bola sobrou nas mãos do goleiro. Apito final, Fogão classificado e novo aguardo de mais “notícias da fraqueza” do nosso time por parte da imprensa.

QUAL SERÁ A CRISE ELES VÃO PLANTAR EM GENERAL SEVERIANO ESTA SEMANA?


- Vitinho, conforme eu já desconfiava (e alguns outros poucos alvinegros), era um jogador candidato a craque, que fez alguns jogos como candidato a diferenciado, mas a sua saída apenas nos fez procurar outra forma de jogar.

- Que guerreiro é o Rafael Marques hein? Que luta, que disposição e como parou de perder bolas. Não é homem de frente mas fez gol de centroavante de origem Está no mesmo nível do Lodeiro (quando o uruguaio joga bem).

- Agora o Oswaldo terá estes jogos mais tranquilos do brasileirão para definir como vai passar a jogar, vez que o esquema usado hoje, na minha opinião, foi apropriado apenas para as características desta partida.



Um minuto por favor... deixa eu tomar meu remédio...


Pronto...  escrever o que?






Já era. Próxima fase, que acredito serão outros mineiros.

Para dizer que não falei do jogo. Que partida do Rafael Marques, para mim, rendição total, dou o braço a torcer. É hoje o jogador mais importante do elenco. Pelo menos até ser negociado. Hehehehe.

Agora é torcer para Gilberto não demorar, Zen e Renato ganharem ritmo, e as coisas se encaixarem. Até o Henrique me pareceu mais lúcido hoje.

Mais alguma coisa pra falar?

So I've got to push on through.
But while I'm gone, I mean

Everything gonna be alright!
Everything gonna be alright!




Palavras finais - uma justa homenagem.

Quero aproveitar o espaço para me despedir de uma brava alvinegra. Admiradora de Amarildo, fã de Nilton Santos e Garrincha, seguidora de Didi. Sei que temos hoje, no céu, mais uma estrela solitária de uma grande constelação, por mais paradoxal que isso seja.

Um beijo, Dona Hilda.



EVERYTHING GONNA BE ALRIGHT!



Amigos,

Tenho sido, nestes dias, o crítico, o cético, o opositor. Aquele que oferece soluções drásticas, que coloca o dedo na ferida, que relembra os erros do passado e mostra as semelhanças com os erros presentes. 

Serei crítico feroz desta administração amadora que não consegue levar o Botafogo à frente. Ela tem acertos? Sem dúvidas, mas se encastelam neles, e não assumem a culpa pelas lambanças feitas. Foi assim ano retrasado, ano passado, e agora.

Querer colocar a culpa em empresários, no Vitinho, e até na torcida, pasmem, é isso mesmo, chegaram a colocar a culpa na torcida! Isto é de uma mediocridade sem tamanho.

Mas hoje jogamos contra o Galo. Partida decisiva da Copa do Brasil lá em Belo Horizonte. O que restará para mim? Sentar na frente da TV, torcer, vibrar, e se tudo der certo, e dará, comemorar no final, mesmo que seja com derrota por um gol, ou mesmo classificação nos pênaltis.

No seguimento do Campeonato Brasileiro? Que Jeferson, Dedé, Gegê e Sassá tenham suas oportunidades e mostrem seus valores, nem que seja para ao final do ano serem bem negociados também. Temos que brigar pelo título, e mesmo que não voltemos à liderança nestas 3 rodadas que faltam para o final do turno, que pelo menos mantenhamos o Cruzeiro ali perto, na alça de mira, pressionado.

Sobre o título da postagem? É isso mesmo. A ponta certa de otimismo. Não sei aonde iremos de fato chegar. Esta frase é somente o refrão de uma música famosa de Bob Marley, No Woman no cry, que tem a também e sensacional versão de Gilberto Gil, Não Chores Mais. Pode parecer auto-zoação? Que seja! Temos telhado de vidro, mas temos honra e glórias. Então, menina, não chores mais.


 


 
Pois como diz Bob Marley, everything gonna be alright, ou na melhor tradução poética-musical que eu conheço:
 
TUDO, TUDO, TUDO VAI DAR PÉ!
TUDO, TUDO, TUDO VAI DAR PÉ!

Abraços!


 



26 de ago. de 2013

VITINHO, A NOVELA - BALCÃO DE NEGÓCIOS

FUTEBOL CLUBE DO PORTO 
NEGOCIA POR FORA.


Notícias de agora dão conta de que representantes do Futebol Clube do Porto estão reunidos com a diretoria do Botafogo tentando entrar no negócio, fato que acabaria por evitar que ele fosse para a Rússia.

A informação é que o clube português apresentaria a sua oferta (o máximo estava nos 10 milhões de Euros) e não levaria o atleta agora, decerto pelo fim da janela no futebol daquele país. Agora virou novela e então, só nos resta aguardar. Vou estar aqui ligado nas notícias e atualizando esta postagem.

De toda sorte, aí está uma imagem para demonstrar como o portão de General Severiano virou uma verdadeira 'quitanda' na qual por qualquer pechincha, se pode chegar e levar "a mercadoria" que interessa.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

VITINHO ESTÁ FORA


ELES NÃO APRENDEM MESMO

O Globoesporte.com foi tão rápido na notícia que conseguiu publicá-la antes mesmo do Lancenet, site especializado em futebol e com um link para cada clube com material mais completo, mais abrangente.

Mas a verdade amigos, é que o "eles" aí do título (os nossos dirigentes), não aprendem de jeito nenhum. Já perdemos a chance de um brasileiro no embalo (o de 89), o mesmo embalo em que estamos agora, quando ganhamos num sábado no Maraca da Portuguesa que trouxe Roberto Dinamite no ataque por 3x1, com um golaço do Maurício que voava e, na segunda-feira, o craque foi negociado exatamente antes do jogo da quarta-feira, quando enfrentaríamos o futuro campeão Vasco. Não conseguimos vencê-los, o jogo terminou em 2x2 mas jogamos para ganhar e fomos melhores do que eles na parte final (Mauro Galvão empatou com um golaço e ainda colocamos bola na trave).

Agora, capitulando ante o pagamento pelo CSKA da Rússia dos 10 milhões de Euros da multa rescisória do atleta, nossos dirigentes venderam o garoto que vinha carregando o time nas costas e o futuro passa a ser uma grande incógnita. Serão algo em torno de 16 milhões de Reais para o Botafogo mas a perda técnica é irreparável. E sem falar que não se sabe o milagre a ser feito para o recebimento deste dinheiro, agora com 100% das receitas penhoradas.

Alô presidente Maurício Assumpção: veja o exemplo daquela mulher que comandou aquele outro clube do Rio!

Com muita tristeza, vamos ao debate.


E para não dizer que "não falamos de bombas" 
A grande comemoração da mídia golpista antialvinegra.

Primeiro com a derrota de ontem


E agora, menos de 12 horas depois, com a venda do Vitinho.


E alguém aqui tinha dúvidas de quem na imprensa iria comemorar mais um fato como este? Globoesporte.com dando em primeira mão e, finalmente, o jornal na internet falando sobre o clube, com uma das imagens ocupando quase meia página, duas vezes num só dia, do time que ignorou por meses enquanto éramos líderes dos campeonatos que disputamos.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

UMA VEZ FLAPRESS, SEMPRE FLAPRESS

ESTA É A EDIÇÃO IMPRESSA DO 
JORNAL O GLOBO DE HOJE


Segundo o jornal, o Botafogo não deixou a liderança: na opinião deles, o nosso time CAIU da Liderança.

Depois de semanas/meses ignorando o brasileirão, como que parecendo querer evitar mostrar o time que, mesmo sendo um não escolhido insistia em ficar lá em cima, finalmente, na edição de hoje, este jornal publicou em imagem de meia página a pérola que se vê aí acima.

A pergunta de sempre é: ISTO É JORNALISMO?

Com a palavra, como sempre, os cérebros do blog.

EM TEMPO - Esta é a primeira vez que o blog fala em 'Flapress' mas doravante, faz-se necessário marcar estes desmandos de quem tem a obrigação de informar. Vamos, assim como já o fizemos com a Anaf (a casa dos árbitros), apertar o cerco e falar as coisas da forma como acontecem, já que quem informa não o faz da forma como deveria fazer.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

25 de ago. de 2013

BOTAFOGO x ATLÉTICO-PR



FOGÃO PERDE POR 2X0
LÁ EM CURITIBA

Seedorf - praticamente nulo em campo na partida de hoje

Numa análise fria do que vi neste jogo, posso dizer sem medo de errar que aos 21 minutos da segunda etapa, já com o jogo correndo em 2x0 contra, estávamos muito mais perto de tomar o terceiro do que propriamente fazer o primeiro gol. Víamos Vitinho muito esforçado mas todos os outros muito mal, com o agravante de estamos com alguns “a menos” em campo e, entre estes, desculpem-me, Seedorf. Hoje, Lima mostrou que no final do ano tem que ser dispensado por absoluta incapacidade de enfrentar um jogo de Libertadores e Mattos, que não sei o porquê de estar tão mal, já pode pedir a sua aposentadoria ou então, sair para jogar num time da raia média.

Este jogo então correu assim: achamos (os atletas em campo acharem) que poderíamos cozinhar o jogo para tentar uma bola boa e nos enganamos com isso (enganaram-se, repito, eles lá no gramado). Hoje, conforme eu disse aí acima, muita gente “não entrou em campo”. Lima, Mattos e Lodeiro (fiquei nestes três mas foi munta gente mesmo) estavam muito mal e até mesmo o incensado Vitinho, que não conseguiu tocar bem a bola como vinha fazendo, prendendo-a e a perdendo como naquele início de carreira profissional, não conseguiu ser decisivo. A falta de controle do time neste jogo pôde ser vista na jogada do jovem prodígio da 31 com o goleiro adversário, aos 39 minutos da segunda etapa. Sem ter culpa no lance, o garoto acabou atingindo o goleiro e teve seu cabelo puxado pelo defensor deles: o resultado foi uma posterior confusão que resultou na sua expulsão, um cartão amarelo para Jefferson (ambos não jogam no próximo domingo) e a derrota sacramentada.

O Oswaldo bem que tentou mas, assim como lhe cabe orientar, ele não entra em campo. Trocou Rafael Marques por Elias aos 11 e isto também mostrou o astral do mau dia, pois foi justamente o momento do segundo gol. Aos 27 minutos, ele ainda tentou algo mais lá na frente tirando o Mattos para a entrada do pelo Alex mas, 2 minutos depois, acabamos perdendo o Gilberto, provavelmente por lesão muscular. A substituição então foi a previsível, com Elias entrando para compor o setor direito da defesa.

Para nossa sorte, a Libertadores vai se mostrando cada vez mais viável, com Corinthians e Inter ainda com seus mega elencos sem conseguirem formar times coesos. E em outra ponta, ou seja, naquilo que nos importa, podemos ter a certeza de que não o time não vai se abalar como também, de que o pior já passou. Até à segunda rodada do returno, quando vamos à Vila enfrentar o Santos, temos jogos nos quais até as perdas de jogadores de hoje podem ser menos sentidas. A sequência é São Paulo e Coritiba aqui, Criciúma fora e Corinthians aqui. A calma irá imperar e o time, decerto, irá retomar a liderança a qualquer momento. Vamos agora aguardar a opinião avalizada do Henrique que, com certeza, virá com uma ótima análise sobre outra ótica naquilo que é, sem dúvidas, uma bela novidade aqui do nosso blog, um espaço que também NINGUÉM CALA.



Paret, não li seu texto, mas vi o último parágrafo, e adianto, não darei minha opinião sobre o jogo. Perdemos, eles jogaram bem, e foi isso.


Virando a Página





Vou sair pela tangente e olhar pra frente. 

Achei crítica esta contusão do Gilberto, poderá nos trazer sérias dificuldades. Tomara que a recuperação seja rápida.


Para quarta-feira não teremos Elias e Mattos, e quase certamente o Gilberto. Já havia falado sobre isso, e então vemos nosso rodízio ocorrendo. Não dá para poupar ninguém mesmo, isso acaba ocorrendo naturalmente.


Contra o São Paulo, jogo crítico e que precisa da participação da torcida, não teremos Jefferson, Vitinho e Bolívar. Confere? Gilberto deve também ficar fora. Por baixo, nosso lateral direito deve levar 10 dias pra voltar. 

E o Jefferson e o Lodeiro ainda devem desfalcar em várias partidas por conta de atuação com as seleções.

Júlio César volta, e apesar de criticado, e ter atuações de certa forma discretas, a verdade é que  faz muita falta nosso lateral esquerdo.

Vamos seguir em frente, foi só uma mudança temporária de liderança. Até a vigésima-segunda rodada nós retomamos a ponta.

Abraços.



Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG