Você é nosso visitante nº_
marcador de visitas

A LENDA - clique na imagem e faça um tour pela gloriosa história do Botafogo

13 de ago. de 2011

BOTAFOGO DE VIRADA, DETONA O COELHO

Esta foi detonante!





Virada sensacional! Vejam que apesar da marcação forte do Coelho no início, o jogo era equilibrado, mesmo com os gols ocorridos em bobeiras da defesa.

Por sinal, duas bobeiras do Marcelo Mattos, que foi um monstro na partida anterior, mas tendo a qualidade que tem, soube dar a volta por cima nesta partida mesmo.

Amigos, vou ser breve por enquanto. Mago teve altos e baixos, começou muito bem, depois caiu. Considero as vaias injustas, até pelo crédito anterior que tem. Elkeson começou mal, depois melhorou muito, inclusive com golaço.


Imagens do Lancenet

Loco meio apagado, meio pelo cansaço, meio pela contusão sofrida no início da partida. Herrera cada vez melhor, saiu cansado, e mais uma vez "aquela parcela da torcida" quis atrapalhar, vaiando a entrada do Alex. O que será que falam agora? O garoto entrou arrebentando, logo de cara criou duas belas oportunidades de gol, uma delas que sobrou pro Cortês, que infelizmente desperdiçou. No final mereceu os 2 gols que fez, poderia ter feito um terceiro, mas naquele lance final deveria ter tocado para o Cidinho, livre no meio da área.





Agora não há dúvidas, o time virou bem uma partida, jogando com entrega e vontade os 90 minutos. Se não foi tão brilhante como contra o Vasco podemos colocar na conta de uma certa timidez do Lucas, e da partida nem tão eficiente de nossos excelentes volantes, Marcelo e Renato.

Cortês merece capítulo, post, página e até site à parte. Sensacional! Rápido, desconcertante, eficiente, preciso... pô, até drible da vaca ele deu.

Galera! Vamos aos comentários que eu quero é comemorar!!!!

Dá-lhe Fogão!





- Galera, essa vai ser curtinha mesmo...  Dá-lhe Fogão! Dá-lhe Fogão!


- Vou ser sincero, com 2 a 0 em menos de 15 minutos deu um certo medo, mas eu já imaginava a imagem para abrir o post, no estilo do "Galo empalado pela sambiquira na TV de cachorro" (kkkkkkkk, sensacional Alexandre). Pois bem, fecho aqui com a fábula da Lebre e da Tartaruga (ou jabuti, se algum urubu preferir). kkkkkkk!




- Galerão, hoje é dia dos pais, então vale a pena reler o belo post de Natal do Heleno.


- Galerão, ainda nas comemorações de dia dos pais, também temos a declaração de amor ao Botafogo do Luiz Fernando, com a linda referência a seu pai.


- Esqueci de colocar no post, pois como já comentei, a emoção foi grande. Então, registro aqui o parabéns para nosso zagueiro-artilheiro: Antonio Carlos - 50. Ô Presidentista! O zagueirão pediu placa, e ele merece.


- Rodada perto do final e terminamos em quinto, mas no famoso G4e, ou seja, Grupo dos Quatro Extendido. 


- Pessoal, deixei essa para depois das comemorações do dia dos pais, por conta da criançada. Pois bem, está na imprensa o furo de reportagem do Globoesporte, que ainda com placar adverso já mostrava que o Fogão ia f#@*% a coelhinha. (ATENÇÃO SENHORES PAIS, NÃO DEIXEM SEUS FILHOS CLICAREM NO LINK ANTERIOR, E NEM ACOMPANHAREM JOGOS PELO GLOBOESPORTE, POIS NÃO SÃO PRÓPRIOS PARA CRIANÇADA)

- Para completar as curtinhas do Post, a caneta do Cidinho, que deu vários outros dribles nos poucos minutos na partida. Se alguém conseguir a meia-lua do Cortês, é só avisar que adiciono aqui.





12 de ago. de 2011

Parabéns Botafogo!!!

Escudo original do Botafogo Football Club


Hoje, 12 de agosto de 2011, completam-se 107 anos da fundação do Botafogo Football Club, que posteriormente se fundiu ao Club de Regatas Botafogo, dando origem ao nosso Botafogo de Futebol e Regatas.

Imagem comemorativa no site Oficial


Parabéns a todos nós, alvinegros.

Equipe de 1906

Campeões de 1907



Stadium Rio - Nossa atual casa
Este ano, durante Jogos Militares

10 de ago. de 2011

O BLOG na Sulamericana

E o Galo assado mais uma vez


É amigos, freguês é freguês.

E mais uma vez vemos o Botafogo depenando, fritando e assando o Galo.



A freguesia vai se consolidando, agora já são 4 vitórias seguidas, 1 empate e uma derrota. Isto nos 6 últimos jogos. Antes disso, sempre andando para trás no calendário, mais 4 vitórias seguidas, um empate, 3 vitórias seguidas, outro empate, e assim vai. Um histórico mais detalhado pode ser visto no ótimo site de estatísticas O Gol


Bem, sobre o jogo, um primeiro tempo brilhante e arrasador, com um gol do Herrera logo aos 6 minutos, para lembrar ao Galo que estava encarando o velho atropelador de sempre. A transmissão pelo canal de automibilismo Speed Channel não permitiu entender o gol, só depois com o replay. Mas valeu, pelo menos existe alguém fazendo jornalismo um pouco mais sério, e não só vendendo sabonete e planos de saúde (by Paret).


Mandamos no jogo nesta primeira etapa, mas havia alguns espaços, que fosse o Atlético-MG um time mais organizado e entrosado, poderia ter aproveitado. É claro que tais espaços surgiam por conta de alguns problemas de posicionamento e entrosamento "naturais". Por exemplo, a esquerda sem Elkeson e Cortês ficou muito mais fraca. O meio campo sem Renato perdeu um pouco. Também havia a velha Avenida Cabeçandro (atendendo o comentário do Alexandre). Então era em cima disso que o Galo tentava se criar.

Mas então Marcelo Mattos, um monstro no jogo, arrumou um belo lançamento que o Mago não desperdiçou, tocando no canto, no contra-pé do goleiro, e abrindo o 2 a 0. Estava ficando evidente que o Galo não passaria de frango e iria parar na panela.



Depois disso o Botafogo esfriou no jogo, deu mais espaços, e tentava jogar no contra-ataque. Alguns até foram bons, mas não saiu o terceiro gol. No finalzinho do primeiro tempo, o Galo fez uma jogada pela esquerda, mais uma vez nas costas do Cabelo, que definitivamente não tem jeito, e arrumaram um cruzamento que foi cair nas costas do Alessandro. O Richarlyson conseguiu tocar na bola, que caiu mansamente do outro lado do gol, antes batendo na trave. 2 a 1, e acabava o primeiro tempo, com um resultado até justo.

Veio o segundo tempo e o Cuca fez mudanças, e passou a forçar as jogadas pela esquerda do Botafogo. Com menos de 15 minutos Caio Jr. tirou Márcio Azevedo, colocou o Leo de volante e deslocou o Lucas Zen para cobrir aquela lateral, o que praticamente anulou as jogadas por ali, ainda mais com as coberturas perfeitas do Marcelo Mattos.

Em seguida, Caio Jr ainda sacou o Mago, creio que para poupá-lo, e colocou o ..(...). Mais adiante, também deve ter resolvido poupar o Herrera, e lançou o Alex, que entrou bem, melhorou a mobilidade e o tempo de bola no pé, mas a verdade é que o Botafogo parecia ter desistido de jogar futebol no segundo tempo. Felizmente o amontoado do Galo não conseguia produzir muita coisa, e quando o fazia, esbarrava na incompetência dos atacantes e na precisão do Jefferson embaixo do gol.

No final do jogo, aquele cavalheiro e leal jogador, um tal de Chuvinha, conhecido por Toró, recebeu o segundo amarelo e foi expulso, num verdadeiro prêmio atrasado pelo conjunto da obra. O cara é um artista, e deve ter feito um belo quadro em tons roxos-hematoma nas pernas dos jogadores do Botafogo, de tanta bordoada que deu.

E mais uma vez valeu a escrita. Mais uma vitória do Botafogo frente ao Atlético-MG, trazendo para o Engenhão uma vantagem de ter feito 2 gols fora.

Não considero fatura liquidada, mas como o Galo vem enrolado no Brasileirão, creio que não venha focado na próxima partida da Sulamericana, e portanto, mesmo que o Botafogo vá com outro time misto, é bem possível sair com empate ou vitória simples sobre eles, mais uma vez.



- Os gols de Herrera e Maicosuel, mas principalmente a atuação de Marcelo Mattos e Jefferson foram o que garantiu nossa vitória;

- Alessandro mais uma vez fez "boa" partida, desta vez tanto na defesa quanto em algumas poucas boas investidas no apoio. E mais uma vez permitiu que o adversário fizesse um gol nas suas costas. Que sina, hein?

- Márcio Azevedo parece que não vai dar nem para compor elenco, tamanha é a diferença em relação ao Cortês. O Cabelo (by Paret) apoia muito pior que o Cortês, e defende muito pior que o Zen, e até que o Somália.

- Alguém sabe porque o Caio Jr. tirou o Mago para colocar o (...). Alguém sabe porque o (...) está no Botafogo? Alguém viu alguma jogada decente que o (...) tenha feito? Se existir uma, troco os pontinhos pelo nome dele. 

PS: No pós-jogo saiu na imprensa que o Mago passou mal no intervalo. Então fica bem explicado porque ele saiu. Mas sei lá, não tinha mais ninguém no banco, quem sabe o Renan?

- Falei em incompetência dos atacantes do Galo, mas como perdeu gol aquele garoto André. Não lembrava dele assim no Santos. Será que sem Ganso e Neymar ele não funciona?

- Fiz questão de frisar no título, já havia comentado no post anterior, e reafirmo aqui de novo: este post é histórico, pois é o primeiro do BLOG na Sulamericana, uma vez que quando nosso BLOG nasceu o Botafogo já estava fora da Sula de 2009, e ano passado não a disputamos. Espero que ano que vem o BLOG entre na fase Libertadores.

- Para finalizar, Braso comentava antes do jogo, ainda no post da vitória sobre o Vasco, que falar de galinho o lembrava do Sr. Sambiquira, ou mais conhecido como Mr. Cloaca. Então vai imagem em homenagem ao Galo e ao Sambiquira, a Cloaca Máxima.



7 de ago. de 2011

BOTAFOGO GOLEIA O VASCO


Botafogo 4x0 Vasco.... para desespero dos idiotas midiáticos.

...E mandaram assim no twitter: Vasco Botafogo = 13 letras. Tem também 13 caracteres na frase "Abreu fez 2 gols"

No pré-jogo, a notícia que rolava era de que Cabeçandro (o tal do “falta lateral”) foi barrado para que o time, com Cortêz na esquerda e Lucas na direita, entrasse em campo bem ofensivo, buscando de cara o gol. Fiquei logo com as barbas de molho já que na escalação, o ótimo Gustavo saíra para dar lugar ao temerário Fábio Ferreira.

Comecei, em outra ponta, a ficar com medo de uma constatação muito séria: Mago hoje, está mais atrapalhando do que fazendo número (eu não disse jogando mas sim fazendo número mesmo), vez que nosso elenco não deixa nada a dever aos melhores que existem por aí mas com um a menos em campo (dois com a mula cabeçuda), fica muito difícil produzir em determinados jogos.

Mas todos os meus temores foram por terra já com a chegada inicial do Cortêz ainda antes dos dois minutos de jogo: coisa de cinema, mas acho que o bom garoto deveria ter tentado o chute, vez que a bola lhe sobrou justamente para a perna esquerda, mas são lances de início de partida, que nem sempre são aproveitados de forma mais efetiva. O ameba da analfa era o Lima Henrique, de triste lembrança e assim, a discussão entre Cortêz e Eder Luis resultou em cartão apenas para o nosso jogador. Alô diretoria!! Vamos trabalhar na política também, pô!

Bem meus amigos, veio o gol do Antônio Carlos como retrato fiel do que era a partida até aquele momento, vez que atacamos, atacamos e, atacando bem, conseguimos a jogada de área que nos deu esta vantagem no placar. Isto foi aos 10 minutos e o nosso time continuou jogando sério, com alguns dos nossos atletas perfeitos em campo (Lucas, Cortêz e Mattos) e assim, o bom futebol do nosso adversário não conseguia aparecer na partida. Era até então um Botafogo que chegara para vencer e a disposição mostrada era daquelas de dia de decisão.

O Botafogo jogou com este ímpeto inicial até os 20 minutos quando começou a deixar o adversário tocar a bola. Cortêz se transformava, em cada jogada, no melhor lateral esquerdo do país mas isto sem contestação nenhuma. A fila que ele fez aos 25 minutos foi coisa de Copa de 70, com categoria, segurança e ótimos dribles em linha reta. O comentarista da TV insistia em dizer que, por ter melhor toque de bola, o adversário era algo assim muito melhor que o nosso Glorioso com seus chutões para a frente mas senhor comentarista, olha o Cortêz! O garoto cabeludo limpou uma bola trazendo-a para a meia, tocou magistralmente entre os dois zagueiros e ou Herrera fazia o gol ou alguém que chegasse iria aparecer com boas chances: chegou “uh!! El Loco” e meteu o segundo do Fogão.

El Loco abraça Zagallo na homenagem em campo

Era dia de devolver a goleada? Isto ia depender de S. Majestade, o Rei Cortêz (nesta partida, é bom que me entendam). E aí já estávamos quase aos 30 minutos, eu bem arrependido de ter trocado uma bela faxina no carro pelo jogo (vou viajar e precisava dos pôneis malditos bem limpos.. hehehe) e o Botafogo se tranqüilizou de vez com este gol. Mas Cortêz meus amigos... rsrsrsrs... foi o casamento. O casório fez muito bem ao ‘moleque’. E ia ficando cada vez mais difícil para o comentarista explicar o que via em campo.

Era muito simples (vou pedir o emprego dele): assim, ó! O Vasco tem um excelente toque de bola mas hoje, faltava objetividade para levar a redonda à área adversária e o Botafogo, que fora os feras em campo não jogava uma partida tão exuberante assim, aproveitou bem duas chances e firmou-se no placar. Ou então, o homem do microfone poderia ver a vontade dos dois times em campo, e nisto o Botafogo estava insuperável neste primeiro tempo. E o Cortêz? Bem, ele continuou desfilando seu repertório de grandes jogadas, como naquela em que tirou uma bola do Alecsandro na nossa área, aos 37 minutos, com um belíssimo chapéu. Dizer mais o que? 3x0. Como é bom ter laterais e jogar com vontade e disposição. Que belo cruzamento do Lucas e que chutaço do Abreu. O comentarista da TV ficou desesperado.. hehehehe.

E assim foi o primeiro tempo, promessa de que se continuássemos com a mesma vontade, dificilmente o adversário conseguiria reverter o placar na segunda etapa. E esta começou na expectativa de vermos se seria a devolução da goleada ou se o bom time deles iria reagir. O Felipe Menezes é um ótimo jogador mas ao que me parece, é daquele estilo meio fracote nas disputas de bola, algo assim ao estilo (Deus me livre) Lucio ‘sai fora’ Flávio. Cortêz (sempre ele) voltou de novo dando trabalho à defesa adversária e o time também imbuído do mesmo espírito de luta da primeira etapa.

É uma grande pena a má forma do Elkson vez que ficamos sem um jogador preciosíssimo. Se Loco não tivesse sido puxado pela camisa, fatalmente teríamos feito o quarto gol aos 6 minutos. E era engraçado este segundo tempo pois assim como não descuidou da marcação, o nosso time já abrira mão de chegar com aquelas bolas vindas de trás jogadas lá na área, preferindo imitar o adversário e sair mais com toque de bola e jogadas mais armadas. Mas mesmo assim chegávamos, e somente o goleiro deles trabalhava. Bela jogada na bola no travessão aos 16 minutos. O quarto gol? Bem, escolham... 6 minutos com Loco, a bola na trave, a falta cobrada pelo Elkson aos 18 e tome contraataque alvinegro. Cortêz, mais uma vez fantástico, sofreu uma falta normal aos 21 minutos mas cavou muito bem o cartão do bad boy Diego Souza e assim, o atacante adversário acabou "pedindo" sua própria expulsão ao ameba.

Estou escrevendo durante a partida e vou me arriscar a dizer que a vitória alvinega estava garantida já neste momento do jogo. O bobalhão do Felipe, jogo parado com a expulsão, tentou enquadrar Elkon por estar este passando a perna sobre a bola, tentando a pedalada. Mas logo Felipe? Como ele construiu sua carreira? Cortêz acabou saindo machucado nesta jogada mas desconfio de que foi poupado pelo amarelo levado no início. Ponto para o Harry (o Potter... hehehe). Renato continuava maestro, encontrando espaços vazios em campo para desafogar o jogo, marcando como um mestre lá atrás. Cabelo entrou no lugar do Cortêz e deixou seu carimbo (burocracia pura) no jogo. Aos 26 minutos, ensaiava-se um olé e o time não decepcionava no gramado.

Imagens do jogo - Lancenet

Mas como nosso time perdeu um pouco o ritmo, o tal comentarista se aproveitou para novamente enaltecer o adversário. Vá entender. Aos 30 minutos, o treinador colocou o Cidinho no lugar do inoperante Elkson. Já então, nossa vitória não sofria qualquer ameaça tal a forma como o adversário chegava, sem objetividade, sem qualquer jogada mais bem elaborada e o Botafogo ia cozinhando o jogo. Mas assim como quem tem Loco tem tudo, quem tem ‘Cabelo’ sofre. O animal deu um escanteio de graça aos 32 minutos e se não fosse um milagre do Jefferson, naquilo em que ele é especialista, bolas rasteiras, teríamos sofrido o gol. O quarto gol? Loco deixou de fazê-lo na jogada seguinte, aos 33 minutos. Lucas Zen entrou aos 36 minutos para saída do bom Felipe Menezes e eu já vou mandar uma “garrafada” daquelas nordestinas para o Felipe, para que ele não vire o nosso novo molenga.. hehehehehe.

41 minutos e o olé se instalou de vez no gramado. Cidinho fez bem o papel para o qual foi chamado, levando a bola à frente com a categoria que ainda vai encantar o nosso futebol em breve e o time, que hoje jogou como campeão, nos deixou com a impressão de que o galinho freguês vai sofrer de novo. E o comentaristazinho, sem querer se entregar por ter desdenhado do melhor em campo já durante o 2x0 mas vendo que não poderia ir para casa fechado na sua objetividade burra, acabou por declarar que jogando este futebol e melhorando seu toque de bola, o Botafogo tem tudo para se firmar entre os primeiros do campeonato.

No finalzinho, REInato ainda roubou uma bola (marcador) e qual um maestro (homem de criação), a levou até a parte central do campo, a fim de que as opções viáveis ficassem bem colocadas e a jogada viesse a ser melhor resolvida. Herrera foi o premiado e fizemos enfim o quarto gol. Ao final da partida, nosso vingador El Loco deixou sua canelada no repórter (coleguinha do tal comentarista), cortando o que falava provavelmente devido á ganância do jornalista em querer falar com todo mundo.

Valeu, Fogão!!!

_________________________________________________________

- REInato mais uma vez como um bom maestro, e ainda quase perfeito na marcação. De Cortêz, deixo para o Mano falar uma vez que também 'falta lateral' no setor esquerdo da seleção. Continue firme garoto! Não perca o foco pois você é hoje uma imagem rara de um sujeito chamado Marinho Chagas.

- A midiazinha deve estar se acabando de raiva, vez que a TV precisa de um grande na segundona, o time do plano de saúde tomou 'dentro' e o Fogão partiu com tudo para começar a mostrar resultados mais efetivos no campeonato, e está em sexto lugar. Uma arrancada à la 2008 ou 2010 hoje, nos levará bem mais longe do que naqueles outros anos.

- Arrisco dizer que sem aqueles fantasmas do jogo da última quarta, naqueles 2 gols estranhos dos catarinenses, o Botafogo estará com um sistema de marcação praticamente imbatível para a sequência do campeonato.

- É a segunda vez nesta minha longa caminhada alvinegra, que o Fogão surpreende metendo 4 no baca (aquele fruto do mar.. kk) e eu deixo de ir ao estádio. Naqueles 4 de 1984, com aquele golaço do Geraldo dando dois dribles da vaca em sequência, e que fez o Pelé o colocar como seu substituto e levando, com isto, ao fim precoce da carreira daquele jogador, fui fazer outra coisa e fiquei ouvindo gols pelo rádio.

- Queremos agora o velho Lobo Zagallo (Uh!! El Lobo) em todos os jogos dando pontapé inicial. Vá ser sortudo assim lá na China.

Leia aqui como o Botafogo mudou o rumo da história do esporte no Brasil (e do futebol no mundo).
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Imagens Históricas - Por Luiz Fernando do BLOG