Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

27 de dez. de 2013

SÓCIO TORCEDOR - SOU BOTAFOGO



Caros amigos,

Estive ontem, 26/12/2013, em General Severiano. Fiz o comentário sobre o que me informei na postagem anterior, e seguindo a dica do Cadré, resolvi postar. Está em cima da hora, mas ainda pode ser útil.

Eu fui lá para entender, renovar, modificar e acrescentar os planos de sócio-torcedor aqui da família.

Está feito, quero passar as dicas e externar uma certa preocupação.

Em primeiro lugar, explico as mudanças que fiz: tínhamos aqui dois planos, ambos do tipo "Sem Fronteiras", que era o indicado para o pessoal de fora do Rio. Já expliquei isto em outra postagem, mas reitero: eu achava interessante pagar meia e poder escolher em que setor do Engenhão eu iria. Fui no Norte umas duas vezes, ia muito no Oeste Superior, principalmente acompanhando o Paret, e em outras ocasiões fui inclusive no Leste e no Oeste Inferior, setor preferido de outro amigo.

Além deste plano meu, tinha um do mesmo tipo para meu filho mais velho. Apesar de ainda estudante, por questões burocráticas do colégio dele, era sempre uma enrolação pegar a carteirinha. Além disso, ele pediu e eu dei o plano de presente. Facilitou a compra dos ingressos, inclusive porque às vezes havia as vendas antecipadas.

Fui a General Severiano para passar estes dois planos para o antigo "Acimo de Tudo", agora nominado "Ninguém Cala". Este plano dá direito a entrada no setor Sul do Maracanã, e em breve, aos setores Leste Inferior, Oeste Superior ou Norte. Ficou mais interessante neste ponto (o anterior era só Oeste Superior).

Também fui fazer mais um plano, para o filho mais novo, também com direito a meia-entrada, inclusive por ser menor de idade. Neste caso, além do ganho financeiro ao se ir em muitos jogos, como pretendemos fazer em 2014, terá a vantagem do acesso direto, usando o cartão de sócio-torcedor nas catracas do estádio. Nada de filas para comprar ingressos ou retirar na bilheteria.

Em segundo lugar, outro motivo para irmos ver pessoalmente a situação dos plano de sócio-torcedor, era que o site informava haver uma promoção, com manutenção dos preços antigos até 31 de dezembro, para as renovações e também novas adesões. 

Os planos mais simples são o "Sempre" (ex-"Sem Fronteiras"), por 25 reais mensais, com direito a 50% de desconto nos ingressos, e o "Ninguém Cala" (ex-"Acima de Tudo") por 60 reais. A partir do dia primeiro os preços mudam para 29,90 e 79,90, respectivamente (em bom português, 30 reais e 80 reais). Para maiores detalhes basta ver a figura acima, e para saber mais é só clicar nela, que já está linkada para o site do Sou Botafogo.

O site também informa que a renovação dos planos será automática, o que dá uma certa tranquilidade em termos de aproveitar a promoção, mas eu sugiro aos já participantes tentarem algum contato (Central de Atendimento: tel.: 4003-9979 - Segunda a sexta: 10h às 17h e sábado: 9h às 14h). A forma de cobrança está sendo modificada e isto pode gerar um monte de confusões e dúvidas, como pude ver pelo pessoal que também estava lá na fila (sim, tinha uma pequena fila para o atendimento, sinal de que está havendo uma boa procura).

A primeira confusão refere-se a forma de pagamento. Ele agora é semestral ou anual, preferencialmente por boleto. Se for feito no cartão, será feito como pagamento semestral ou anual (acho que a renovação automática será anual) parcelada. Isto implica em um travamento do limite do cartão no montante de 12x o valor do plano. Para alguns cartões isto pode significar travar o cartão, deixando-o sem limite, por uma boa parte do ano. 

Por exemplo, quem fizer uma renovação para o plano "Ninguém Cala" terá uma compra de 360 reais lançada no cartão (bloqueio deste montante do limite), compra esta que será parcelada (modalidade parcelamento do estabelecimento) em 6 vezes, sendo pagos mensalmente 60 reais na fatura do cartão. A cada fatura do cartão paga, o valor pago é reintegrado ao limite disponível do cartão, como qualquer compra parcelada. 

Outra coisa que me preocupou é que para a garotada mais nova, que paga o ST via mesada, ou estágio, pequenos empregos, tudo com renda controlada, pode ficar muito difícil fazer o pagamento de um semestre logo todo de uma vez. Para eles, ter ou usar cartão, o que permitiria o parcelamento, também é algo complicado.

Por exemplo, um semestre do "Ninguém Cala" significa, agora, o valor de 6 x 60,00, ou seja, 360 reais. Há ainda um desconto no boleto, fazendo sair a renovação por 342,00 e uma adesão por 356,25 (taxa da carteira do plano incluída). 

Mesmo o preço parecendo, assim a primeira vista, bastante salgado, para quem deseja ir em vários jogos, de estadual, Libertadores e Brasileirão, vale a pena. Acaba saindo por menos que 6 ingressos inteiros, ou 12 meias (considerando o ingresso que vinham praticando de 60 reais para o setor Sul). Com a tabela que o Botafogo vai encarar aí pela frente, para quem pretende estar sempre junto, vai sair bem em conta. Provavelmente no final de março, ou início de abril, o plano semestral já vai estar sendo vantagem e significando um redução de custos para o torcedor.

Mas como disse, vai complicar para quem precisa juntar o dinheiro pra pagar o ST ou comprar o ingresso. Isso pode acabar afastando o público mais jovem e principalmente o pessoal de menor renda, que prefere parcelar as compras, mas não utiliza cartão de crédito, ou quando utiliza o limite disponível é muito baixo.

Conforme disse, a partir de janeiro o plano "Ninguém Cala" passa para 80 reais (o "Sempre" para 30) mas haverá um desconto de 20% para os sócios-proprietários. Entretanto, isto atinge um público muito pequeno, mesmo considerando que o desconto se estende para os dependentes dos sócios-proprietários.

Vejo com temor esta estratégia adotada pela administração do ST, que imagino acabará sendo flexibilizada. Por um lado, é bom porque o clube vai adiantar receitas. Os meus boletos já estão agendados no banco, serão pagos no dia 30/12, próxima segunda-feira. Mas por outro lado pode perder a receita do pessoal que quer, precisa ou só pode pagar um pouquinho cada mês. 

Para piorar, até onde sei o Sou Botafogo não está atualizando os dados do site do Futebol Melhor, e creio que aqueles descontos em supermercados como o Extra, Carrefour, Campeão, Super Prix, etc. não estão funcionando para os novos sócios. Esta é uma questão que esqueci de perguntar pessoalmente, mas já mandei via o formulário de contato do próprio Sou Botafogo. É um atrativo interessante para se fazer um ST, para todos os clubes que aderiram ao movimento, e que parece não estar sendo mantido adequadamente pelo SouBotafogo.

Espero ter ajudado um pouco a galera.

Abraços.

16 comentários:

  1. Boa tarde Henrique e galera.

    Conforme comentei na postagem anterior, impossibilitado de me deslocar até General Severiano, liguei para o fone do 'Sou Botafogo' e, orientado pela atendente, fiz o recadastro pelo site mesmo. E completo, é muito mas muito fácil mesmo. O fone do Sou Botafogo é (21)40039979 mas quem tiver cadastro no site do Sou Botafogo já pode fazer isso direto.

    E achei bom para todos, para nós e para o clube. O clube pode arrecadar todo o valor de uma vez (semestral ou anual) e para nós também deixa de existir a preocupação de correr atrás de boleto para pagar todo dia 20.

    Paret.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paret,

      Acho que ter a opção de pagar semestral ou anual ótima. Mas poderiam ter também opções trimestrais e mensais, e oferecer descontos progressivos de acordo com o tempo. Eu optei pelo semestral, não sei se fosse anual teria desconto maior, pelo que entendi não.

      O cadastro pelo site realmente é simples. Para o seu xará, meu filho mais novo, eu já havia feito o cadastramento pelo site só não havia ativado, então na hora não precisei de nada, foi só informar o CPF e receber o boleto de pagamento.

      Abraços.

      Excluir
    2. O desconto no semestral é de 5% e no anual de 10%. Hoje, a atendente que recebeu a minha ligação era daquelas que todo teleatendimento deveria ter, ou seja, muito solícita e educada (Ingrid).

      No meu caso, optei pelo semestral mas sem desconto, já que paguei pelo cartão de crédito e não em boleto bancário.

      Paret.

      Excluir
  2. Henrique, se receber a resposta sobre os descontos nos supermercados nos informe, por favor.
    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora não me responderam, Cadré.

      Assim que eu souber alguma coisa, informo por aqui.

      Abraços.

      Excluir
  3. ANDERSON SILVA -

    O FATO - Que se recupere rápido. Vi as imagens pela TV e por si só já eram de alarmar. Hoje, no site UOL, tem outra que mostra o quão grotesca foi a quebra da perna do atleta. Como pai de família e como ser humano, merece o melhor, merece se recuperar e seguir a sua vida.

    A LUTA - Diferentemente de outras ocasiões nas quais penou no primeiro round mas se saiu bem depois, ontem estava praticamente sendo humilhado e, na volta (2r), sem qualquer perspectiva de mudar as coisas, caminhava inapelavelmente para a derrota. Poderia sim encaixar um golpe mas a insegurança e a força e, em outra ponta, a crença na vitória do adversário o estavam minando. Como eu disse, se encaixasse um golpe e vencesse seria novamente incensado, mas o que se via era que poderia (pelo menos 80% de chances) perder e perder feio, humilhado, sangrando no chão, sem forças para reagir.

    Tomará ainda cuidado a mídia ao cultuar determinados ídolos, analisando-os mais por resultados não tão esportivos e mais por ações marqueteiras e diferenciadas? Até de Chael Sonen, um lutador conhecidamente fraco, ele já havia tomado sufôco num primeiro round.

    Fica uma lição e tanto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois dessa fratura feia... agora esta notícia do Schumacher.

      Chateado com isso. Tomara que se recupere e fique bem.

      Abraços.

      Excluir
    2. De forma acidental ou natural, que fim de ano hein?

      Nilton Santos, Schumi e Anderson. A bruxa tá solta mesmo.

      Paret.

      Excluir
    3. Bom dia caríssimos Botafoguenses.

      Meu grande Paret, assino embaixo tudo que vc escreveu no seu último parágrafo.

      Até quando nossos atletas cairão neste conta do vigário do dinheiro fácil, quando não são por empresários gananciosos, é a Tv Globo que os incita a fazerem coisas cujo tempo já passou, apenas com um resultado, eles ganham o dinheiro e o atleta se expõe a passar ridículos, pois se perder eles perdem, se ganhar todos ganham.

      Exemplos não faltam, de jogadores de futebol acabados e que vivem de nome(e precisou um Marroquino dizer isso) a atletas de outras modalidades(principalmente na ginástica e no automobilismo) que são elevados pela mídia, mas que na prática se mostram incapazes de ser algo que valha tanta propaganda. Os que realmente valem só são reconhecidos após ganhar alguma coisa, e assim mesmo porque dá algum retorno.

      Realmente fica a lição e espero que tenha servido mesmo, não para a mídia, mas para todos os atletas que na minha opinião são enganados pelo dinheiro fácil e correm até risco de vida.

      Que Anderson Silva realmente se recupere e faça uma reflexão se vale tanto risco para agradar a Tv e aos empresários que só ganham as custas destas pessoas. Ficar velho levando soco na cara de graça, é muito triste.

      Um abraço a todos.

      Excluir
    4. É Luiz mas neste caso específico, um se amarra aos outros ou seja, a grande mídia os usa para apodrecer em matéria de riqueza mas também eles saem das periferias e até a miséria para os carrões zero quilômetro e, vários deles, para as mansões no primeiro mundo.

      O que falei em termos de lição é saber a hora certa de tomar suas decisões. Se está na hora de parar, que o cara pare ao sentir que alguém já está bem melhor. Não sei se vão aprender pois o box já mostrou que não param, que sempre voltam atrás de milhões e de risco de vida mas um dia alguém aprende. Quem sabe a lição estará na perna quebrada do Anderson? Até piada de humor negro já andaram fazendo. O povo do face tá zoando, dizendo que ele é o ser humano mais cotado a entrar em 2014 com o pé direito.

      Paret.

      Excluir
    5. Em tese concordo com o que vc disse.

      Mas quis fazer uma síntese do que sinto hoje quando se usam atletas já desgastados pelo tempo(para não chama-los de velhos) em coisas que nitidamente não haverá mais as mínimas condições de sucesso. Tudo bem que Anderson Silva tinha que lutar novamente, até para satisfazer o seu ego pessoal de que era capaz disso. Mas será que era necessário mesmo. Já é um cara rico, precisava se expor daquela maneira, tomou soco na cara o primeiro round inteiro e provavelmente seria nocauteado novamente. Como poderia ganhar de um cara quase dez anos mais novo do que ele. É exatamente isso que quis dizer. Apenas para agradar empresários e a Tv?

      Talvez por ter nascido em uma outra época, onde os esportes tinham pouca importância na vida cotidiana, poderia até dizer que o único era o futebol, e assim mesmo era marginalizado(não fui jogador profissional porque meu pai não deixou com este argumento) penso de maneira diferente.

      Na outra ponta das coisas, vemos novos valores saindo do país apenas pelo dinheiro, como foi o caso do Vitinho, sentado no banco tremendo de frio, pois não está acostumado com 10 graus abaixo de zero. Para agradar empresários, para servir de lavagem de dinheiro, quando poderia estar aqui no Brasil quem sabe ganhando uma pequena fortuna, amadurecendo para o futebol e ser negociado para um clube europeu em vantagens muito melhores daqui há dois anos.

      Portanto, meu caro cada cabeça uma sentença, enquanto os esportes seja lá em que modalidade seja, mas principalmente no futebol for dirigido por empresários e principalmente pela Tv, salvo alguns atletas que por terem maior cultura e nivel social mais elevados, veremos estes acidentes acontecerem ou ver atletas consagrados passarem situações ridículas, como foi Ronaldinho Gaúcho e agora Anderson Silva que foi salvo da derrota pelo acidente acontecido.

      Excluir
    6. Caros, isto tudo se resume aos 15 minutos de fama, e aos ídolos descartáveis.

      Não é só esporte. Qualquer coisa na mídia está ocorrendo assim, como se pode ver por estes pseudo-famosos que aparecem em tudo que é propaganda e programa de variedades em um ano, são top 10 em todas as redes sociais, isto em um ano, e no ano seguinte ninguém sabe mais quem é.

      Eu desconfio que este ciclo, esta forma de se fazer ídolos a qualquer custo, ainda vai durar mais um pouco.

      Abraços.

      Excluir
    7. É isso mesmo Luiz. Vimos todos a mesma luta, ou seja, ele apanhou no primeiro round como em outras lutas mas não saiu para o segundo com a confiança histórica, ou seja, poderia sim encaixar o seu golpe mas o mais certo seria ir para o chão e ser nocauteado de vez.

      As próprias declarações do garoto vencedor, para quem não vive sonhando e vê (ouve) as coisas pelo lado prático, já dão o tom do momento: "ESTUDAMOS TODA A ESTRATÉGIA DELE, DAS PALHAÇADAS AOS CHUTES".

      O Anderson queria entrar na mente dele na primeira luta, segundo contou o garoto e assim, sendo americano e bem assessorado, foi sim para arriscar mas, principalmente, foi preparado pra esta estratégia. Já no sábado, a cada chute tomado ele já tinha a defesa pronta pois se o Anderson não encaixasse um, o mais certo era ser atingido pois não é tão bambambam assim. É bom mas para vencer, sempre contou com o fator 'desestabilização' do adversário.

      Paret.

      Excluir
    8. Concordo com o que o Luiz disse, usam o sujeito visando apenas o lucro, não estão preocupado com a saúde da pessoa. Ele já tinha passado da hora de aposentar, lógico que não tinha mais o pique necessário, e só um "milagre" para ele sair vitorioso. Eu lembro do caso Maguila, que não foi diferente. Um sujeito simples, humilde mas sem a mínima condição de disputar cinturão. Como ele virou meio que um folclore e estava dando "ibope" (quebrando o galho do Montenegro... rsrsrsrrs), socaram uma luta em que ele poderia ter morrido. Tudo por dinheiro fácil, às cultas da vida alheia.

      Abs.

      Alexandre.

      Excluir
  4. Notícia interessante. Só temos que colocar um filtro em relação às torcida "regionais", na comparação com os times com torcidas em nível nacional e até mundial. Portanto eu separaria os times, segundo esse critério. Vejam a matéria a seguir:

    http://www.fogaonet.com/semcategoria/em-ranking-de-publico-por-proporcao-botafogo-fica-a-frente-de-fla-vasco-e-timao/

    E para fechar esta postagem, um ótimo 2014 para todos.

    SAN

    Alexandre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre. Bom dia amigão e um feliz 2014.

      Li a matéria mas confesso que o que mais me chamou a atenção nas matérias na lateral da tela do site foi mesmo a volta do interesse em Maxi López. EStou até fazendo postagem sobre o tema.

      Paret.

      Excluir


Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG