Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

13 de jul. de 2012

NOSSOS ÍDOLOS






OLÁ PESSOAL. Aqui está o vídeo da despedida do Loco.


Assim devem ser tratados os ídolos. Vale a pena assistir o vídeo até o final, visto o fecho estar com uma imagem única, a verdadeira marca registrada do Loco Abreu no Glorioso.


Vá em paz, Loco. Jamais duvidamos do seu sangue alvinegro aqui no país. Que passagem pelo Grêmio que nada! Loco é Fogão, é do Fogão e jamais deixará de ser lembrado por nós. Loco foi Fogão até no dia da festa pela apresentação do Seedorf, simplesmente a maior contratação de um europeu pelo futebol brasileiro na história. Em plena festa, os gritos de 'Uh! El Loco' eram ouvidos a todo momento nas arquibancadas. 


Saiba Loco, que a vida 'destes Botafogos' aqui na terra brasilis estará definitivamente marcada pela sua presença em nosso solo sagrado, solo aonde pisaram Heleno, Garrincha, Jairzinho, Tulio e agora, Seedorf (para ficarmos apenas nestes 5). Jamais o esqueceremos, Loco Abreu. Parabéns pelo seu caráter e parabéns a todos no clube, pela sincera homenagem a um profissional sério e amado.





E que venha o próximo adversário. O Botafogo, definitivamente, deixou a fase 'montanha russa' para trás. Fizemos 6 gols nos 2 últimos jogos e podemos dizer que não tomamos nenhum, visto o pênalti lá em São Paulo ser obra e graça das parcas idéias sobre futebol que povoam a mente daquele árbitro do mal. O Fogão decolou e agora, ninguém segura. E quem sabe já neste final de semana, Loco e Caio não seguram o atual líder, hein? O Botafogo pode fechar a rodada com um espaço bem diminuto para os da frente e possivelmente, até ultrapassar o atual segundo colocado.


Vamos subir, Fogão! (by Seedorf).




E aqui,  numa inestimável colaboração do Carlos Henrique, uma das imagens mais significativas do nosso inesquecível Loco Abreu. Esta aí vai ficar num mural e se o clube não o fizer, fazemos nós aqui no blog. Tenho certeza de que é um evento que carece de legenda. Todos irão se lembrar e dar muita risada.




O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

11 de jul. de 2012

BOTAFOGO VENCE O CORINTHIANS


BOTAFOGO 3x1 CORÍNTHIANS
No Pacaembu
De novo

Voltamos para o G4, galera.




E o Botafogo foi mesmo a campo sem o Vitor Junior, um ato que pode ser colocado na categoria ‘falta de organização do futebol brasileiro, ou seja, se houve uma determinação da CBF para que a partida fosse adiada, nada mais justo do que se fizesse um acordo para que ambos os times pudessem ter seus anseios atendidos e não apenas um deles.


Fomos então buscar a vitória no campo e ela veio. E FOI UM AUTÊNTICO CHOCOLATE. Gostei muito do Cidinho neste jogo mas o ameba, o catarinense anti alvinegro, procurou segurar o nosso time do jeito que conseguiu. Marcávamos a saída de bola deles e a cada roubada, ele sempre se decidia pela falta contra nós. Mas nossa superioridade era tão grande, com vários atletas jogando bem, que o gol, aos 27 minutos, foi consequência deste domínio. E se o zagueiro não tivesse desviado a bola, certamente o nosso jogador que entrava pela meia iria conferir e marcar. Foi bonito ouvir o corretíssimo Edson Mauro, da Globo, repetindo o tempo todo “imaginem então quando o Seedorf começar a jogar”.


Já íamos pelos 35 minutos e Márcio ‘Cabelo’ Azevedo deitava e rolava ante seus marcadores (vários deles). Arranjou um cartão amarelo para o Romarinho, volta e meia ganhava nas saídas de bola pela lateral e preocupava em muito a marcação adversária. Só Andrezinho, apesar de não jogar mal, parecia não conseguir acompanhar a velocidade do time juntando rapidez com eficiência nos passes e saídas de bola, mas repito, jogava bem e evoluiu mais ainda no decorrer da partida. Mas vejam que incrível o que vou dizer agora: quem tem Márcio Azevedo tem tudo. Numa jogada perigosa contra a nossa defesa, aos 40 minutos, sobrou uma bola limpa para eles na esquerda e no cruzamento, quando um jogador ia empatar a partida, ele tirou a bola de forma incrível, com absoluta precisão.


A esta altura, a violência consentida rolava solta por parte do adversário. Antônio Carlos e Lucas Zen foram atingidos em jogadas subsequentes e ambos, sangrando muito, preocuparam o time e a torcida mas por incrível que pareça, não houve marcação de falta em nenhum dos dois lances. Mas o time foi para o vestiário com a vantagem e voltou no segundo tempo mais ligado ainda. Renato jogava um bolão, Lucas Zen não vacilava e Cidinho parecia um veterano, fazendo um jogo que ia da bola recebida na meia até à entrada da área. Lucas também fazia bela partida e numa linda jogada logo aos 10 minutos, iniciada pelo Andrezinho que com a bola no pé jogava muito bem, fez o cruzamento na medida para Elkeson ampliar. Uma nota a respeito do nosso 9: Elkeson não está bem no geral mas o seu empenho atual e o espírito coletivo recuperado o estão fazendo voltar aos poucos a ser o jogador que admiramos quando aqui chegou. Seu gol foi um prêmio a esta dedicação. E vejam meus amigos, ELE É O NOSSO NOVE.


Mas a verdade é que este time parece ter incorporado de vez o espírito vencedor do Seedorf e, claro, das nossas lendas históricas. Em mais uma jogada linda de todo o time, na bola muito bem conduzida pelo Andrezinho pela esquerda, saiu o cruzamento perfeito para Elkeson ampliar, mais uma vez como centroavante nato. 3x0 aos 24 minutos da etapa final e o time deles só havia perdido um atleta para o exterior e 2 por contusão, mas nós estávamos sem Vitor Junior e ainda incompletos por não termos substituído os que saíram. E o ameba paranense, em desespero total, começou a tentar evitar a goleada. Numa outra bela jogada aos 26 minutos, Andrezinho passou uma outra linda bola para o Cidinho mas o último homem calçou o nosso novo talismã que foi ao chão: claro que a falta não foi marcada.


Aos 35 minutos, Rodrigo Dantas entrou em campo no lugar do Fellype Gabriel (William já substituíra o Elkeson anteriormente) e continuou dando a mesma consistência de marcação na meia. O ameba foi indo, foi indo e conseguiu arranjar um pênalti a favor do adversário, um pênalti absolutamente ridículo, para que eles saíssem do zero. Mas a superioridade do melhor time era tamanha que o nosso adversário, um time médio que ganhou a Libertadores, continuou apenas tentando evitar a goleada. O adiamento da partida, enfim, foi melhor para o Botafogo.


No final do jogo eu ainda ri muito do Muller, ex ponta do São Paulo nos anos 90, comentarista da partida. Vejam que pérola mandou o antigo pontinha: “na nossa época de São Paulo, qualquer adversário que jogava contra nós vinha para cima pois queria ganhar do campeão da Libertadores”. Ô seu Muller. Menos, meu amigo. Este Corinthians é quase um timeco. Fosse encontrar um Bayern em dezembro, tomaria um sacode histórico. Ele só se tocou da mancada depois dos 42 minutos, quando teve que reconhecer que temos alguns jogadores de qualidade e que a nossa superioridade havia sido incontestável.


O sistema de marcação enfim, parece estar dando conta do recado. A semente plantada por Oswaldo de Oliveira está se transformando numa linda planta e a árvore não demora a surgir. A única dúvida que eu tenho agora é saber o que fará o comando do Botafogo para se sair bem no campeonato com a perseguição do apito.




Baile.

Os gols da partida - Lancenet

Fizeram a festa para nós. Esta é a pura verdade. Resultado perfeito, estamos no G4, a 4 pontos do líder. Toda a cara de que estamos embalando, e com várias contratações por chegar. Mas foi uma partida perfeita?

Vou me dar o direito de tentar procurar o que podemos melhorar, o que não funcionou direito. Mas é claro que se eu me limitar aos erros, pouco terei o que escrever.
Então começo com o óbvio, estamos vendo um craque nascer, finalmente. Cidinho brilhou soube jogar com a bola, tocar, abrir o jogo, e até marcar. Isso mesmo, ele foi muito eficiante no fechamento do meio, junto com Zen e Fellype Gabriel, o que obrigava o Corinthians a tentar as jogadas pelos lados, que acabavam parando em Lucas, Márcio Azevedo, Antonio Carlos e Fábio Ferreira.

Mas aqui entra o primeiro porém. Com todo o brilhantismo e velocidade no toque de bola, a falta de força física dificulta nas disputas por rebotes ou bolas rifadas. Ainda mais contra este time do Corinthians, muito forte fisicamente, com bastante disposição para correr, e entrando duro em todas as disputas, muitas vezes faltosamente e perigosamente, mas com a conivência do árbitro. Neste ponto, alguém contou quantas faltas o tal Romarinho fez? Absurdo.

Fellype Gabriel foi muito bem, fazendo até esquecermos que o principal desfalque da partida era nosso, uma vez que Vitor Júnior vem sendo nosso destaque em quase todas partidas. A conclusão é que nos demos bem, pois teremos nosso meia descansado para o jogo de domingo.

Os mais críticos podem dizer que nossa zaga dá sustos, e não estará errado. Mas o domínio do nosso meio era tão amplo, e a marcação na lateral tão eficiente, que poucas dificuldades passamos. Na verdade, o Corinthians pressionou e dominou a partida por somente uns 3 a 5 minutos, no final do primeiro tempo, e isso por estarmos sem o Zen e o Antonio Carlos em campo. Isso mesmo, somente com 11 contra 9 foi possível para eles obter o domínio da partida.

Renato merece capítulo à parte. Muitos podem acusá-lo de omissão. Ele realmente não tem um estilo de chamar o jogo para si, nem possui uma personalidade de chamar muito a atenção. Se foi um primeiro tempo discreto e preciso, no segundo tempo ele brilhou totalmente. Deitou e rolou no meio, ocupando o espaço por onde era impossível para o Corinthians jogar. Fez de quase tudo nos 45 minutos finais.


Renato esculacha Danilo. Contra o Bahia também teve um assim

Elkeson começou a gerar dúvidas. Começou apagado, sem presença de área e ajudando a marcar zagueiro e volantes, atrapalhando bastante a saída de bola deles. Mas no primeiro momento parecia ainda não convencer como atacante, referência de área. Mas no final foi isso que ele foi. Com presença, boa colocação, reflexo para antecipar e bom chute, fez dois gols da nossa vitória. Foi o homem de área, que pouco pode tocar na bola, mas quando o faz, decide a partida.

Andrezinho ocupou o meio junto com Renato, e para minha surpresa correu os 90 minutos. Sem perder a qualidade naquilo que faz bem, que é se apresentar para receber a bola, e passar com precisão. Ele, Cidinho e Renato dominaram o meio-campo.

Mas mesmo dominando o meio, o Corinthians também não dava espaços. Marcava por ali, e nos dava a mesma opção, jogar pelos lados. Mas a diferença é que por lá construímos as jogadas, com o apoio certeiro dos nossos laterais, que não mais atuam como alas, e a caída pelo lados de Cidinho, Fellype Gabriel, Andrezinho e mesmo o Elkeson.

No final, uma certa queda de ritmo, afinal era uma partida remarcada, jogo de meio de semana, na casa do adversário, e inteligentemente OO fez suas substituições, para poupar e preservar uns, para dar ritmo e experiência para outros. Willian, Rodrigo Dantas e Lennon entraram, substituindo Elkeson, Fellype Gabriel e Márcio Azevedo. E o árbitro que segurou o que pode de cartão para os corintianos e tratou como dividida de jogo todas as entradas pesadas deles, acabou por marcar um pênalti marotinho no final do jogo. Só para dar o gostinho para a torcida na festa deles, que foi um baile nosso.

Agora é manter a regularidade e somar pontos, até a estréia de todos nossos reforços. Estamos na briga.

Abraços!

10 de jul. de 2012

BOTAFOGO COMEÇA A REFORMULAÇÃO



Rafael Marques assinou hoje.

Começou para valer nesta semana a reformulação no elenco do Botafogo, no tocante à troca de jogadores visando maiores resultados e objetivos mais lá no topo. Rafael Marques assinou até dezembro de 2015 e vai ser apresentado oficialmente nesta quinta-feira. Com isto, saíram Maicosuel, Loco e Herrera e vieram o citado R. M., Vitor Junior e Seedorf. Quem disser que a troca não foi vantajosa pode não conseguir explicar as razões de tal opinião. Estamos sim esperando mais nomes pois, apesar da boa troca, o elenco continua com o mesmo número de jogadores e isto pode fazer falta na reta final do brasileirão. Mas em matéria de qualidade, acho que com este novo atacante o time volta a ter um respeitável homem de área.

E por falar em ídolos, Maicosuel, a exemplo do que ocorreu com Loco e Herrera, também recebeu sua homenagem do clube (foto abaixo), com uma publicação no Facebock do Fogão que levou o título de 'OBRIGADO, MAGO'. Tomara que o atleta consiga jogar o futebol que pode e sabe lá na Itália, pois não se trata mais de algo que possa ser bom para o clube mas em instância mais acima, é vantagem para o próprio futebol brasileiro. Toda sorte do mundo ao Mago e que sua carreira possa enfim deslanchar.



Mas o momento é de festa, meus prezados amigos. Continuamos, com muito orgulho, mantendo a imagem da chegada do Seedorf ao heliporto do NOSSO ENGENHÃO (abaixo), não somente pelo momento histórico para o clube como também pelo fato marcante para o blog, já que se trata de uma das primeiras produções independentes de vídeo do próprio BOTAFOGO ETERNO. Henrique já havia postado imagens aqui no ano passado mas esta aí abaixo e a outra que ele postou na matéria da vitória de sábado foram o marco inicial da nova fase do blog. Doravante, iremos aumentar gradativamente a quantidade de material próprio, visando consolidar a autonomia do nosso espaço com qualidade e autenticidade, o que sabemos ser do agrado de todos os que fazem este nosso sucesso, sucesso de 15 privilegiados alvinegros e dezenas, centenas de visitantes diários.

E no jogão de amanhã, até o momento em que esta postagem estava sendo fechada não havia qualquer novidade quanto ao Vitor Junior. O clube ainda tenta alguma solução mesmo tendo mantido o atleta aqui no Rio, mas parece que iremos mesmo de F. Gabriel. Confio numa vitória e também no time voltando firme para encarar o tricolor daqui de igual para igual no domingo. Merecemos os 18 pontos na próxima segunda-feira. Vamos que vamos, galera!

A chegada do Seedorf ao Engenhão - Fonte: Botafogo Eterno  
Vejam no efeito do farol da aeronave (a partir de 2:08min), 
uma estrela pousando em solo alvinegro


O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

9 de jul. de 2012

SEEDORF COMEÇA A TREINAR

A chegada do Seedorf ao Engenhão - Fonte: Botafogo Eterno  
Vejam no efeito do farol da aeronave (a partir de 2:08min), 
uma estrela pousando em solo alvinegro

Cheguei torcida linda, agora vamos fazer 
este time subir! (Seedorf) 

Bons profissionais temos muitos, mas é difícil 
ter um como ele (Amarildo sobre Seeforf). 


Olá galera. Hoje, falando praticamente como se fosse um holandês carioca, como se lê na camisa ofertada a ele pelo Prefeito do Rio, Seeforf declarou estar seriamente impressionado com o Botafogo e também querer títulos jogando pelo clube. E o trabalho já começa nesta terça, com a ilustre presença do craque no campo anexo do NOSSO ENGENHÃO para treinar pela primeira vez como jogador alvinegro.

Primeira entrevista do Seedorf como jogador do Botafogo - Lancenet

Pois é amigos. Agora é 'à vera'. A partir desta terça feira, entramos finalmente no patamar que a parte mais exigente da nossa torcida queria, aos poucos sim mas já em reta de subida. A atuação do time no último sábado, com aquela vitória que de tão convincente fez até o correto time do Bahia, que já tirou ponto de muita gente boa neste campeonato, perder o rumo e o caminho de volta para Salvador, foi tudo o que precisávamos para que o holandês pudesse chegar na mais completa paz, a fim de começar a fazer o seu trabalho sem sobressaltos ou maiores cobranças.

As previsões menos otimistas dão conta de que no dia 22 deste mês (o quarto jogo a partir do desta quarta feira), ele poderá fazer a sua estréia. Será contra o Grêmio, diante de possivelmente mais de 40 mil torcedores, e numa previsão simples para uma possível subida de produção da equipe, com um verdadeiro show no campo e nas arquibancadas.

Então meus amigos, eu acho que agora é hora de acreditar. Temos que ajudar o time, apoiar os atletas que ficaram até por já termos visto sairem todos os que não estavam rendendo o que queríamos, e com isto, podemos estar dando um passo certo para chegarmos ao final do ano de maneira diferente do que vem ocorrendo este tempo todo. Vamos torcer então e se as coisas não caminharem como estou achando, aí sim cobramos mudanças e gritamos por melhores ações e atitudes.


Seedorf fala aos alvinegros no gramado do Engenhão - Lancenet

O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG