Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

1 de ago. de 2013

BRASILEIRÃO 2013_BOTAFOGO É LÍDER

FOGÃO É LÍDER DO CAMPEONATO

A tabela já diz tudo


BOTAFOGO 2x0 VITÓRIA-BA



Seedorf, mais uma vez, o nome do jogo

Num jogo escamado, que prometia muita dificuldade, fomos a campo novamente com Vitinho como titular, talvez, para testar duas coisas: a paciência da torcida com ele e a sua capacidade de assimilar o jogo coletivo, fazendo uso da velocidade em prol do time, tentando abrir a defesa adversária de cara a fim de deixar a equipe mais tranquila em campo. E pelo que se viu do resultado, na partida, hoje o garoto não decepcionou: prendeu bem menos a bola e ainda nos brindou com o primeiro gol. Hoje, os times passaram boa parte desta primeira etapa se estudando e nenhuma jogada efetiva para o gol foi completada antes da primeira meia hora. Apenas uma tentativa de chute por cobertura do Seedorf mas foi só. Para se ter uma idéia, o nosso adversário só foi chutar a gol já depois dos 40 minutos e com isto, demorou para sair o nosso gol.

Mas como o nosso toque de bola hoje funcionava bem melhor, acabamos sendo salvos da feroz marcação do time baiano por ele. Numa jogada muito bem construída, que começou com Lodeiro na esquerda, o passe foi feito para o Gabriel que fez a enfiada perfeita para Seedorf. Este então só escorou para Vitinho sozinho, sem goleiro, fazer 1x0. Eram 31 minutos de jogo e o gol serviu para corroborar o nosso domínio territorial, visto termos tido uma vantagem muito grande em relação a eles quanto à posse de bola. Mas, ainda assim, carecíamos de mostrar uma superioridade mais efetiva, pegar a bola, partir para cima e atuar como se disséssemos “aqui quem manda é o Botafogo!”.

Como eu disse, eles tocavam, tocavam mas o que faziam mais era marcar e assim, apenas lá no final desta etapa foi que, numa bola bem passada do meio, o seu atleta chutou para defesa muito difícil do Jefferson, o nosso número 1 (e número 1 do país). Fomos então para o intervalo com a vantagem e isto era o que eu já previra, percebendo que com o vacilo do último domingo, de deixar o adversário empatar no fim, sobraria mais disposição para o jogo contra este adversário pois era uma semana mesmo com cara de 4 pontos. Se os três não vieram no domingo, certamente, hoje é que o time não iria deixar passar a chance de vencer.

Ainda na saída para o intervalo, valeu a disposição e decisão do Seedorf em afastar Vitinho dos repórteres e, mormente, do cara da Globo (Carlos Gil). Nada contra quem quer trabalhar por parte da imprensa mas, que é sempre bom ver outro Loco Abreu mostrando autoridade com esta gente que manda sem ter o direito de mandar, isto é mesmo. Seedorf, na verdade, queria evitar o ôba-ôba sobre o garoto e levá-lo rapidamente para o vestiário, para que o foco fosse mantido apenas no jogo. Ele mesmo acabaria por explicar isto aos repórteres no final da partida.

Voltamos a campo, a bola rolou e logo aos 4 minutos, Lodeiro, de cabeça perdeu ótima chance de ampliar, mas via-se que o time voltara ainda melhor, fechando espaços e apertando lá na frente. Uma pena mesmo esta má forma do Lodeiro, pois está difícil reconhecer aquele craque da parte final do campeonato carioca. Mas o time, num todo, ia bem e assim, o nosso toque de bola foi se impondo ao jogo tático do adversário aos poucos e se sofríamos alguns ataques, também levávamos perigo ao gol deles. Aos 27, Oswaldo começou então a mexer no time colocando Elias no lugar do Vitinho.

Nossa atuação até esta parte do jogo já era bem melhor do que na primeira etapa mas o 1x0 era extremamente perigoso, pois tratava-se de um adversário matreiro, time que mesmo perdendo não abria mão de jogadas de contraataque, enfim, um adversário para testar a nossa capacidade de jogar bem após a ducha de água fria do último domingo. E a tranquilidade veio aos 34 minutos, em mais uma jogada de mestre do Seedorf. Em jogada na qual estava preso na lateral do campo, ele tabelou com Mattos e saiu livre, tocando para a penetração do Elias que, livre na frente, chutou para as redes, indo depois comemorar com a galera (imagem a seguir).

Elias faz o segundo gol e vai para a galera

Com o segundo gol, veio enfim a tranquilidade em campo. Aos 41 minutos, um dos futuros substitutos do Seedorf, Gegê, entrou justamente no lugar do seu mestre. Claro que o nosso 10 saiu para ser ovacionado antes do final da partida. Aos 45, Oswaldo ainda tirou Lodeiro para colocar Dedé em campo, jóia da base que, para quem não conhece, pode ser considerado outro Gabriel (o volante): jogava muito nos juniores, ao melhor estilo do marcador técnico. E assim galera, fomos levando a partida até o seu final, vencemos E SAÍMOS DESTA RODADA COMO LÍDERES DO CAMPEONATO. Que venha o Vasco no domingo.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

30 de jul. de 2013

O MARACA É NOSSO



DOIS ASSUNTOS: O jogo e o momento.


Olá galera! Agora é para valer.

O Maraca é nosso e nesta quinta, sócio-torcedor do Fogão não paga. Basta apresentar o card e trocar o ingresso em local a ser informado no próprio estádio, na sede ou no Engenhão. Os preços estão convidativos, muito parecidos com os do nosso estádio agora interditado e assim, comparecer é obrigação. O clube precisa, o time merece e ainda pode valer a liderança.

A diretoria espera algo em torno de 40 mil alvinegros gritando e apoiando o time e sair desta rodada como líder é o que vale. Domingo tem mais pedreira, jogo outrora fácil mas agora com adversário empolgado e reforçado (o Vasco). Brasileirão é assim mesmo.


Um dia eles aprendem.

Sempre viemos aqui criticar a nossa diretoria por medidas que consideramos tão amadoras, tão atabalhoadas que por vezes, até suspeitas elas acabavam parecendo. O que se vê agora são tomadas de atitudes bem calculadas e vou explicar como vejo isto.

O imbróglio Engenhão é incorrigível, impossível de se resolver com protestos para um clube como o nosso, neste momento atual. Não adianta mesmo pessoal, achar que o clube vai sair do ostracismo em que se encontrava, como mero participante de campeonatos e ao se deparar com a muralha política e de interesses com que se deparou, partir para uma briga desigual e que com toda a certeza, resvalaria para retaliações em campo. E bem vemos que a perseguição do apito, se não cessou, diminuiu muito. Estamos praticamente naquela fase do "eles vão ter que nos engolir" e olha que já estão engolindo o Galo, outro proscrito aos olhos de quem manda.

Ver agora, com a experiência adquirida, Assumpção negociar um contrato vantajoso com a Arena Maracanã e ainda, a nível de teste, é animador. Assim como tem sido animador ver como eles devem 2 meses de salários mas sequer cogitam pensar na venda do Dória, negociação que ainda pode ocorrer devido à pressão européia de clubes podres de ricos. Só que o garoto vai ficando, o turno vai chegando ao fim e com a permanência dele, vamos acumulando pontos que não teríamos caso Bolívar tivesse outro companheiro ali ao lado. Faço cálculos de que poderíamos estar lá pelo nono lugar e mesmo assim, se jogássemos bem.

Há negociações para, caso o momento do time permita, fazer uma sequência de jogos em Brasília. É temerário pois cansa o elenco e o gramado não está muito bom, mas vejam como com ingressos mais caros aonde a torcida pode pagar, o clube poderia arrecadar o suficiente, em pelo menos 8 jogos, para pagar salários pelo restante do ano. Então pessoal, agora é a hora de apoiar o time, acreditar e torcer. Jamais iremos parar de cobrar mas em matéria de trabalho, sabendo-se que clube algum pode montar seus elencos sem um ou outro senão (aonde está o super São Paulo?), não está nada ruim (ou está até muito bom) termos um, dois no máximo no nosso elenco dos quais gostaríamos de nos livrar mas mesmo assim, vendo-os produzir e trazer bons resultados. E de todas as formas, continuamos de olho. Que venham os baianos!

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

28 de jul. de 2013

EMPATE DE QUEM NÃO QUIS VENCER


Domínio total no primeiro tempo, e um time que saiu satisfeito com o 1 a 0.

Total displicência no segundo tempo, deixar um time limitado gostar do jogo, sofrer pressão, e graças às defesas do Jefferson, quando o resultado seria a liderança, o time não soube nem ficar com a bola e nem parar o jogo.

Faltou competência, esta é a verdade. Quem quer ser campeão não pode abdicar do jogo, da vitória, com 10 ou 15 minutos do segundo tempo.

Curiosamente o resultado foi igual. Eles saem comemorando e nós irritados. Mas estamos em terceiro lugar no campeonato, no G4, a um ponto dos líderes, sendo que um deles tem um jogo a mais. Eles estão 1 ponto acima da zona do rebaixamento.

Esta é a verdade, temos mais a comemorar do que eles. Mas esta era uma partida que podíamos até ter goleado, e por isso o adversário sai feliz.

Analisando o campeonato, Internacional, Cruzeiro, Botafogo e Coritiba são as equipes com campanhas consistentes. Com um quarto do campeonato jogado, já é possível dizer que pelo menos um destes 4 seguirá até o final brigando pelo título.

Olhando para frente, próxima rodada enfrentamos o Vitória, e vencendo temos novamente toda condição de recuperar a ponta do campeonato.

Abraços.




BOTAFOGO 1x1 FLAMENGO

Olá meus amigos.

Vejam o grande problema que se tem quando um time não consegue, manter ritmo de jogo e, principalmente, ficar atento a partida inteira. Não sei mesmo o porquê de, no minuto final, o Oswaldo ter tirado Gabriel para colocar Antonio Carlos mas, como que por castigo, eles mandaram uma bola de desespero na nossa área e num chute forte, acabaram empatando o jogo.

Vejam bem como poderíamos ficar bem nas próximas rodadas. Vejam abaixo a série de adversários que teremos nas próximas 7 partidas.

Rodada número 10 – o próximo jogo, Vitória no Maraca.
Número 11 – Vasco no Maraca.
Número 12 – Atlético MG – fora (o jogo mais difícil).
Número 13 – Goiás – aqui.
Número 14 – Inter aqui (um jogo que já não me metia medo desde que vi as atuações deles em jogos lá mesmo no sul).
Número 15 – Lusa fora.
Número 16 – Atlético Paranaense fora.

DO JOGO

A visão que se tinha desde o início deste jogo era a da imensa superioridade do Botafogo sobre o seu adversário nos dias de hoje. Jogador por jogador, era muito difícil vê-los apresentar um atleta que pudesse nos assustar ao passo que o Botafogo partia para cima dos craques sem crachá do adversário com Seedorf, Lodeiro, Mattos, Gabriel, Jefferson lá atrás e até com Vitinho tentando hoje acertar (e acertando mais) e incomodando a defesa.

Vejam que coube a um dos nossos jogadores menos falados (mas já muito eficiente) fazer o primeiro gol. Rafael Marques, o homem-clássico, abriu o placar aos 22 minutos após cobrança de falta do Seedorf em jogada ensaiada. A conclusão do "japa" foi muito bonita, num sem pulo que evitou a chegada da marcação e ainda com direção para encaixar a bola na gaveta.

Eram já 27 minutos e parecia mesmo que o Botafogo estava treinando contra desinteressados reservas o que, se por um lado mostrava superioridade, por outro preocupava. Ficar no 1x0 nesta situação é sempre perigoso. Vitinho perdeu um gol aos 28 minutos em jogada na qual tínhamos dois jogadores livres no meio e ali eu já imaginava que, contra adversário tão fraco, o nosso sistema de marcação travando a saída de bola iria lhes complicar a vida, mas pensava também que tantas chances de boas jogadas para matar o jogo desperdiçadas poderiam custar caro

E custou meus amigos. Vejam que eles só foram chutar a gol aos 32 minutos e mesmo assim em cobrança de falta. Só que mal abriu o segundo tempo e os meus temores (e creio que de boa parte da nossa torcida) se confirmaram. Começamos chamando perigosamente o adversário para o nosso campo, aceitando o jogo deles, e não conseguindo mais fazer a nossa já conhecida marcação no campo do adversário. Aos 15 minutos, tomamos uma bola na trave em momento em que o nosso time parecia dormir em campo Chegamos a sofrer um gol aos 20 minutos mas o atleta deles estava impedido só que a pressão continuava. Sofremos outro gol aos 26 mas novamente foi marcado impedimento e assim, íamos sobrevivendo a um segundo tempo lastimável e sem opções para mudar o jogo no banco, pelo menos sem opções na visão do nosso técnico.

Praticamente a cada 5 minutos uma bola perigosa chegava ao gol do Jefferson. Foi sufôco até os 40 minutos do segundo tempo quando, finalmente, eles cansaram e o Botafogo pode enfim tentar voltar a tocar a bola à sua feição só que perdemos mais gols, mormente com Seedorf aos 43 minutos, o gol que mataria a partida. E como o castigo rondava a nossa área, eles conseguiram, numa bola despretensiosa, empatar aos 49 minutos de partida (o juiz havia dado 5 de tempo extra). Para mim, castigo merecido para o Botafogo.

Foi um resultado que pode prejudicar a caminhada do time na sequência mostrada lá no início, pelo fator psicológico. Vamos ver como o time vai reagir na próxima quinta-feira.



Resolvi voltar, de cabeça fria. Em vez de comentar o mais uma vez ótimo texto do Paret, um tentativa de fazer uma "postagem tripla". Pensando com a cabeça fria, o empate é pior para eles do que para nós. Era isso que eu já avisava nos comentários da postagem passada.

Outra coisa importante de se observar, é que podemos até ver que Oswaldo de Oliveira errou, mas o time todo não se comportou bem no segundo tempo, e isto pode ter sido por conta do desgaste do meio de semana contra o Figueirense pela Copa do Brasil. Então é importante olhar a maratona de jogos que teremos e fazer o planejamento de revezamento se for necessário.

Seguimos no topo da tabela, terceiro lugar, na briga pelo título. A hora é de manter o apoio.

Abraços!

Carlos Henrique.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG