Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

8 de jun. de 2013

BOTAFOGO DORME LÍDER

BOTAFOGO 2 X 0 PONTE PRETA



Amigos,


Passaremos esta noite na liderança, e é quase certo que passaremos as férias da Copa das Confederações no G4.


Antes de falar sobre o jogo, falo do adversário, fraco tecnicamente e muito nervoso, apelando em algumas jogadas, exagerando e beirando a violência.

Começamos a partida com uma pequena mudança na escalação. Marcelo Mattos com um edema ficou no Rio, então entramos com Renan, Lucas, Bolívar, Antonio Carlos, Julio César, Gabriel, Renato, Fellype Gabriel, Seedorg, Vitinho e Rafael Marques.

Iniciamos a partida com a velha pegada de marcação que vinha dando certo. Com isso pressionamos, mas o excesso de falta combinada com a arbitragem ruim não permitia o jogo fluir.

A Ponte tentava somente ligações rápidas e contra-ataques, mas afobada que estava só consegui uma finalização na primeira etapa.

Do nosso lado conseguimos algumas boas jogadas, e numa delas Lucas brigou pela bola na lateral junto a área deles, cobrou rápido o lateral ganho, lançando a bola na área para o Fellype Gabriel, que vendo a bola atrás, tocou meio de calcanhar, meio chilena, levantando a bola ainda na área. Rafael Marques brigou por ela na cabeça e conseguiu fazer o passe já pra entrada da pequena área encontrando Seedorf entre os zagueiros. Sabendo que não haveria como matar a bola ali, nosso craque bateu de primeira, de voleio, colocando a bola no canto. Belíssimo gol que merecia ser descrito em detalhes.

Continuamos dominando, e em um escanteio bem cobrado por Seedorf, Bolívar escorou no segundo pau de volta para o primeiro, deixando fácil para Antonio Carlos empurrar de cabeça para o gol. 2 a 0, e parecia tudo tranquilo. Tinha cara de goleada.


Mas infelizmente no segundo tempo diminuímos o ritmo. A Ponte tentou gostar do jogo e acreditar que poderia empatar, mas a nossa qualidade técnica era muito maior. Mesmo não jogando tão bem, estivemos mais próximos do terceiro do que a Ponte do primeiro gol, inclusive com Vitinho colocando uma bola linda no travessão.

Em relação a escalação, o time funcionou bem, Renato vem melhorando, e acredito que poderá ser peça importantíssima do nosso elenco. Antonio Carlos vinha tranquilo, sem comprometer, por conta até da desorganização deles, mas se contundiu no final do primeiro tempo, pouco depois de fazer o gol, e foi substituído pelo André Bahia, que entrou muito bem.

Já na segunda metade do segundo tempo, Oswaldo sacou Vitinho, que vinha oscilando muito e tinha cartão amarelo, e colocou Lima, em uma mudança que parecia estranha. Lima entrou quase como um ponta esquerda, deixando Julio César com a função de lateral no velho estilo. Isso serviu para conter o ímpeto da Ponte, que forçava algumas jogadas através do lateral direito Cicinho.

Próximo ao fim, entrou Lucas Zen, substituindo Fellype Gabriel. Pouco se pode ver do Zen ou avaliar o impacto desta substituição.

E o jogo terminou no 2 a 0, e o que nos interessa está aqui embaixo, na tabela do campeonato. Liderança, mesmo que seja por uma noite. É algo significativo sim.

Abraços.

Os lances do jogão do Botafogo em Campinas

Em assunto extra, estive hoje no Engenhão, em protesto pacífico, que se não foi sucesso absoluto, mostrou o quanto a torcida está com este time e está disposta a ajudar o clube. Ainda há muito o que se fazer, mas deixo um alerta: a torcida está disposta a defender o clube, mas precisa de ajuda. Se a Diretoria não se posicionar junto com a torcida, pode, em pouco tempo, se transformar em mais um dos nossos adversários. 

Diretoria, já passou a hora de acordar e se juntar. Tome posição e mostre de que lado estão.  

Imagens ainda do início (mais gente chegou depois) do Protesto Pacífico da Torcida no Engenhão:



Foto do caminhão da Federação Italiana de Futebol no Engenhão, no dia 08 de Junho. Não há risco para eles?


 
 


MANTENDO O HUMOR, MANTENDO A PEGADA


Amigos,

Hoje é dia do Fogão enfrentar a Macaca.  


E como a Macaca é a Ponte Preta, e considerando que a coisa está Preta e o Engenhão desabando, vamos torcer para no final da noite a Ponte ter desabado...

Creio que será um jogo difícil, parece que eles vem com técnico novo ou interino. Para falar a verdade, nem eu li notícias sobre o jogo. Clima tenso nas nossas paragens, perda total de foco. De qualquer forma, mantendo o otimismo, acredito na liderança ao final da noite.

Mas venho fazer a chamada para este jogo de hoje, às 21 horas, lembrando que hoje é o dia dos alvinegros vestirem suas fardas, e usarem a gloriosa camisa alvinegra, uniforme de Nilton Santos, Garrincha e Didi, entre tantos outros, estejam aonde estiverem.


E hoje também é o dia do abraço ao Engenhão, às 15 horas. Manifestação está de pé, e acho que deve servir de gancho para ser também uma convocação aos alvinegros se associarem ao sócio-torcedor, o programa SouBotafogo, e também momento de cobrar atitudes mais ativas da Diretoria, inclusive em relação ao sócio-torcedor.




Abraços!

5 de jun. de 2013

NUVENS PESADAS?



BOTAFOGO 1x2 BAHIA

Em Salvador

Fogão vai em busca da liderança, mas se enrola e perde o jogo.


O jogo de hoje foi transferido para Aracaju, devido ao fato de estarem os estádios de Salvador à disposição da Fifa para a Copa das Confederações. Assim, saímos do caldeirão baiano e como sempre acontece no nordeste, bem como também em outros pontos conhecidos do país como Vitória, Juiz de Fora e Brasília, o mando de campo era deles mas a torcida era nossa.

Os resultados dos outros jogos também deixaram o time entrar em campo animado, haja vista a derrota do líder e do time que estava em segundo lugar na tabela, portanto, à nossa frente na classificação. A curiosidade ficava então para a substituição do Lodeiro, que foi servir a seleção uruguaia. E matamos esta curiosidade ao melhor estilo, logo aos 7 minutos, fazendo o nosso primeiro gol. Numa jogada de ataque deles, Renan teve que rebater com o pé mas o fez dando um passe precioso para o Vitinho, o substituto do uruguaio, armar o contraataque pela meia esquerda. O garoto então foi avançando, avançando e na intermediária, cortou para o meio e soltou a bomba. A bola quicou duas vezes e enganou o goleiro, indo morrer no cantinho.

Com um gol tão cedo, o time se tranquilizou e o toque de bola apareceu, mesmo com Fellype Gabriel ainda não estando tão bem na criação (mas já melhorando muito na marcação, como jogador tático). Tivemos a chance do segundo, quando o próprio Fellype escorou na trave uma bola cruzada pelo Julio César mas infelizmente, numa má rebatida do Renan, sofremos o empate já nos minutos finais. Foi uma pena, pois o time atuava com muita tranquilidade e conseguia segurar bem a velocidade do adversário. Sair então para o intervalo vencendo até por 2x0 não seria nenhum favor, mas o futebol é mesmo irônico e, num lance isolado, sofremos o gol que não havíamos corrido o risco de levar durante todos os 48 minutos desta etapa.

A volta para o segundo tempo teria que mostrar um time com atitude diferente e até que o toque de bola melhorou, voltou a aparecer aquele bom passe e a equipe começou de novo a rondar a área do adversário. Mas o gol não saía e assim, Oswaldo de Oliveira começou com substituições para tentar melhorar o passe. Primeiramente ele tirou o Mattos aos 19 para a entrada do Renato, visando a criatividade na meia, mas hoje o destino estava com um tremendo mau humor e numa jogada bisonha do Fellype Gabriel, o atacante deles pegou a bola na frente e chegou na cara do Renan para virar o jogo. Isto já foi aos 24 minutos e, com o time já se perdendo em campo, não tardou para que as substituições recomeçassem, com a entrada, primeiramente, do Bruno Mendes no lugar do Fellype (muito mal tecnicamente), aos 28 e, posteriormente, do Andrezinho no lugar do Vitinho que sentia a perna esquerda. De nada adiantou.

Bruno, muito mal, perdeu o gol do empate no finzinho e antes, Seedorf, que também não anda jogando praticamente nada, isolou uma falta bem próxima da área e assim, sofremos a primeira derrota em 4 meses, a primeira do brasileirão e perdemos igualmente a chance de, com o empate, nos fixarmos na liderança do campeonato. Agora estamos em quinto e no sábado, o jogo é lá em campinas contra a Ponte Preta. O time precisa melhorar, e muito.


Não amigos, me recuso a falar sobre o jogo. Não jogamos nada, então porque teria que comentar alguma coisa?

Só posso dizer que o único jogador que fez uma boa partida, mais uma vez se destacando sem receber o merecido reconhecimento, foi Gabriel. Nosso jovem volante é preciso faça Sol ou faça chuva...

E por falar nisso, onde terá ficado o futebol do nosso time? Ele já vinha se escondendo nos últimos jogos, sobrevivendo de lampejos e contando com alguma sorte.

Claro que os desfalques de Lodeiro, Dória e Jefferson fizeram alguma diferença, mas não creio que seja só isso. Um apagão desses, generalizado, pode passar por um clima ruim. Tempo sujeito a chuvas e trovoadas?



Não digo que seja corpo mole, mas falta de concentração, não aquela oficial de reunir jogadores e comissão técnica, mas aquela da questão de foco, da cabeça voltada para o jogo. Esta boataria toda, as notícias e sondagens de vendas e negociações, as preocupações com salários atrasados, e toda a pressão externa, pode sim provocar uma queda de rendimento. Este era um dos nossos medos.

Creio que agora é torcer para que tenha sido algo casual, e não estrutural. Mas conseguir os 3 pontos contra a Ponte virou necessidade absoluta.

Encerro trazendo um boato de elevador: informações estariam circulando dando conta que até 13 de junho o Engenhão reabriria parcialmente, ficando só o setor Oeste fechado, pois seria a parte da cobertura com maiores problemas. Será verdade? 

Vamos continuar torcendo.


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG