Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

22 de out. de 2011

BOTAFOGO PERDE PARA O AVAÍ

BOTAFOGO PERDE POR 3X2 PARA O AVAÍ NA RESSACADA.


A notícia que saiu do vestiário meia hora antes da partida era a barração do Elkson para a entrada do Felipe Moleza. Não quis daqui começar a reclamar, vez que o garoto está mal mesmo e o treinador optou por quem ele achou melhor. E sobre a reserva, vozes vindas da comissão técnica davam conta de que Elkshow não poderia reclamar, vez que Herrera já foi para o banco e (sic) Alessandro também.

A ótica é esta mas o exemplo não. Ano passado, quem teve que dividir espaço no campo foi Loco, que ao voltar da Copa do Mundo, encontrou a dupla Maicosuel/Jobson fazendo o diabo no campeonato, e tendo colocado o time do 15º lugar direto no 4º em pouquíssimas rodadas e assim, o nosso 7 entrava jogando e nos segundos tempos, Loco o substituía. Isto durou por pelo menos umas quatro rodadas e a troca dos dois era delirantemente aplaudida pela galera, como por exemplo, no Botafogo 3x0 Atlético-MG NO NOSSO ESTÁDIO, povão todo lá, galera em êxtase.

Nosso primeiro gol aos 10 minutos foi fruto de uma superioridade tão grande, que a única coisa que isto poderia resultar era bola na rede mesmo. Defesa deles muito fraca, nosso time abafando como faz nos jogos aqui e nem alguns passes errados da nossa meiuca faziam diferença para nós no jogo. Loco abriu o placar e víamos Maicosuel e Cortêz, nesta tarde, tinindo na esquerda. REInato também provou que fez falta em Santos e praticamente todos estavam bem na partida.

Mas naquelas coisas incríveis que nosso time parece gostar de fazer em determinados jogos, buracos enormes nas nossas laterais deixando a zaga, que também estava mal posicionada, vendida, propiciaram uma virada inimaginável em apenas 2 minutos. Nossos jogadores cometeram o perigoso binômio abrir as laterais/deixar o adversário entrar sozinho. Seria possível uma coisa dessas? Herrera muito mal não justificava a barração do Elkson e se nosso time deixou de criar boas jogadas na frente, só parou de tomar sufôco devido à decisão do treinador deles de mandar seu time se segurar.

Menezes e Herrera saíram para as entradas de Leo e Elkson no segundo tempo, e a única coisa que não piorou foi termos que pagar caro por jogar com 10 na primeira etapa, vez que Herrera foi peça nula por 46 minutos. O time continuou confuso e o adversário até começou a armar contraataques, mas como que por uma dessas ironias do futebol, Cortêz, que estava sumido em campo, cruzou boa bola ajeitada pelo Loco para a conclusão do Renato, que marcou então seu primeiro gol no Fogão. Mesmo com o time mal em campo, empate mais do que justo. Só faltava resolvermos logo o jogo (a vitória) lá na frente para não corrermos riscos de nos cotraataques deles, tomarmos um gol que, mesmo em dia de jogo tão confuso do nosso time, seria castigo pela diferença entre as duas equipes.

Mas parece que hoje era um daqueles jogos em que ficamos pedindo para perder. Maicosuel continuou prendendo a bola e perdendo gols, Lucas fez uma falta absolutamente desnecessária, sendo expulso justamente quando já tínhamos Caio em campo com a possibilidade de partir para cima em velocidade e aí amigos, tomamos o gol num dos contraataques citados, este nem tanto perigoso. Foi uma jogada em que o time se posicionou mal e eles se aproveitaram para chegar à nossa área e bombardear Jefferson. Jogamos não tão bem como poderia supor a diferença de categoria entre os times, mas perder um jogo destes dá realmente um desânimo difícil de ser deixado de lado. Vencer o Cruzeiro no próximo final de semana agora, é mais que obrigação, mas é partida que se avizinha complicada.

_________________________________________________________

Nossa galera foi. Só faltou o time errar menos.

- O que muitos chamam de amarelar na hora H, eu já estou chamando de soberba. Hoje, o time jogava contra um adversário como se fôssemos um time da série A e eles da C, mas após domínio total e nosso primeiro gol, o time achou que tudo ficaria naquilo e eles chegaram. Passou então a jogar muito mal para o que este elenco poderia produzir, mas credito tudo à soberba (inclusive do técnico).

- De individualismo em individualismo, por ter alguns jogadores nossos que têm muito futebol mas não apresentam ainda condições para resolver a coisa em determinadas jogadas sozinhos, vamos vendo o time perder chances nas partidas de tirar aquela diferença em gols que sempre faz falta no final. Um passe para alguém na meia sem marcação é sempre trocado pela tentativa de drible. Cadê o pulso do treinador? E se quiserem nomes Maicosuel é um deles, e digo isso num dia em que ele jogou bem.

- Contra o Cruzeiro de Alessandro e sem o Mattos. Elkson começou hoje no banco e Mago saiu reclamando. Tomara que estejamos bem de elenco no próximo final de semana, vez que nunca iremos receber de novo um grande do futebol brasileiro em condições tão favoráveis para sairmos com vitória.

Porquê perdemos este jogo?

_________________________________________________________



Podia ter sido fácil.

Abrir 1 a 0 contra um tima na zona do rebaixamento com 10 minutos de jogo poderia ser o caminho para uma goleada. Mas não foi isso que o Botafogo construiu.

A derrota de 3 a 2 foi um tempero amargo para um time que não jogou bem mas buscou a vitória, e na verdade, exagerou em perder gols feitos ou quase feitos.

Acho que o fato é que houve excesso de preciosismo em alguns momentos, e atabalhoamento em outros. Antagônico, e por isso mesmo não poderia dar certo.

Colocar na conta do Caio Jr. esta derrota? Mais uma vez não farei isso, apesar da escalação temerosa do Felipe Menezes, e que mais uma vez não funcionou, pelo excesso de lentidão e espaços que ele dá ao adversário.

Continuo acreditando no título, e as contas continuam basicamente as mesmas, 18 ou 16 pontos para ser campeão, 11 ou 10 para garantir vaga na Libertadores. Mas agora isso tem que ser feito em 7 partidas, ou de um total de 21.

Sigo firme, com a mesma tranquilidade e certeza de sempre.

Te amo Fogo, Te amo Fogo!


Tranquilidade no post? Então deixa eu soltar os cachorros nas “curtinhas”.

  • Maicosuel quer dar chilique por ser substituído? Ora bolas, perde um gol feito e fica caído reclamando de cãibras enquanto um escanteio vai ser cobrado? Então para com o excesso de individualismo e de amarrar a bola. Já ando cismado de que ele evita tocar para o Cortez e não é de hoje. Está com tanta vontade de jogar? Então manda ele pra Colômbia...
  • Lucas fez um partidaço, mas fez a coisa mais idiota do mundo. Queria o que, moleque? Se o árbitro não desse vermelho, ele deveria no mínimo tomar um puxão de orelha no vestiário. E sair reclamando e enrolando? Queria fazer cera naquele momento?

  • Herrera anda com sono? Tem aprendido com o Felipe Menezes ou com o Elkeson?

  • Elkeson parece querer viver de momentos de lampejo. Será que aprendeu com o dentuço na seleção? Ora, aquele cara já ganhou Copa do Mundo (jogando nada) e prêmio de melhor jogador do mundo, e está com dinheiro sobrando. Elkeson, você ainda tem que comer muito feijão, e grama, para poder fazer a fama e deitar na cama...

  • Hoje, para mim, ficou claro o maior problema do Caio Jr. Quando as coisas começam a desandar, ao contrário de muitos treinadores que berram, gritam, incentivam, dão esporro, brigam, ele fica com cara de “bundão”, de cachorro que caiu do caminhão de mudança. Tem que vibrar! Acorda aí, Caio Jr.

  • Estou chutando tudo? Então encerro com nota positiva. Léo definitivamente está na equipe. Não é craque, não jogou nada de mais, mas foi firme e seguro. Boa peça para o elenco, e que ainda pode melhorar bastante.


21 de out. de 2011

FOGÃO ENCARA O AVAÍ NA RESSACADA




É isso galera.

Esta imagem do Loco, foi utilizada no Lancenet para ilustrar reportagem que dá conta da atitude do atleta após o jogo na Vila Belmiro.

Vendo os garotos com aquele jeito de desânimo após uma derrota, abraçou a todos e os incentivou, lembrando que estamos rigorosamente na briga.

E é com este espírito de vencedor do uruguaio que teremos que ir a Floripa, nós, todos os alvinegros, ou assistir à partida no estádio ou pela TV, com corações e mentes focados num só objetivo. Este campeonato tem cara de Botafogo e a nossa caminhada até o título é boa.

O time já aprendeu várias lições e não seria de todo um sonho inútil, imaginar que nossos atletas vão fazer das lições tidas até aqui o melhor aprendizado para a vitória final. Vamos todos com o time e que o nosso dezembro seja Glorioso.

19 de out. de 2011

BOTAFOGO ERRA E PERDE O JOGO


BOTAFOGO X SANTOS

Botafogo perde para o Santos por 2x0 na Vila Belmiro.

Entramos em campo hoje com Alessandro e Felipe Menezes como “novidades” e Bruno Tiago como opção quase obrigatória por não termos Renato, suspenso na última partida. A torcida adversária não lotou o seu caldeirão e isto já era prenúncio de que o nervosismo poderia dar um tempo no nosso time, em relação àqueles que não vinham jogando sempre.

Mas o Botafogo hoje não entrou em campo como na partida contra o Corinthians e assim, mesmo com o adversário não conseguindo armar boas jogadas, nosso jogo não entrando permitiu que eles chegassem ao gol até rápido demais. Com 1x0, o Botafogo se perdeu em campo e a partir daí, cada jogada nossa errada era ataque perigoso para eles, claro que com a proteção extra dada pelo juiz ao Neymar, com cartão para Bruno Tiago por falta boba na meia muito muito cedo. Bruno saiu aos 19 minutos e Leo, ex Santa Cruz, entrou para fechar o meio de campo.

O time conseguiu igualar as ações e em mais 4 minutos de jogo já mandava na partida. O que não conseguíamos era armar a jogada certa para o arremate ao gol, vez que Elkson está mesmo numa má fase daquelas. E assim, fechado, sendo atacado pelo Fogão e esperando sempre para sair na boa, o time deles chegou ao segundo gol com Borges. Estava mesmo feia a coisa. Duas bolas chutadas de longe, duas bolas no nosso gol, dois daqueles chamados gols bobos. Os defeitos e os defeituosos então começaram a aparecer: cabeçandro querendo passar a bola pelo meio do marcador, Elkson sumindo de vez no campo, Menezes já não produzindo mais nada e do Leo não ouvíamos falar na partida. Sem falar que a esta altura, a inversão feita pelo treinador com Mago na direita e Elkson na esquerda, logo após o primeiro gol, não surtia qualquer efeito. Mas o mais incrível é que mesmo jogando mal, jogávamos melhor que o time deles.


Sair para o segundo tempo levando 2x0 na bagagem com o time sem acertar o gol adversário foi o pior dos mundos, pois tentar vencer no segundo tempo fazendo 3 gols sem tomar nenhum sempre é tarefa das mais árduas. Mas tivemos que voltar para esta segunda etapa nestas condições e com Herrera no lugar do nulo Elkson, continuou o Botafogo partindo para cima mas sem acertar de forma alguma o gol adversário. A certa altura, Loco mandou cruzarem na área que ele resolveria e o time continuou partindo para cima do adversário. Faltava o nosso gol, apenas isso. E o dilema continuava: com F. Menezes tínhamos toque de bola e a possibilidade de um passe limpo na cara do gol para um matador conferir e em outra ponta, tínhamos também uma lentidão crônica em campo.

Bom meus amigos, não quero parecer doente pelo Fogão mas a verdade é que na marca de 19 minutos do segundo tempo, somente nosso time havia jogado. Uma grande pena mesmo alguns dos nossos jogadores estarem tão mal em campo, vez que várias das jogadas produzidas pelos meias morriam nos pés do Mago em noite ruim, do Alessandro em passe errado ou nos chutes do Menezes que tentava mas não acertava. E assim o jogo foi se desenrolando, eles rifando bolas da sua área de qualquer jeito tentando afastar nosso ataque, mas nossos atacantes errando tudo. Perdemos a chance de ficar à frente na tabela do campeonato e agora, vamos para Floripa no sábado pois o time está na briga.
_________________________________________________________


- Na minha visão de jogo, o Botafogo hoje entrou fazendo uma correria desnecessária para o tipo de jogo e de adversário. Bastaria tocar a bola e chamar o Santos, que nas nossas jogadas de ataque a defesa deles entregaria fácil.

- O time se houve bem em campo, mas a forma de jogar e aquele cartão maroto para o Bruno logo aos 3 minutos de jogo é que deram o tom desta partida. Destaque para Cortêz que trouxe de volta aquele belo futebol e nos dá esperanças de ser de novo o velho Cortêz do início do campeonato.

- Quem ligasse a TV aos 33 do segundo tempo e apenas olhasse o que acontecia em campo, iria jurar que quem vencia a partida era o Botafogo, tal o nosso volume de jogo. Só que o ataque hoje estava cardíaco, ninguém acertava a direção do gol e o time deles ia somente se segurando na defesa e tentando sair. Foi aquele CorinthiansXBotafogo só que hoje invertido, mas com o Santos jogando muito menos do que nós jogamos naquela partida do Pacaembu.

- Caio entrando no lugar do Mattos somente aos 38 do segundo tempo foi a pixotada mais visível do Professor pardal hoje. Caio deveria, ou ter vindo para o segundo tempo inteiro ou entrado até os 20 minutos. Eu disse pixotada mais visível, vez que entrar na correria que entrou foi outro erro, vez que a situação do adversário nem de longe era a do Corinthians na semana passada.

16 de out. de 2011

FOGÃO ARRASADOR COMO UM TUFÃO



Tufão Ma-on, levou chuvas ao Japão, em julho.
Tufão Fogão, passa por cima da chuva no Engenhão e leva
tempestades à Curitiba



Olá amigos!!!


Seguimos firmes rumo ao título. É isso que nos interessa. Cumprimos nossa tarefa.


Hoje vou me dar o direito de não analisar nada. De falar pouco. Consegui capturar algumas imagens do jogo através do celular, e acho que isso, bem legendado, bastará. 


Mas o principal disto tudo é deixar registrado que a família do BLOG vai de vento em popa, e hoje pudemos contar com a presença de Quarentinha e filha em NOSSO ESTÁDIO, torcendo conosco para o nosso Botafogo, nesta caminhada ao título. 


Sobre o jogo, deixo para o Paret e vocês falarem com toda a propriedade. Sobre a arbitragem pífia, aguardo os comentários do Alexandre e quem mais quiser espinafrar.


Abraços!

Primeiro gol do Botafogo



Antonio Carlos e Loco Abreu invadem a área



Antonio Carlos sobre mais que a zaga

A bola entra, sem defesa

A galera vibra, 1 a 0

Segundo Gol
Loco se prepara para cobrar penalti

Cobrança rápida...

E a galera vibra...

pula...

explosão da vitória!

Esquece a foto, o que importa é comemorar!

Para finalizar esta minha parte, uma homenagem aos nossos adversários, através de Chico Buarque:







BOTAFOGO ATROPELA O FURACÃO NO RIO - 2X0

Olá galera.

Vencemos mais uma retranca, um dia de chuva e campo pesado para um time que veio de um desgaste muito grande no jogo contra o Corinthians no Pacaembu, e finalmente, vencemos também a desconfiança da torcida.

Ao lado do Henrique com seus filhos, e de um visitante para lá de ilustre, Quarentinha que também viajou meio Brasil com sua filha para prestigiar o Glorioso, vi nosso time num massacre territorial avassalador na primeira etapa, que fazia supor ser aquilo um treinamento de ataque contra defesa e não uma partida oficial, e só aos 40 minutos desta etapa é que pensei: “puxa, e estamos sem o Cortêz em campo”. Pois é galera, sem o cabeludo, Mago até criava boas jogadas mas não com aquele toque por música com o qual já se acostumou a fazer com o garoto da seleção.

Mas é como eu disse, me dei conta da falta do 6 do nosso time quando já íamos para o intervalo, tal o domínio exercido pelo Botafogo neste jogo. Chuva, cansaço, alguns jogadores carecendo de melhor condicionamento técnico (Elkson) mas compensando com uma garra impressionante e o Botafogo seguia célere em busca da tão sonhada liderança no jogo da próxima quarta.


Os gols da partida - Lancenet


O segundo tempo foi apenas uma confirmação do nosso domínio, o adversário vivendo apenas das tentativas de criação do Paulo Bayer e tendo até bons garotos (o da camisa 8 é promissor....atenção diretoria) mas sem conseguir sair da marcação fortíssima do nosso time. Percebendo que ficamos no início desta etapa com a nossa meia sem o mesmo pique da primeira etapa, Caio tirou Herrera, um leão hoje, e colocou F. Menezes. Ele errou a primeira bola na qual tentou drible, mas depois se redimiu e deu aquele toque de classe e inteligência que o time precisava para não passar sufôco no fim. Passamos sem sustos por mais um compromisso, Jefferson fez a grande defesa de praxe quando ainda estava 1x0 e agora, que venha o Santos. Sou mais o Botafogo na partida da próxima quarta-feira.
_________________________________________________________

- E hoje o blog está bem autoral. O Henrique nos brindou, mostrando os dois gols com imagens próprias. E no fim, ainda traz (mais) uma lição de sabedoria do mestre Chico. Muito bom, Henrique.

- A paulistada tá alvoroçada. O Palmeiras agoniza pelos gramados do país, o Corinthians, ainda na minha humilde opinião, é apenas um moribundo (com ótimos jogadores e só isto o salva) pendurado no galho de uma árvore, ou esperando o fim da ventania, ou procurando ver lá embaixo na rua, um caminhão de areia que lhe seja útil para que possa cair de onde está sem sofrer escoriações. E quanto ao São Paulo, seu resultado de hoje mostrou que nossa torcida deveria ter tido mais calma após aquele 2x0 lá em Goiânia. O bambi foi lá, tomou de 3 mas pela narrativa de quem viu a partida, foram 3 com cara de 6. Periga São Paulo ficar só com o Santos na próxima Libertadores, e sem Neymar, ou seja, um Santos só para fazer número.

- Estou começando a dar a mão à palmatória. Primeiramente ao Caio Junior (estou tentando parar de chamá-lo de Harry) que anda agora fazendo mudanças no time feito gente grande, e depois ao Felipe Menezes. A displicência deste jogador que se dá apenas por uma má formação atlética, é largamente compensada pela capacidade de tocar a bola e pela inteligência rara em campo.

- E finalmente conseguiram. Tentando fazer de tudo para desestabilizar o Botafogo, que como disse o Merlin lá no NINGUÉM CALA, cismou de ficar plantado na Zn da Libertadores, vendo que marcar faltas à frente da nossa área o jogo inteiro não resolve mais, hoje tiraram o Renato de uma partida por suspensão pela primeira vez na carreira deste brilhante atleta. O cartão que ele tomou nesta partida (bem como um dos dois anteriores) foi absolutamente ridículo, do ponto de vista da interpretação do ameba de amarelo. Mas acho que vão ter que nos engolir, galera.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG