Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

14 de mar. de 2012

BOTAFOGO EMPATA COM O TREZE


BOTAFOGO 1X1 TREZE PELA COPA DO BRASIL


Nas primeiras imagens de João Pessoa, o barulho da torcida alvinegra impressionava até mesmo por sabermos que o nosso time arregimenta sim o torcedor quando joga fora do Rio, em Brasília, em Vitória e ainda nesta região do nordeste mesmo, mas isto quando a fase é brilhante e desta forma, causou espanto ver tanta gente aos gritos de “Fogo!” com o time ainda sendo montado, ainda em início de temporada e sem resultados convincentes. 

Oswaldo, na entrevista antes da partida, disse que estávamos iniciando nosso trabalho na Copa do Brasil/2012 e que assim, o passado tinha que ser deixado lá mesmo, vez que nada de produtivo iria trazer. Então, no jogo, entramos com Cidinho, Felipe Menezes e Elkeson e também com o time muito ligado, com Márcio Azevedo fazendo boa jogada ainda antes do primeiro minuto, depois numa excelente troca de passes entre Herrera e Elkeson aos 3, na qual Herrera cruzou nas mãos do goleiro, e em outra excelente bola do Elkeson em inversão para Márcio Azevedo aos 6, na qual Herrera bisonhou e chutou nas mãos do goleiro. Aos 10, Herrera novamente pegou bola em que a defesa saiu errado mas, em vez de cruzar, novamente foi afoito e chutou por cima. 


Nosso bravo "Erreira", lutando contra si mesmo, contra o adversário e a bola - Lancenet.

Cidinho e Felipe Menezes, além dos erros do “Erreira”, também eram outros que não apareciam efetivamente para o jogo e isto, com o nosso time jogando muito bem mas é aquilo, o gol não sai, nossa marcação que anda claudicando com o Zen não consegue conter o adversário e aí, São Jefferson começou a ter que operar milagres. Nosso time então, sendo mais marcado e principalmente atacado, arrefeceu nas jogadas de frente e procurou cuidar mais do sistema defensivo, indo à área deles em jogadas eventuais, mas deixando com isto o adversário bem mais tranqüilo para buscar o melhor posicionamento e tirar nossas bolas da sua área. 

Chegamos aos 38 de partida com alguns jogadores “a menos” em campo e veio a notícia, pela transmissão da TV, de que Maicosuel havia descido ao vestiário para iniciar o aquecimento. Várias eram as opções de jogadores que poderiam sair para ele entrar em campo no segundo tempo. O jogo, nesta altura, começava a ficar feio e já tomávamos bolas e mais bolas de perigo na nossa área. Lá na frente, o sempre reclamado Herrera mostrava toda a sua inoperância, jogando de forma afobada e reclamando mais do que jogando. Podemos então dizer que tivemos sorte, com a falta de capacidade do argentino para fazer gols, em não sair deste primeiro tempo com placar adverso. 

O Fogão voltou para o segundo tempo com o uniforme preto, tentando ver se o branco usado anteriormente levava consigo a má sorte das bolas que assustaram o goleiro adversário mas não entraram. Maicosuel voltou no lugar do Cidinho, igualmente frágil para encarar um jogo destes, e começamos de novo o jogo apertando a marcação, não deixando o adversário respirar na saída de bola mas Herrera, Zen e F. Menezes estavam muito mal. Maicosuel não agüentou a volta da contusão, sentiu a coxa direita (a mesma na qual se machucara na Taça GB) e teve que sair para a entrada do Jobson e isto foi uma pena, pois um dos três citados como estando mal em campo é que deveria ter saído. 

O time pareceu então sentir o problema do Mago, voltou a jogar mal e trouxe de novo o adversário para a nossa área. O jogo foi correndo, tentávamos chegar de qualquer maneira, o adversário, nas suas limitações, tentava nos atacar e fazia isso muito mais organizado do que nós. Jobson mostrou que tínhamos razão no último jogo, ao perceber e trazer aqui a informação de que seu ritmo de jogo ainda levará mais algumas partidas para chegar ao normal. O zero a zero então foi se perpetuando no placar, tornando-se um fantasma a mais para o jogo da volta por dar ao adversário até uma vantagem em termos de resultados em relação a nós e o tempo também começou a correr contra. 

Mas quem está em fase de sorte acaba sempre aparecendo e Herrera, numa boa jogada do Márcio Azevedo, aproveitou bola cruzada na área, aproveitou-se também da deficiência técnica do adversário aonde um zagueiro lhe deu condição e marcou nosso primeiro gol, isto já aos 22 minutos. Meus prezados amigos do blog, se este gol poderia significar nossa redenção em campo, muito ao contrário, trouxe de vez o adversário para a nossa área, provocando mais alguns milagres de São Jefferson e com o Jobson ainda buscando seu melhor condicionamento, nem os contraataques eram capazes de nos deixar mais tranqüilos no jogo. 

É incrível como Herrera toma seus cartões por reclamar do que não existe, como numa jogada em que se atrapalhou com a bola na área aos 33 minutos e começou a esbravejar. Parece incrível reclamar justamente do jogador que fez um gol tão importante numa competição como esta, mas a verdade é que a sorte dele um dia sempre acaba e aí, jogamos efetivamente com um a menos. Aos 37 minutos, nosso Cai-Caio entrou no lugar do F. Menezes mas, para variar, nada fez na partida. Aos 39 minutos, Jobson perdeu 2 gols em 30 segundos, provando tudo o que se disse aqui sobre sua melhor forma e com isto, a chance de eliminar o segundo jogo escapou mais uma vez. Só que o castigo ainda estava guardado para o final. Elkeson enfeitou uma bola no ataque aonde estávamos em vantagem de jogadores e na volta, eles conseguiram escanteio e na sequência, mais uma jogada em que Márcio Azevedo deu condição para vários jogadores adversários e assim, tomamos o gol de empate. 

A partida daqui, mais uma vez, vai ser bem complicada. A inexplicável falta de tranqüilidade do nosso time nos deixa de novo com a missão de ter que sofrer um desgaste desnecessário para passar da primeira fase e Elkeson, se não fizer chover, vai sofrer aqui na mão da torcida nestes dias.


Caros,

Antes do jogo combinei com Paret dele fazer a postagem, e eu viria com uma análise do andamento da Copa do Brasil como um todo. Mas depois desta partida me senti na obrigação de escrever pelo menos 5 palavras sobre o desempenho do Botafogo:

Ruim, muito ruim, ruim demais.

Agora vamos à Copa:

Com jogos a serem realizados amanhã e na quarta e quinta-feira da semana que vem, já temos definidos 6 confrontos da próxima fase:

Ceará x Paraná
Bahia x Remo
São Paulo x Bahia de Feira
Atlético MG x Penarol
Sport x Paysandu
Vitória x ABC

Além destes, mais 7 clubes esperando o adversário, entre eles o Guarani, que venceu o Brasiliense por 3 a 0 na partida de volta e garantiu a vaga para enfrentar o vencedor de Botafogo e Treze.

Dos inicialmente favoritos, passaram com folga os mineiros Cruzeiro e Atlético-MG. São Paulo vacilou na primeira partida, vencendo por 1 a 0 magro, mas se recuperou com uma goleada de 4 a 0 hoje, quatro gols de Luís Fabiano. Grêmio também sofreu para vencer sua primeira partida, por 3 a 2, de virada e nos instantes finais, e jogará na próxima quarta para confirmar a vaga. Em situação até pior ficamos nós, com um empate em 1 a 1. Mesmo assim, pelos resultados, Grêmio e Botafogo não perdem a condição de favoritos. Mas a irregularidade e fragilidade que ambos vem apresentando desde o início do ano, ou mesmo final do ano passado, perdem o favoritismo para os citados mais acima.

Entre as surpresas que a Copa do Brasil sempre nos reserva, ainda não temos nenhum destaque. O Treze, mesmo com a disposição demonstrada e o empate arrancado nos acréscimos, não pareceu ter condições de surpreender. O Bahia talvez seja uma equipe não favorita a chegar a fase bem avançada, pois conseguiu sua classificação com facilidade ao obter uma vitória por 3 a 0 frente ao Autoesporte, o atual vicecampeão paraibano. Mas terá que confirmar isto agora contra o Remo.

Da parte do Botafogo, cabe arrumar bem a casa, e decidir logo a questão de reforços, pois parecem imprescindíveis. Passando pelo Treze, enfrentaria o Guarani. Passando pelo Guarani, o caminho nos reserva o vencedor de Vitória vs ABC de Natal, nas oitavas. Não é um caminho complicado, a menos que o próprio Botafogo queira complicar, como fez hoje.

E pior, ultrapassando as oitavas, temos ainda na briga pela outra vaga nas quartas: Coritiba, Nacional, ASA, Sta Quitéria, Sport e Paysandu. A tabela nos é favorável. Não chegar à semifinal seria um desastre. O que assusta é que o desastre não parece improvável.

Abraços.



O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

13 de mar. de 2012

QUE O TREZE NOS TRAGA SORTE


 Caros,

Nesta quarta-feira, amanhã, inicia-se a campanha do Botafogo na Copa do Brasil 2012. Nosso primeiro adversário será o Treze de Campina Grande, entretanto, por questão de sanção aplicada ao clube paraibano, o jogo acontecerá em João Pessoa, às 22 horas, no estádio Almeidão.






O que devemos esperar deste jogo? Dizer que vencer por 2 ou mais gols é obrigação seria assumir uma soberba, típica de outras torcidas. Devemos respeitar o adversário, o Treze é o atual campeão paraibano, e foi quinto colocado na série D do ano passado, não conseguindo ascender à série C. Alguns dirão: “Mas ora bolas, e isso é currículo?”. É, e não é.

Nosso objetivo sem dúvida deve ser eliminar o jogo da volta, e iremos conseguir isso sabendo respeitar e entender o adversário. Certamente o objetivo principal deles, que estão em segundo lugar no campeonato local, buscando o tricampeonato, será conseguir o jogo de volta, vir ao Engenhão, e aumentar a exposição do clube e dos jogadores. Por isso devemos construir o placar com calma, e saber que mesmo alcançando o 1 a 0 eles não terão pretensão de sair para o jogo.
Somemos a isso os desfalques que eles também têm, e devemos esperar um ferrolho. A paciência será o primeiro exercício. Mas não devemos abdicar de atacar, incisivamente, pois é Copa, e o regulamento é bem claro em dar bastante valor ao gol fora. É importante já começarmos a exercitar esta postura desde a primeira partida, para poder ter êxito e chegar à derradeira partida de 25 de julho, último jogo desta Copa do Brasil.

Esta é a competição que de verdade nos interessa neste primeiro semestre, mesmo que entremeada com campeonato carioca e depois com as primeiras rodadas do Brasileirão. No momento 7 equipes já garantiram sua participação na segunda fase: Ceará, Cruzeiro, Ipatinga, Bahia, Juventude, Paysandu e ABC. Ao final de quinta-feira, mais equipes terão garantido sua classificação, e podemos fazer um desenho mais detalhado do seguimento da Copa.

 Passando pelo Treze nosso adversário virá do confronto entre Guarani e Brasiliense.  Mas enquanto o jogo da noite não vem, vamos ficar de olho na semifinal do IFA Shield 2012, o tradicional torneio indiano, onde o Botafogo, com uma equipe sub-23, enfrentará o time local Prayag United, às 6:30 da manhã no horário de Brasília (15 horas lá na Índia).Que a manhã comece bem, para noite terminar melhor ainda.




Abraços.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG