Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

24 de fev. de 2013

CRIME DO SÉCULO

BOTAFOGO 2 X 2 BOAVISTA


"De onde menos se espera é de onde não sai nada mesmo." Uma postagem em 3 atos.

Primeiro ato - O desastre esperado


Começamos mais uma partida do mesmo jeito. Já tomamos sufoco no início de Bangu, Audax, Fluminense, Resende, Flamengo, e hoje foi a vez do Boavista.


Dois gols rápidos, e lá vai o Botafogo correr atrás do resultado. Hoje deu para buscar o empate. Duas lindas jogadas de Lucas, um chute poderoso de fora da área, e a outra um cruzamento para trás completado de primeira por Lodeiro.

Sobre as figuraças do jogo? Mostaram o de sempre. Muita vonta de um, e pouco futebol. Pouca vontade do outro, e um futebol médio. Mas acho que vamos ter que continuar aturando isso aí mesmo. Como fazer para aturar e ter fé?


O fato é que este aí de cima, nosso atacante, não é o grande crime de Oswaldo de Oliveira. A ficha corrida é grande. Uma defesa que teima em levar gols de escanteio, que não se posiciona direito, mal treinada. Um sistema de jogo que isola o atacante, sobrecarrega o meio, avança os laterais, e deixa a zaga entregue a sua própria sorte.


Não quero uma troca de técnico. Mas poderiam fazer um transplante de cérebro no OO.


Enquanto isso, nosso Túlio faz 3 gols contra o Santos de Angola, pede o hino do Botafogo como música do Fantástico, e está a 2 gols dos 1000. Poderiam arrumar uns jogos mais interessantes para o Túlio, e divulgar melhor. Com certeza teria mais público que esses jogos da Taça Guanabara. Não é um crime isso também?


Segundo ato - A tragédia anunciada

A pedido da galera, em especial Alexandre e Luiz, abro espaço para a discussão sobre a violência nos estádios, em especial o tema atual, a morte do menino Kevin, torcedor boliviano. Transcrevo abaixo o comentário do Alexandre na postagem anterior.



Alexandre 23/02/13 11:06
BOM DIA PESSOAL.

Gostaria de tocar em um assunto que, na minha opinião, está diretamente ligado a todos nós torcedores. A violência exacerbada nos estádios de futebol. Sim, estou me referindo à tragégia com o menino de 14 anos, que poderia ser filho de qualquer um de nós, assassinado por um psicopata ou inconsequente, travestido de torcedor. Escrevi no Blog do RicaPerrone (http://www.ricaperrone.com.br/2013/02/vazio-2/) esse texto que vai colado abaixo. Gostaria, se for do interesse dos que aqui postam, discutir esse assunto, principalmente sendo o nosso Brasil sede da Copa do Mundo de 2014 e, em seguida, das Olimpíadas de 2016. Meu texto rebate os argumentos do RicaPerrone. Valeu a atenção.
No seu texto, é indisfarçável a intenção de favorecer o Corinthians. Toda sua conjectura é calcada em uma "solução simplista": jogar para as autoridades a culpa e responsabilidade. Essa avaliação rasa esbarra em uma verdade quase absoluta (não existe verdade absoluta), sempre há conivência, omissão e cuplicidade nas ações deste tipo por parte de torcedores. Com uma punição exemplar, os verdadeiros torcedores vão pensar duas vezes ao ver um sujeito cometendo um ato ilegal e/ou criminoso, que vai penalizar o seu clube de coração. Esse tipo de colaboração poderia ter evitado uma tragédias como essa. A polícia, por mais que possa ser rigorosa, não tem como evitar todas as malandragens a que estão sujeitos, no universo de milhares de pessoas que não tem escrito na testa "sou inconsequente" ou "sou um psicopata disfarçado de torcedor". Tem que haver um começo para se dar um basta, pena que seja um time com a tradição do Corinthians. Os torcedores de verdade não podem ficar alheios a essas atitudes insanas. E retaliações a clubes tem tido efeito pedagógico, sim. Tanto é que o número de objetos jogados no gramado diminuiu drásticamente, para evitar a perda de mando de campo, multas ou mesmo a interdição dos estádios. Os próprios torcedores ajudam na fiscalização, pois sabem das consequências. Se você é torcedor e vê um sujeito travestido de torcedor fazendo uma barbaridade e fica calado, passa a ser cumplice por omissão. É minha opinião SMJ.

Abs.

Não sou jurista, mas entendo que a punição aos clubes em casos de violência, mesmo a psicológica como nos casos de xingamentos racistas vistos na Europa, é um meio de coerção e possui efeito pedagógico sim. Eu discordo do Rica Perrone e concordo com o Márvio dos Anjos (http://globoesporte.globo.com/platb/marvio-dos-anjos/2013/02/22/por-que-punir-o-clube-quando-o-problema-e-o-torcedor/).

Espaço aberto para os amigos!



Terceiro ato - Arte para amenizar

Terceiro e último ato da postagem e lá vou eu misturar alhos com bugalhos.

Falamos tanto de música que me entusiasmei. E como Paret não vai postar, e declarou claramente seu gosto pelo Supertramp, compartilhado por muitos, resolvi buscar uma música deles lá do fundo do baú. Este LP eu tive. Músicas sensacionais.

Pode parecer um contrasenso diante do tema sério anterior, mas considerando o título, a temática e os argumentos, servirá para amenizar a postagem pesada pelos dois "atos" anteriores. 

Supertramp, Crime of the Century.


Crime do século

Agora eles estão planejando o crime do século
E então, o que será?
Leia tudo sobre seus esquemas e riscos
É algo que vale a pena
Portanto curve-se e acompanhe,
E eles raptam o universo;
Como estão cada vez piores!
Quem são estes homens de luxúria , avareza e glória?
Jogue fora as máscaras e observe
Mas não é o correto--- oh não, que história é essa?
Existe você; e existo eu
Isso não pode estar certo


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG