Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

11 de fev. de 2012

BOTAFOGO VENCE O BONSUCESSO POR 4 A 1




Amigos, vou ser curto, e deixar a análise precisa e detalhada para nosso blogueiro-mor, o Paret.


Achei o time consistente sem ser brilhante. Não concordei com as críticas dos comentaristas da TV, e nem com as vaias da torcida. Acho que o time entrou meio lento, esperando conseguir o domínio territorial e deixando o Sol baixar um pouco, para matar a partida já sem tanto calor.


Poderíamos ter aberto o placar antes, no chute no pé da trave do Felipe Menezes, que se não foi brilhante, fez uma partida boa para quem não tinha o mesmo entrosamento e ritmo. Elkeson continua na ascendente, Márcio Azevedo realmente recuperou a confiança, e coloco como nota negativa o comportamento da torcida. Pedir Herrera, vá lá, gosto do futebol do argentino, apesar de suas limitações, e ele foi merecedor dos gols que fez, mas as vaias ao time e em especial ao Felipe Menezes quando o placar estava 2 a 0 só jogaram contra. Creio que por conta destas vaias vi o time voltar ao nervosismo, o Menezes passar a errar o que não errava, e acabamos tomando um gol num apagão.


Felizmente a equipe se reergueu, e Cidinho entrou muito bem, Herrera foi eficiente, e o placar não foi maior por excesso de firulas e preciosismo do Loco.


Com 4 a 1 assumimos temporariamente a liderança do grupo, e se o Flamengo não conseguir uma vitória por 6 a 0 contra o Nova Iguaçu, nos bastará um empate contra o Macaé para chegarmos à semifinal.


A confiança e consistência vão se consolidando. Sem arbitragens (deixo para o Paret e Alexandre falarem, pois o assunto daria panos pra manga, de tão ruim que foi) e torcida de corneteiros atrapalhando, podemos chegar ao título da Taça Guanabara sem muito sufoco. Sexta partida sob o comando de Osvaldo de Oliveira, 3 vitórias e 3 empates, sendo um clássico jogado. Um bom começo.


Abraços.





As imagens do jogo - LANCENET


Hoje galera, nos momentos pré-jogo, chegou o nosso seguidor de número 50. Ricardo Oliveira fez seu cadastro de seguidor no blog. Vamos aproveitar este dia de vitória linda para desejar boas vindas ao novo alvinegro no pedaço. Agora meu amigo Ricardo, sinta-se em casa e comente à vontade.

Na mesma balada do jogo anterior, Márcio Azevedo regular (incrivelmente regular), Mago correndo atrás do drible perdido e com a falta de condições de jogo do Predador (Andrezinho... rsrsrs... predador ou alien?), fomos de Felipe Menezes na meia. Só que desta vez, o time já um pouco menos organizado do que na última terça-feira na goleada contra o Olaria, não conseguia produzir o que se esperava e a confusão então imperava em campo.

O treinador do Bonsucesso, o nosso campeão Gottardo, declarou antes do jogo que era uma partida importante para o seu sonho de ser treinador, completando que “o Botafogo sempre foi importante na sua vida”. Então fica para depois Gottardo. Momento errado para tentar algo e se firmar na carreira. Contra o Fogão não, meu ídolo.

Oswaldo atendeu à lógica, fixou Elkson na direita para finalmente deixar o Mago atuando (parece que definitivamente) na sua que é o lado esquerdo do campo, e a partir deste momento, podemos dizer que a bola está com o nosso 7. Quem tem que responder em campo agora é você, Mago! Só que as coisas não estavam fáceis, o time não se encontrava, já íamos pelos 30 minutos do segundo tempo e apenas Jefferson trabalhara (com duas defesas). Os passes então errados davam o tom do jogo do alvinegro. Menezes não estava bem, Mago, mesmo jogando do ‘seu’ lado esquerdo, não se achava (e já começava a embolar com Elkeson pela direita de novo) e dos que vinham mal e se recuperaram na última partida, só este último e Márcio Azevedo não erravam tanto assim.

Nossa primeira jogada ao estilo “jogo bonito” só foi sair mesmo aos 35 minutos, triangulação entre Mago, Elkeson e Felipe Menezes, em que este último acabou sendo o “homem de área”, recebendo a bola à feição para o gol mas errando e chutando em cima do goleiro. E assim é que o time foi chegando, Felipe de novo perdendo outro gol aos 41 minutos mas aí, já com a má sorte da trave. Só que melhorando seu jogo, o time grande acaba se impondo e foi assim que saiu o gol: aos 43 minutos, tabelando inteligentemente com Elkeson, Mago enganou a marcação na frente da área e fez um lindo gol, terminando o primeiro tempo com o time mais tranqüilo do que sua atuação nesta etapa poderia supor.


Com este gol, Oswaldo não viu necessidade de atender aos gritos da galera por “Herrera... Herrera...”, vez que os possíveis substituídos, Elkeson e F. Menezes, vinham bem na parte final da etapa anterior. E com efeito, na mesma toada das boas jogadas que implementou no final do primeiro tempo, em bela triangulação, Mago tocou para Márcio Azevedo que ia ganhar na cara do goleiro mas foi derrubado. Pênalti que Loco desta vez converteu, chutando forte bem no meio do gol mas não sem antes deslocar o goleiro para a esquerda.

Assim meus amigos, nossos “recuperandos” começaram a se soltar e Elkeson foi um dos “caras” deste segundo tempo. Mago também arriscou bastante seus dribles e Márcio (Cabelo) Azevedo surpreendentemente muito bom, tanto na marcação quanto na frente. Pois é caríssimos alvinegros, as viuvinhas choronas tanto falaram sobre a venda do Cortêz e o que o Fogão fez foi, primeiro conseguir um bom dinheiro por um jogador em vias de falência futebolística e depois, a sorte que tanto tem nos faltado por dácadas nos brindando com a recuperação de um jogador hoje praticamente titular absoluto, o Márcio Azevedo.

O jogo? Passamos então a treinar para as semifinais, como por exemplo na bela jogada entre Loco e Elkeson, em que este foi derrubado na área aos 7 minutos mas o juiz já tinha marcado o seu pênalti e a favor do Fogão, é meio difícil né? A nota destoante eram os corneteiros da arquibancada, vaiando Felipe Menezes em algumas jogadas erradas e ele por sua vez, ficando mais intranqüilo a cada erro. Numa bobeira da marcação na direita, eles foram à linha de fundo e fizeram seu gol no cruzamento, o que bastou para os gritos de “Herrera...” voltarem com mais intensidade.

Este gol saiu por volta dos 11 minutos e aos 15, Oswaldo colocou Cidinho em campo no lugar do Mago. A intenção parecia ser dar velocidade com eficiência lá na frente, mas na verdade, o Mago saiu mesmo foi com dores no joelho devido a uma pancada. A fase para o Loco não é mesmo boa com a bola rolando e mais um gol incrível foi perdido por ele aos 17 minutos, gol que deixaria novamente o jogo tranqüilo para nós. A desculpa foi a bola cair no pé direito do gringo. Cidinho, ótimo jogador, fez nova enfiada para Elkeson, quase aos 24 minutos, mas na complementação da jogada acabou perdendo o gol. E foi o momento em que as aves de rapina de arquibancada tiveram seus anseios atendidos, com a entrada do Herrera no lugar do Menezes, injustamente vaiado, pelo menos hoje.

E as coisas deram certo para o hermano (ninguém pode negar que é um pé de coelho), pois Loco, na sua fase “marrom” cabeceou na trave e a bola sobrou limpa para aquele completar livre para fazer o terceiro gol. Isto aconteceu aos 28 minutos e aí, a felicidade da galera das cornetas se completou, sem que pudessem pelo menos parar para pensar que este argentino só consegue jogar estaduais.

Mas o Fogão dominou a partida, bolas na trave se sucediam à medida em que se viam também gols perdidos um atrás do outro. Aos 39 minutos, Oswaldo tirou Elkeson (cada vez mais Elkshow) para colocar Zen em campo mas isto não alterou a forma de jogar do time, que ainda marcou o quarto gol, de novo pelo sortudo Herrera, depois de jogada linda do Cidinho com Renato, em que o atacante recebeu novamente livre na frente. Até pensei que a bola ia sair vez que ele chutou em cima do goleiro, mas o gol saiu, a galera ficou feliz e colocamos mais saldo de gols no tempero da classificação.

Foi uma boa vitória, mesmo com os maus momentos do primeiro tempo. O time está evoluindo a olhos vistos.



- Mago está melhorando, isto é visível. Seu futebol, muito rápido, vai evoluir aos poucos e por esta característica, é normal que erros apareçam pois ele tenta o drible em altíssima velocidade. A hora em que a jogada encaixar, muito zagueiro aí vai querer mudar de profissão.

- Márcio Azevedo, se não involuir, chegará já já à fase de não conhecer marcador a ponto de querer tratar a todos por “João”. Anda anulando qualquer um que se aventure pelo seu setor.

- E o Herrera hein? Que jogador mais estranho. As bolas lhe sobraram limpas e ele, ao seu jeito atabalhoado, meteu duas lá dentro. Mas vá sair com ele de titular e é aquela mesmície de girar na frente do lateral e tentar ganhar na trombada. A nota a ser vista é a sua reclamação de que o ameba da bendeira o mandou tomar..... Alô Federação! Fiscalização neles!


O acesso ao blog não é recomendado com o navegador Internet Explorer.

8 de fev. de 2012

MAIOR GOLEADA DO ESTADUAL

Este título não é exagero, é a pura realidade. E não vou exagerar na postagem.


Foi uma exibição consistente, o que é exatamente o que precisamos. E assim devemos continuar. Como mal acompanhei a partida contra os urubus, a comparação se torna complexa para mim, e então me baseio nos comentaristas da TV e nos comentários dos amigos na postagem anterior.


Márcio Azevedo fez mais uma exibição consistente, com poucas falhas, pouquíssimas e pouco relevantes, mostrando que sua CONFIANÇA está ascendente. Lucas brilhou, tanto pela melhor condição física, quanto pela melhora da CONFIANÇA, e a fragilidade do setor defensivo esquerdo do Olaria.


"Crise? Que Crise?" manchete no Lancenet

Elkeson desencantou, fez dois belos gols em lindas jogadas de Lucas, e no primeiro teve a confiança de chutar, quando poderia tentar o passe para o Loco. Mas a jogada correta era o chute, que exigia CONFIANÇA.


Loco se apresentou mais tranquilo, e na balada do grupo fez seus 2 gols. Maicosuel dificultou menos, conseguindo simplificar algumas jogadas, e mostrando ao final toda a tranquilidade dada pelo placar, fez um gol de quem tem toda a CONFIANÇA no que faz, driblando o goleiro, e só não entrando com bola e tudo porque não quis.


"Festa de Gols - Elkeson e Loco comandam, Alvinegro passeia"
manchete do Globoesporte

Marcelo Mattos começou bem, deu um sinal de nervosismo numa falta tola, recebeu o cartão amarelo, e depois seguiu tranquilo no jogo, até a entrada do Zen, que desta vez não foi sacrificado, podendo encerrar a partida com uma boa apresentação. Renato foi discreto, não esteve no seu melhor dia, mas como sempre foi preciso.


Andrezinho começou a partida muito bem, mas havia entrado no sacrifício. Merece fazer seu gol pelo Botafogo logo, e já aposto na próxima partida, se a contusão que o fez sair for realmente simples. Nos 23 minutos que esteve em campo, ajudou o Botafogo dominar a partida tão tranquilamente que quando foi bater a falta, e a TV me pregou uma peça, ficando sem sinal, tive que falar: "Poxa, não vi o gol, já está 1 a 0". Peguei o computador e confirmei o que esperava: Andrezinho alçou a bola e Loco abriu o placar. 


Infelizmente André sentiu a musculatura, saiu ainda no meio do primeiro tempo para a entrada do Felipe Menezes, que se não brilhou fez uma boa partida, colocando uma bola na trave após brilhante avanço e passe de Márcio Azevedo (a mea culpa do Paret, e de quase todos nós, cada vez mais próxima).


No final, ainda tivemos o Loco poupado para a entrada de Herrera, que fez seu jogo. Poderíamos ter feito mais gols, poderíamos ter sofrido algum, até porque no início Jefferson se apresentou meio afobado, mas ao final fez grandes defesas, quando já com 4 a 0 o Botafogo diminuiu o ritmo, o Olaria avançou, e tentou pressionar, mas sempre sofrendo contra-ataques.







O que mudou? Eu vou ser até chato, mas a diferença está na insistência, no comando e na tranquilidade demonstrada por OO. A diferença está na volta paulatina da CONFIANÇA.


Hoje assumimos a segunda colocação do grupo. Se o Flamengo não vencer amanhã por mais de 3 gols de diferença, continuaremos nela.


Creio que vários fantasmas foram afastados. Vejo nos próximos dias e próximas partidas o desafio para o Osvaldo aumentando, o desafio de manter a CONFIANÇA aumentando, sem entrar no excesso de CONFIANÇA e o velho sapato alto.


Esta foi a primeira. Aguardo para ver mais 4 vitórias. Aí o caminho estará trilhado, será questão de obter pequenos e pontuais reforços. Acredito que voltaremos a ver o Loco, Elkeson, Mago, Lucas, Renato e Mattos das melhores partidas.  E um Márcio Azevedo melhor do que na melhor fase do Atlético-PR.


Dá-lhe Fogão.


Carlos Henrique

5 de fev. de 2012

MAIS UM EMPATE

Mais do mesmo...


Para começar as repetições, mais uma vez furei com o Botafogo este ano, e fiquei fora do estádio. E nem o banner "Henrique - na TV" eu vou colocar. Programa com a família as coisas se esticaram, e acabei acompanhando o jogo pelo rádio, dirigindo, e a estação fugindo toda hora na estrada. Só mais pro final é que firmou bem e deu para acompanhar a pressão, sem resultado.


Mais do mesmo...


Outro empate com o Flamengo. Outro empate no Carioca 2012. Outra partida sem poder de fogo, mesmo para finalizar uma partida tendo um jogador a mais.


Mas não posso passar uma impressão precisa. Só deu para perceber que o pessoal da Rádio (Globo) está pegando no pé do Loco definitivamente. Parece que ele foi mal mesmo, perdeu gol feito e tudo, mas a coisa soava meio estranho. Muito blá-blá-blá, e quando o Gerson, canhotinha de ouro, colocou a bolinha murcha do Dentuço no pacote, o papo sumiu...


Mais do mesmo...


Outra vez não marcam pênalti contra os urubus. E no pênalti, claro nosso "atacante" Antonio Carlos tomou cartão amarelo por simulação.


Mais do mesmo...


Arbitragem pífia, pior do que o próprio jogo. Lamentável.


Para sair do lugar comum, encerro com as curtinhas, contando novidades:


- primeira novidade, OO ousou, e teve a coragem de tirar Lucas Zen, que havia substituído Mattos, após 11 minutos em campo. Explica-se: Zen entrou para substituir Mattos cansado e com cartão, e saiu para dar lugar a Caio, quando o Botafogo ficou com um a mais. Pode parecer queimar o menino Zen, mas não foi nada disso, entrou por motivo técnico e saiu por motivo tático.


- Ouvindo no rádio ficou a impressão que Márcio Azevedo, Elkeson e Maicosuel foram mais efetivos. Mas não foi o suficiente para mudar o placar.


- Andrezinho meteu duas bolas no travessão. Não é nenhuma "Brastemp", como falava o velho comercial, mas não foi uma contratação nula. Já está merecendo gol.


- Jefferson acabou salvando o empate em duas oportunidades. Mas no final das contas foi mais uma partida de poucas, muito poucas finalizações.


- empatar com Nova Iguaçu em Moça Bonita, ok, passa. Empatar com Madureira em Conselheiro Galvão, vamos deixar passar. Mas empatar com urubus no NOSSO ESTÁDIO? Aí não dá...


- Quarto lugar do Grupo A!!! Que absurdo! Por outro lado temos o caminho mais fácil. Já jogamos com os 3 da frente, e todos se enfrentam entre si.


Abraços,


Carlos Henrique




Olá meus amigos.

Vindo do estádio, só agora terminei a rotina de final de “festa”, ou seja, banho e refeição. Lendo rapidamente o que Henrique escreveu, vejo que ele acabou até sem TV para acompanhar a partida devido à sua viagem e assim, vou descrever exatamente o que se viu em campo para vermos até onde ele acerta ou bate na trave nas análises dos seus “mais do mesmo”.

O time – hoje, errou e claudicou naqueles pontos em que tem falhado, ou seja, no isolamento do Loco e na má fase do Elkson e do Mago, mas lutou meus amigos. Como este time correu hoje e com isto, jogou muito mas muito melhor do que o adversário. Ou então, já que fomos ainda assim falhos ao não conseguirmos o gol, vamos dizer que fomos menos ruins do que eles, mas principalmente dizer que se este espírito de hoje prevalecesse nos dois empates contra os pequenos, estaríamos na liderança.

Os jogadores – foram bem na medida em que a fase de alguns não tem ajudado muito. Elkson, Mago, Mattos e Loco estão realmente devendo (os dois primeiros faz tempo), mas agora já podemos ir acreditando que a fase pode passar. De toda sorte, eu colaria uma psicóloga no Maicosuel pois o que parece é que só está faltando mesmo um “alô” para que ele acorde de vez. Elkson ainda irá também recobrar sua boa forma, vez que fisicamente já melhorou muito e Loco só depende de que a bola lhe chegue. Os gols que perdeu hoje são do ofício do atacante. Já vi até Zico isolar bola na cara do gol e sem goleiro, num jogo da seleção em 81 lá no nordeste.

O técnico – hoje mostrou toda a sua capacidade para guiar nosso time rumo às vitórias, tirando um jogador que acabara de colocar em campo devido a uma mudança importante nas características da partida, com a expulsão de um dos botinudos do time adversário. Poderia ter dado certo mas Herrera mandou aquela sua bola, parece que de bico, para fora.

O jogo – Vocês sabem que não sou de ôba-ôba mas creiam que se a bola na trave deles entrasse, o placar moral deste jogo poderia ser de 4x1 para nós sem favor. Dominamos o tempo todo e eles só tiveram alguns momentos de ataque na parte inicial do segundo tempo. Mal terminou o tempo técnico desta etapa e nosso time se voltou de novo para o ataque, mas a fase de alguns jogadores nossos está mesmo muito ruim.

As imagens do jogo - Lancenet

De resto então, o que se depreende do que foi visto hoje no estádio é o treinador já vendo com quais peças pode contar e a quase certeza de que será semana de 6 pontos, sem dúvida alguma. A coisa toda agora é pegar estes times pequenos e acertar todas as bolas que não conseguimos colocar para dentro hoje, para colocarmos diferença de gols e pegarmos a liderança deste grupo.

Vejam que ironia, mas fui ao Botafogo 3x1 Resende e saí de lá muito chateado e agora, fui a este 0x0 de hoje e saí com sentimento bem diverso. Isto é o futebol.

Ah!.. O ameba de amarelo – disto amigos, vou começar evitar a falar, pois já que Elkson e Mattos nos irritam tanto, para que nos aborrecermos com estes inúteis, certo?



E ESTA MERECE MESMO SAIR EM DESTAQUE.

Agora menção honrosa – MÁRCIO (CABELO) AZEVEDO – Eu não falei para vocês na postagem anterior que desistira dele? Pois sabem que foi nosso craque do jogo hoje, SEM ERRAR UMA JOGADA SEQUER e anulando o badalado (este ano, badaladíssimo) Leo Moura? Justamente aquele monte de cabelo que forma aquela figura bizarríssima. Ele reeditou a ótima partida que fez com Cajá no Botafogo 3x2 Flu do cariocão passado e até se superou. Foi sem dúvida sua melhor partida no Botafogo até hoje. Um a pena a compilação do Lancenet no vídeo mais acima não ter destacado uma jogada sequer do "feio". Vale conferir nos próximos jogos.


O acesso ao blog não é aconselhado com o navegador Internet Explorer.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG