Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

13 de set. de 2012

EMPATE RUIM, EMPATE NORMAL, BOM EMPATE



BOTAFOGO 1 X 1 INTER
Um resultado ruim para o campeonato. Empate, em casa, perdemos 2 pontos, o Vasco e o G4 ficou a 4 pontos de distância. Começamos abafando, marcação em cima, não deixando o Inter sair, mas não chutamos a gol. Falta a finalização, principalmente quando jogamos contra times mais bem armados na defesa e que sabem marcar e tocar e contra-atacar.

O Inter veio satisfeito com o empate, mas buscando surpreender aproveitando o espaço que o Botafogo deixasse. Na verdade as duas equipes se respeitaram muito.

Seedorf fez falta, e não tínhamos Renato para substituí-lo. Márcio Azevedo e Fellype Gabriel não estavam numa boa noite, nos deixando com poucas opções de ataque pela esquerda. No meio, Gabriel e Jadson tiveram sua prova de fogo, definitiva, e mesmo contra um time altamente qualificado, deram a segurança necessária à defesa, sem deixar de apoiar o ataque. É fato que hoje Jadson foi um pouco mais discreto, mas muito pelos méritos do Inter, que sabia marcar e travar o jogo, e com a complacência do árbitro, matava os contra-ataques à base de faltas, pouco levando cartões por isso.

Considerando a ausência de Seedorf, mais nossos outros desfalques, tendo entrado em campo com os garotos da base Gabriel, Jadson e Dória, contra uma equipe com D´Alessandro e Leandro Damião em campo, e Fórlan no banco, que acabou entrando no segundo tempo, podemos dizer que foi um empate normal. 

São duas equipes com desempenho semelhantes no campeonato, e que foram muito parecidas no jogo. Começamos melhor, terminamos melhor, mas o meio da partida foi dominado por eles.

No final, terminamos com os garotos Dória, Gabriel, Jeferson e Cidinho em campo. Realmente a base floresceu. Nosso gol de empate saiu em bela alçada/lançamento de Jeferson, que encontrou Cidinho na área, pronto para finalizar.




 
No final, podíamos ter vencido, ficou certo gosto de derrota, inclusive pelo pênalti não marcado no Elkeson (posso dar um desconto, pois a visão do árbitro estava meio encoberta). Foi um bom jogo, não pelo lado técnico, mas pela disposição das equipes, e por finalmente o Botafogo começar a apresentar um padrão de jogo. Ainda falta muita coisa para acertar, como presença de área e aumentar as finalizações de fora da área, ainda mais em jogos travados como este. Então não foi um empate bom, mas foi um bom empate.
Abraços.





Olá amigos. Como sempre, não li o texto do Henrique mas como tive que abrir a tela, vi algo sobre 'empate ruim para o campeonato' lá no começo. Vou me permitir discordar em parte do nobre amigo por um sincero motivo: não tínhamos hoje como suportar pressão, mesmo de um Inter jogando mal, com o nosso time escalando 3 a 5 garotos da base, com o temerário Fábio Ferreira na zaga e eles, vindo com Damião, D´Alessandro e suas sempre perigosas novidades (uma delas atende hoje pelo nome de Fred).

A superioridade do adversário sobre o time que conseguimos colocar em campo era visível em cada bola disputada, em cada passe e em cada triangulação que eles faziam muito bem, e que na nossa vez sempre resultava em passe errado. Tivesse este adversário hoje o pique do ano passado, temo que teríamos amargado outra derrota das que sempre têm nos impingido aqui nos nossos domínios.


As imagens do jogo - Lancenet
E com tudo isso, vejam a ironia do futebol: não ganhamos a droga do jogo devido a um pênalti não marcado a nosso favor (o segundo em dois jogos seguidos). O que vi de bom então nesta partida foi mesmo a garotada. Jadson, mesmo hoje sem a produção dos últimos jogos, ainda assim esteve corajoso, tentando jogadas de meia de criação e destruindo quando a sua missão era a de volante. Do Gabriel nem preciso mais falar, tal é a adoração dos comentaristas pelo garoto.

E por fim meus amigos, um pedido bem firme e decidido: SR. OSWALDO DE OLIVEIRA. SE O SENHOR, NA VOLTA DO ANTONIO CARLOS, NOS VIER DE NOVO COM AQUELA ZAGA FORMADA POR ELE E PELA CACATUA, TODA A RESPONSABILIDADE PELOS JOGOS QUE FATALMENTE PERDEREMOS SERÁ ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE SUA.

A nossa zaga agora é Dória e Antonio Carlos, ou seja, grande parte dos anseios da galera (atacante, meia e zagueiro) foi atendida, lá atrás, com uma formidável solução da base. Dória foi hoje, na análise do comentarista da Rádio Globo, o craque deste jogo, visto até ter dado condição para o Leandro Damião no gol deles sim, mas ter tido quase que parcela ínfima de culpa na jogada, toda ela desenhada pelo destrambelhamento da Calopsita abestalhada.

Então meus amigos, o que achávamos que aconteceria esta semana, 3 pontos hoje e a tentativa de 3 no domingo com bom aproveitamento se trouxéssemos 1, passou a ser agora necessidade de vitória contra a enjoada Ponte Preta. Vai ser carne de pescoço encarar este time lá em Campinas mas por outro lado, time que tem as aspirações do Botafogo não pode esmorecer ante obstáculos que virão daqui até o fim. Foi isso o que vi deste jogo e o que penso desta rodada.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

11 de set. de 2012

PROVA DE FOGO


Amigos, nesta quinta-feira às 21 horas, dia 13 de setembro, no Stadium Rio, O NOSSO ESTÁDIO, o Engenhão, teremos uma prova de fogo, ao enfrentar a bem qualificada e concorrente direta na briga por vaga no G4, equipe do Internacional.

Alemão entra para livro dos recordes ao percorrer 120m em chamas
Estamos vindo de 3 vitórias maiúsculas, o que dá confiança. Mas ao mesmo tempo seguimos com certa insegurança: Poderá a garotada segurar as pontas contra qualquer adversário? Veremos uma casa arrumada, ou somente muita correria, esforço e vontade de vencer? O retorno de algum dos antigos titulares reforçará com a experiência ou enfraquecerá a equipe?

Neste momento uma boa apresentação, com o time atuando bem e coeso, poderá cativar a torcida, independente de resultado. Por outro lado, uma vitória, mesmo jogando mal, nos colocará numa posição muito boa na tabela, talvez até ótima, e poderemos saber isto de véspera, pois na quarta teremos os jogos de Vasco x Palmeiras e Atlético-MG x São Paulo.

Não temos gordura para queimar, pelo contrário, estamos correndo atrás, buscando tirar a diferença, então os 3 pontos me parecem a prioridade. A massa, a grande galera alvinegra, deve se fazer presente mais uma vez (maior média de público do Rio de Janeiro). Acertadamente a diretoria manteve a promoção, e o horário de 21 horas ajuda bastante, pois não é muito cedo para inviabilizar a saída do trabalho, nem tarde demais para complicar a chegada em casa depois do jogo.



Vamos assistir ao começo da rodada, secando também Cruzeiro e Fluminense, e o Grêmio que joga no mesmo horário que nós. Também vamos esperar para ver qual será a escalação que Oswaldo trará. Eu espero que ele não faça muitas mudanças, pois a mescla de experiência com juventude vem funcionando muito bem. Sigo torcendo, mas ainda muito triste de ver um grupo sendo formado já com praticamente dois terços do campeonato jogado.

Mas estou confiante, prova de fogo é conosco mesmo. Dá-lhe Fogão!

Abraços!

9 de set. de 2012

E O G4 ESTÁ LOGO ALI...

 

BOTAFOGO 3 X 1 NÁUTICO

Agora em busca dos 12 pontos seguidos

E não deixem de curtir no Humor da galera, a nova/velha fase de um conhecido adversário.

Amigos, não fiquei na TV, pois estive fora de casa. E nem no rádio, uma vez que nenhuma das rádios que consegui sintonizar no meu celular transmitiam o jogo do Fogão. Era tudo o jogo do Inter contra o Flu. Um absurdo, mesmo estando lá a disputa da liderança, considero inaceitável que fosse o jogo da TV e de umas 6 ou 7 emissoras de rádio, ao mesmo tempo, sem nenhuma transmissão do jogo do Botafogo.

O que sei é que a garotada deu conta, mas não dá para se fiar sempre nisso. Vou aguardar o texto do Paret e acompanhar a galera nos comentários, sem muito a dizer sobre os dois gols do Elkeson e o gol do Andrezinho.

Abraços.





FOGÃO VENCE, NÃO CONVENCE TANTO
MAS MOSTRA EVOLUÇÃO


Olá amigos. Acabo de voltar da nossa linda Arena e vou tentar explicar em rápidas palavras o que foi hoje a tarde alvinegra. Primeiramente, qual um 'doente' distraído, dei mole com o horário e tive que "ser informado" do gol de letra do Elkeson ainda na Dom Helder Câmara (antiga Suburbana). Fiquei logo agoniado, visto perceber que poderia perder o melhor do jogo.


Elkeson - o incrível nome deste jogo


Ato contínuo, ao chegar à esquina da Henrique Scheidt (a rua de acesso ao setor norte), pude ir percebendo na corrida/caminhada para chegar ao estádio que a coisa estava boa, tal era a vibração do público que vinha lá de dentro. O eco soava por todo o Engenho de Dentro, mormente naquela área que é formada por residências e recebe o som das torcidas em dias de jogos de forma mais clara. Cheguei enfim a uma cadeira do setor Oeste superior e ainda vi o time jogando firme, tentando não dar espaços a um adversário perigoso sim pois percebi, após o jogo, que este Náutico não tinha vencido São Paulo por 3x0 em casa à toa. Acho mesmo que só acessei as arquibancadas ali pelos 23 minutos de jogo.

Percebia-se então claramente que a evolução do jogo mostrado pelo Botafogo, aos poucos, vai sendo vista no que a equipe produz no campo. Com a presença dos mais velhos e mormente do Seedorf, a garotada ganha tanta moral que hoje, era fácil ver Gabriel fazendo lances de lateral esquerdo experiente. Só vi o garoto perder uma bola no jogo inteiro e mesmo neste lance, correu atrás e desarmou o adversário afastando qualquer possibilidade de contraataque.

Nesta toada, o gol do Elkeson, novamente em passe do Andrezinho que segundo a narração e agora o vídeo foi quem cruzou para o seu primeiro tento, apenas coroou um ótimo primeiro tempo no qual todas as escaramuças adversárias eram facilmente afastadas pelo tranquilo Dória e também pelo sério Brinner. Estávamos praticamente sem todo o sistema defensivo titular e não sentíamos isso. Talvez só o Lima fizesse a nota destoante no bom toque de bola do time, que produzia boas jogadas na ligação defesa/meio, meio/ataque. Renan estava muito correto, a dupla de zaga jogou com seriedade e dali para a frente, quase todo mundo jogava sério e isto era o que importava.

Hoje, Andrezinho e Fellype Gabriel, dois dos motores da vitória da última quarta, não estavam num dia de inspiração mas mesmo assim, André participou dos três gols do jogo. Não é aproveitamento apresentado por jogador que se deva vaiar, como tentava fazer uma parte pequena (ainda bem) da galera presente ao estádio, mais de 18 mil pessoas (público maior, mesmo com a Leste Superior fechada, do que a do clássico entre os dois times que estavam entre os três primeiros).

E assim meus amigos, com a nossa defesa segurando o ímpeto do adversário na parte final da segunda etapa (e, claro, contando com a sorte pois sem ela nem se deveria entrar em campo), o time continuou buscando na técnica quando dava e na raça o tempo todo e acabou nos brindando com o belo último gol (os três foram lindos, como se pode ver no vídeo abaixo), quando Dom Seedorf de Nassau, que hoje preferiu coadjuvar a garotada, deu o ar de sua graça e serviu Andrezinho que só teve o trabalho de colocar a criança nas redes.

Que venha o Inter. O G4, como bem disse o Henrique no título da postagem, está por um pulo.

Os lances do jogo (incluindo os três belos gols) - Lancenet.

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG